Descubra os 5 maiores benefícios de usar gamificação em times de vendas

Os benefícios de usar gamificação em times de vendas são muitos, desde a otimização do desempenho dos colaboradores até a melhora no faturamento mensal da empresa. Para conhecer mais benefícios, acompanhe esse conteúdo.


Em todas as organizações é fundamental investir na motivação dos colaboradores para que todas as metas e objetivos sejam alcançados. Ainda assim, há pessoas que conseguem se automotivar e outras que não, o que é muito comum e acontece com a maior parte dos colaboradores.

Devido a isso, muitas empresas estão buscando novas maneiras de estimular equipes de vendas, desenvolvê-los e alavancar a companhia no mercado a partir destes colaboradores, os quais são bastante essenciais para o negócio visto que são os responsáveis pelo faturamento do mês da organização.

Hoje é possível conhecer mais sobre o benefício de usar gamificação em time de vendas e a importância da motivação para os colaboradores e empresas, então acompanhe o conteúdo.

A motivação dos colaboradores é realmente importante para as empresas?

A motivação dos colaboradores está diretamente ligada aos resultados que a empresa alcança no mercado devido a uma equipe dedicada e envolvida com o propósito do negócio, que se sente parte da companhia sendo alinhada à sua cultura.

Caso essa dinâmica não ocorra na organização, o time se torna desmotivado e o nível de produtividade e desempenho caem, agregando poucos resultados para a empresa.

Agora, quando a equipe de vendas é pautada a respeito da motivação, o assunto se torna mais sério porque são estes colaboradores que se responsabilizam pelas vendas de produtos e serviços da organização, gerando o faturamento mensal.

Portanto, é fundamental que a motivação da equipe, principalmente o time de vendas, se torne foco na companhia, e a gamificação é a ferramenta certa para auxiliar nesse desenvolvimento.

Conheça 5 benefícios de usar a gamificação em times de vendas das empresas

Em 2013, a Cision PR Newswire, líder global em inteligência de mídia, já havia previsto que a gamificação traria grandes vantagens para as empresas, como a maximização do engajamento de colaboradores, o aumento da relevância da organização no mercado e a fidelização de clientes.

No entanto, as vantagens não param por aí. Conheça mais cinco dos principais benefícios que a gamificação consegue agregar para as organizações a seguir.

Benefício #1: otimização do clima organizacional da empresa

O time de vendas reúne colaboradores que são constantemente cobrados por metas e resultados, então já é de conhecimento geral que o ambiente de trabalho dessa equipe não é dos mais leves.

Um ambiente como esse é propício para conflitos entre colaboradores, instabilidade emocional da equipe e problemas de saúde individuais. Então a gamificação chega para estimular um clima organizacional favorável para todos.

Quando as mecânicas de jogos são implementadas no ambiente corporativo, é agregada leveza ao clima de tensão frequente, havendo ainda a possibilidade de apresentar temas divertidos e lúdicos para acalmar os ânimos e desenvolver os colaboradores.

Benefício #2: agrega aos treinamentos corporativos das equipes

A gamificação é bastante usada em treinamentos corporativos que demandam a atenção e engajamento dos colaboradores. 

Quando uma capacitação gamificada é entregue para a equipe, novas técnicas são ensinadas de maneira lúdica e simples, estimulando a retenção do conhecimento, tornando o ensino mais evidente e, por vezes, incentivando a cultura de aprendizagem contínua nos colaboradores.

Soluções corporativas, como a Niduu, trabalham com treinamentos customizados para atender as necessidades individuais de cada empresa, além de outros agregadores que impulsionam os resultados da equipe de vendas.

Então quando a gamificação é implementada nos treinamentos corporativos, os colaboradores conseguem desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais de maneira eficiente e comprovada.

Benefício #3: promove o cooperativismo entre os vendedores

Em muitas equipes de venda, o batimento de metas é o que move o departamento, mas não é assim que deveria ser.

Quando o time está sob pressão, uma competitividade agressiva surge dentro do setor, emergindo conflitos e a desmotivação, comprometendo todo o desempenho dos vendedores.

É imprescindível ressignificar as metas para promover o cooperativismo em vendas e, com a gamificação, surge o crescimento conjunto da equipe, uma cooperação mútua e o desenvolvimento de habilidades de vendas como um time deveria ser.

Benefício #4: ocorre uma melhoria na rotina diária dos colaboradores

O quarto benefício da gamificação diz respeito à promoção de melhorias em relação à rotina diária dos colaboradores, otimizando as etapas de venda, o atendimento ao cliente, e a percepção que cada colaborador tem de sua própria função.

Quando a rotina é organizada e bem definida, as atividades diárias se tornam mais simples e a equipe consegue desempenhar suas funções com maior produtividade e melhores resultados.

Benefício #5: estimula uma comunicação eficiente entre equipe e líderes

Um dos grandes benefícios de usar gamificação em time de vendas é a melhora da comunicação interna na empresa, onde gestores, líderes e colaboradores possuem um canal direto para compartilharem experiências, observações e otimizações no setor.

Com isso, os responsáveis pelo setor conseguem analisar os vendedores e mensurar seus resultados na companhia, entregando feedbacks construtivos para que impulsionem o desempenho no cargo e reforcem o clima de cooperação e respeito na equipe.

Conclusão

Agora é compreendido que a motivação dos colaboradores é fundamental para que as empresas mantenham uma equipe engajada com o propósito e as metas do negócio, além de reunir um time empenhado nos resultados que a companhia obtém do mercado.

Quando a gamificação é implementada na organização, todos os benefícios previamente citados são conquistados e o faturamento mensal da empresa também é alavancado.

Sendo assim, é necessário encontrar uma boa solução em gamificação para atender as necessidades dos colaboradores e agregar à sua empresa a vantagem competitiva que ela precisa para se manter à nível competitivo no mercado.

Com a Niduu, os treinamentos corporativos possuem a gamificação, o microlearning e o mobile learning, então você pode contar com a gente para capacitar os vendedores da sua empresa, acompanhando a evolução deles em cada módulo dos treinamentos.

Agora que você conhece o benefício de usar gamificação em time de vendas, entre em contato conosco para conhecer nossas soluções corporativas e solicitar uma demonstração.

 jovem mulher de negócios sorrindo sentada em um banco ao ar livre, trabalhando em um laptop

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar