Atualmente, ter um líder de força de venda na sua distribuidora é uma ação inteligente para mensurar resultados, supervisionar as equipes e elaborar estratégias.
No entanto, precisamos deixar claro que há diferenças entre ser um líder e ser um gestor de equipes, ok?
Vejamos, entre essas diferenças é o fato de que um gestor foca nos resultados, independente se o trabalho está sendo realizado em conjunto. Por outro lado, o papel do líder é desenvolver projetos em equipe e, dessa forma, aumentar os resultados do negócio.
Dito isto, podemos afirmar que, tendo um líder na sua distribuidora, os seus colaboradores estarão mais engajados com o processo de alcançar objetivos e metas da empresa, visto que a liderança sabe valorizar e guiar as equipes.
Portanto, se você busca por um líder de força de venda para a sua distribuidora, conheça mais sobre as funções e como fazer uma contratação sem erros a seguir!
Qual a Função do Líder de Força de Venda?
Bom, sabendo que o líder é um colaborador importante para elevar o nível da equipe de vendas da sua distribuidora, as funções vão além de motivar, acompanhe:
- Analisar e definir estratégias de venda que trarão resultados a curto, médio e longo prazo.
- Acompanhar a tendência do mercado e a concorrência.
- Estar ciente da macroeconomia e microeconomia atual.
- Determinar as responsabilidades e tarefas dos colaboradores da equipe.
- Atuar como coaching, guiando e engajando cada colaborador em suas funções.
- Levar informações atualizadas do negócio à equipe, tanto do cenário interno quanto do externo da distribuidora.
- Reforçar a Cultura Organizacional da empresa, se certificando que a equipe está alinhada com as necessidades do negócio.
- Mensurar o desempenho e resultados da equipe.
Com as funções sendo desempenhadas com maestria, muitos benefícios surgem para a sua companhia.
Benefícios de um Líder de Força de Venda para Distribuidoras
Quando há um colaborador que atua como o líder de força de venda da sua empresa, tenha certeza que, focando na gestão de pessoas e processos em equipe, você poderá presenciar os seguintes resultados:
- A motivação no trabalho aumenta e os integrantes do time de vendas estarão engajados com suas tarefas, alcançando melhores métricas para o negócio.
- A ética profissional se faz presente, principalmente pelo motivo de que cada colaborador estará sendo valorizado, ouvido e respeitado dentro da empresa.
- A Cultura Organizacional não estará apenas no papel, mas na atitude dos membros da companhia, os quais estarão satisfeitos com os seus cargos.
- A distribuidora estará em constante crescimento no mercado, uma vez que os processos internos e externos de vendas estarão caminhando como deveriam para alcançar os objetivos e conquistar maior espaço na área de atuação.
- A equipe e o líder de força de venda estarão preparados para trazer resultados positivos para a empresa ao mensurar os indicadores, buscando por brechas no desempenho e realizando melhorias.
- A comunicação entre a equipe e o líder será simplificada, visto que o colaborador que integra a função de liderança deve ter uma comunicação aberta com sua equipe, incentivando um ambiente de trabalho saudável.
- As estratégias de venda serão determinadas sem erros, visto que é possível observar e analisar a forma que o mercado e a sociedade se comporta, sabendo exatamente como entregar a mercadoria ao público.
Agora, sabendo das funções e benefícios citados acima, fica claro enxergar a vantagem de ter um líder de força de venda na sua distribuidora, certo?
Características de um Líder de Força de Venda e Como Contratá-lo
Contratar um líder de força de venda nem sempre é tarefa simples, já que é preciso se atentar às soft skills de cada candidato, que nada mais são do que os traços de personalidade da pessoa, suas qualidades e atributos.
Sendo assim, diferente das hard skills, que são conquistados por meio de processos de aprendizagem e experiência, as soft skills são mais difíceis de serem adicionadas ao currículo, já são características que, na maioria dos casos, nascem com o candidato.
Logo, estes atributos que são naturais envolvem as 10 características abaixo.
1. Ser Empático
Ser um líder de força de venda empático significa, também, reconhecer os limites pessoais de seus colaboradores, os respeitando. Isso significa que um bom líder não é invasivo em questões privadas de cada integrante da equipe.
Inclusive, o colaborador que assume a liderança deve saber suprir as expectativas dos colaboradores para manter um ambiente de trabalho produtivo.
2. Ter uma Boa Comunicação Interpessoal
Uma das características mais importantes de um bom líder é saber estabelecer uma comunicação interpessoal de qualidade e que incentive a confiança.
Com isso, a cultura de saber dar e receber feedbacks é reforçada, havendo a possibilidade de descobrir questões que podem e devem ser aperfeiçoadas na sua distribuidora, independente se for processos externos ou insatisfações da equipe.
Essa característica é capaz de alinhar os colaboradores com a empresa, trazendo maiores resultados positivos para o negócio.
3. Saber Reconhecer e Valorizar Méritos
Para manter a satisfação das equipes, ter um líder que saiba reconhecer e valorizar os méritos é necessário. Ao elogiar o colaborador e expor sua conquista, ele se sente, automaticamente, um integrante indispensável para o time que ele integra.
Dessa forma, este membro se torna motivado a continuar entregando um trabalho de qualidade.
4. Conseguir Tomar Decisões
Além de conseguir tomar decisões, um bom líder é conhecido como o colaborador que sabe resolver questões complexas. Portanto, é importante que a pessoa que está na liderança saiba tomar as decisões certas para sua distribuidora.
Inclusive, a inovação nos negócios e a coragem de entrar em novos desafios para o crescimento da empresa é uma característica que define líderes de sucesso.
5. Incentivar a Inteligência Coletiva
Saber reconhecer os seus próprios limites também é importante para o líder, independente das situações que apareçam na empresa. Os líderes são pessoas comuns e que também cometem equívocos, não ter conhecimento de tudo é humano.
Se este for o caso, você perceberá que o líder, apesar de ter se deparado com um limite pessoal, tomará a decisão de utilizar da inteligência coletiva de colaboradores da sua equipe para traçar soluções em conjunto.
6. Ser Humilde
Bons líderes sabem pedir ajuda quando precisam, até porque esse colaborador também faz parte da equipe e o trabalho é realizado como um time.
Até porque, uma vez que o líder sabe reconhecer sua vulnerabilidade e busca por auxílio, é possível se desenvolver profissionalmente.
7. Ser o Exemplo
A pessoa que integra o papel da liderança do time de vendas deve ter consciência de que será o exemplo para a equipe.
Portanto, é fundamental que este colaborador seja pontual com suas responsabilidades, demonstrando um bom comportamento na distribuidora e se tornando a imagem de destaque entre seus liderados, uma inspiração.
8. Se Manter Atualizado
Estar ciente do andamento do mercado em que atua, como as tendências e mudanças, é imprescindível para o colaborador que tem, como sua função, a liderança.
Com isso é possível determinar ações de inovação e outras medidas de crescimento para a empresa.
9. Assumir Responsabilidades
Assumir as responsabilidades da função, como ser o exemplo da equipe e uma pessoa que tenha ética profissional, é a atitude esperada de um líder de força de venda.
É importante estar a frente das questões da sua equipe comercial e guiar quem precisa, abrindo novos caminhos para a dificuldade que os membros do time possam enfrentar.
10. Ser Proativo
De nada adiante ter um líder que apenas observa os processos acontecerem. Ser líder é mais que isso, é estimular a equipe, focar na experiência dos colaboradores para que, então, resultados sejam gerados.
O primeiro passo é do líder, e ele traz a sua equipe junto dele. Portanto, é importante ser proativo em seu papel.
Desenvolvendo um Líder de Sucesso
Por mais que as características acima sejam parte das soft skills, qualidades que nascem com as pessoas, é possível às desenvolver com empenho e dedicação. Isso pode ocorrer através de estudos, treinamentos ou, até mesmo, na prática.
Inclusive, existe um curso de liderança que a própria Niduu, empresa de educação corporativa, oferece. Tal treinamento foi criado com o intuito de engajar o seu colaborador e o transformar no líder que a sua distribuidora merece!
Para conhecer mais sobre este aperfeiçoamento profissional, clique aqui e entre em contato com a Niduu.
O treinamento é feito de forma totalmente online, ou seja, o seu colaborador pode optar pelo melhor horário para se desenvolver, assim como podendo escolher o lugar que se sente mais confortável, não há uma regra!
Aproveite este treinamento e prepare o seu colaborador para ser um líder de força de venda de alto nível!
5 Métricas para Gerenciamento de Equipes Comerciais
Para o líder de força de venda conseguir fazer uma análise completa do desempenho da sua equipe comercial, será necessário mensurar acompanhar as 5 métricas abaixo, veja.
1. Ticket Médio
O Ticket médio, como você já deve saber, é o valor financeiro que cada vendedor consegue gerar para a empresa quando há fechamento de acordos. Com esse indicador, é possível, também, determinar o estilo de venda que cada colaborador segue.
O cálculo é feito da seguinte forma: dividir a receita do vendedor pelo número de negócios fechados, apenas.
Aqui, o líder deve estabelecer uma meta que deve ser alcançada, podendo ser quinzenal ou, preferencialmente, mensal.
2. Abertura de Clientes
A abertura de clientes é criação de oportunidade para uma nova venda.
As vendas costumam ser divididas em etapas, sendo respectivamente:
- Prospecção de clientes.
- Atração de clientes.
- Conversão de vendas.
Sabendo disso, há a determinação da quantidade de consumidores por vendedor, analisando de forma individual cada etapa. Com isso, é possível identificar em qual etapa pode estar havendo dificuldades de venda e entrar com soluções.
3. CAC, LTV E ROI
O Custo de Aquisição por Cliente (CAC), o Life Time Value (LTV) e o Retorno Sob Investimento (ROI) são métricas que devem ser analisadas todo final de mês para saber se as estratégias adotadas para vendas estão sendo assertivas.
Confira o significado de cada uma:
- O CAC é o valor que a sua distribuidora investe para alcançar o cliente.
- O LTV é o gasto que o cliente gera durante o período que ele mantém contato com a distribuidora.
- O ROI é, em suma, o retorno financeiro que há sobre os investimentos realizados para fechamento de vendas.
4. Tempo Médio de Venda
Para saber como aperfeiçoar o contato dos vendedores com os clientes, é analisado o tempo médio de venda, que nada mais é do que o tempo gasto pelos colaboradores para fazer o fechamento de um acordo.
Logo, fazendo as devidas melhorias, as equipes realizarão vendas em menos tempo.
5. Taxa de Conversão
Essa é uma métrica capaz de calcular a taxa de conversão individual dos vendedores, principalmente quando é observado junto às etapas de venda.
O cálculo é feito da seguinte forma: número total de clientes de cada colaborador multiplicado pelo número de vendas concretizadas, isso dividido por 100.
Sabendo destas métricas, dá chance ao líder de força de venda de criar estratégias certeiras para sua distribuidora.
3 Estratégias de Líder para Vender Mais
A seguir estarão 3 estratégias de líder de força de venda para sua distribuidora lucrar mais, veja!
1. Criar Promoções
Quando há alguma celebração que favoreça os seus negócios, como Carnaval ou Ano-Novo, é indicado que o líder da força de venda prepare os colaboradores da equipe para realizar acordos que resultem em mais lucros para o negócio.
Isso pode ser feito ao fornecer promoções e descontos por meio de negociações para que, a partir de então, o acordo se faça benéfico tanto para o cliente quanto para a sua empresa.
Para a equipe, o conhecimento de poder de negociação se faz preciso, assim como conhecer todas as mercadorias da sua distribuidora e ter ciência do limite de descontos que podem ser aplicados, evitando que haja prejuízos financeiros.
2. Ter Vendedores Externos
Vendedores externos são colaboradores essenciais de distribuidoras que querem atingir diretamente o cliente em potencial, realizando mais fechamento de negócios e fidelizando o consumidor.
Tais vendedores terão um horário agendado pela equipe de vendas internas com o cliente para que a apresentação dos produtos e definição de valores sejam discutidos, assim como a assinatura do contrato em caso do negócio ser assertivo.
3. Investir em Treinamento
O líder é responsável por definir se a sua equipe necessita realizar treinamentos para desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas competências por meio da análise de métricas, também conhecido como indicadores de desempenho, os quais foram citados acima.
Logo, o treinamento para vendedores é um investimento capaz de, além de melhorar as vendas da sua distribuidora, capacita os seus colaboradores a estarem de acordo com as necessidades do seu negócio por meio do conhecimento.
Lembrando que quaisquer investimentos que são realizados em profissionais de empresas, é uma forma de motivação e reconhecimento para eles, os incentivando a se envolverem mais com os objetivos da sua companhia.
Portanto, um líder de força de venda se faz necessário em qualquer empresa, principalmente em distribuidoras. Se você quer saber como capacitar o seu gestor para se tornar um líder de alto nível, basta entrar em contato com a Niduu.