Motivação de Colaboradores na Pandemia: como cuidar da operação de empresas de serviços essenciais

Em tempos de alarme, como o que estamos passando, o absenteísmo nas empresas pode ser um problema grave na operação de serviços essenciais como farmácias, hospitais, supermercados, redes de abastecimento etc, que precisam continuar funcionando normalmente para garantir o abastecimento da população.

Nesse cenário, as lideranças dessas empresas enfrentam um desafio: Como fazer o colaborador entender que precisa continuar trabalhando, quando a recomendação de manter o isolamento social é repetida continuamente em veículos de mídia e redes sociais?

Nesse momento de incertezas sobre a sua própria saúde e de seus familiares, pode se tornar comum que os colaboradores passem a faltar com o receio da contaminação, seja  no transporte ou mesmo no ambiente de trabalho. 

Especialistas têm recomendado o isolamento social como estratégia para impedir o avanço descontrolado do número de casos da COVID-19. No entanto, serviços essenciais precisarão continuar operando para garantir abastecimento a todos.

Por isso, estas empresas precisam procurar meios de garantir a saúde de seus colaboradores, que precisam continuar desempenhando suas funções, além de fazê-los entender que a empresa tem se esforçado para manter a saúde da equipe, tranquilizando a todos sobre o enfrentamento da situação.

Coronavírus trabalho

Criando um ambiente mais seguro para o colaboradores na pandemia

Para que o colaborador tenha também sua saúde psicológica preservada, tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor é um bom caminho para garantir isso. Passar essa segurança é essencial tanto para os clientes, como para os que continuam trabalhando

Uma vez que entendemos como este colaborador está se sentindo, é preciso começar a tomar algumas medidas para promover sua saúde e o seu bem estar dentro da empresa, mesmo mantendo o alerta sobre os riscos de contaminação.

É papel da empresa estimular a mudança de alguns hábitos e oferecer os recursos necessários para isso, assim será possível manter a continuidade das operações com pessoas conscientes do papel que estão desempenhando.

Medidas de prevenção para adotar na sua empresa

É preciso ainda se preocupar com as pessoas que estão frequentando o ambiente. Com relação aos clientes é difícil ter algum controle, mas duas medidas podem tornar a empresa um ambiente em que a proliferação do coronavírus é combatida.

  • A primeira medida sugerida é o afastamento dos colaboradores que fazem parte do grupo de risco, são pessoas que se afetadas pela COVID-19 podem correr mais risco por conta de algumas condições, como idade, neste grupo incluem-se os idosos acima de 60 anos, ou doenças crônicas, diabéticos, hipertensos e asmáticos estão neste grupo;
  • Um segundo ponto importante é a liberação dos colaboradores que apresentem sintomas, como tosse e febre, sendo essa uma medida preventiva essencial para reduzir as chances de contaminação no ambiente e contágio entre os colaboradores da equipe.


Medidas de Segurança contra o COVID-19

Após essas medidas é hora de se preocupar com a segurança de quem permanece frequentando o ambiente da loja e da empresa.

Pensando nisso, aqui vão três pontos básicos para começar a criar um ambiente onde o colaborador se sinta mais confortável para continuar desempenhando suas funções em meio ao cenário que estamos enfrentando:

1. Promoção da higiene e limpeza do ambiente

Infelizmente, manter o ambiente 100% livre do vírus não é uma realidade, mas redobrar os cuidados com a limpeza do ambiente pode garantir a saúde dos seus colaboradores.

A contaminação de superfícies é uma das principais formas de propagação do novo coronavírus, por isso, a limpeza de mesas, balcões e estações de trabalho com desinfetante, ou álcool, precisa ser feita com maior frequência.

Uma dica seria inserir a limpeza dessas superfícies como ritual a ser realizado após cada atendimento, desinfectando as superfícies para a segurança do atendente e até mesmo dos próximos clientes a serem recebidos.

Se preocupe em deixar o material de limpeza disponível para que todos consigam agir para promoção da higiene do ambiente.

Alguns itens que podem ajudar bastante: álcool em gel para higiene contínua das mãos; lenços de papel para o caso de espirros e tosse; álcool 70% para limpeza de superfícies como maçanetas e outros materiais externos, que possam ter sido contaminados etc.

2. Comunicação

Os colaboradores entendem que as atividades da empresa precisam continuar mesmo com a recomendação da quarentena.

No entanto, é preciso deixar claro que a empresa entende o sentimento pelo qual eles estão passando ao se expor saindo de suas casas, mas também está buscando a melhor maneira de continuar promovendo a segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Tornar as pessoas engajadas nesse movimento pela saúde é um desafio, e a comunicação de maneira institucional pode contribuir para construção da ideia de que no ambiente da empresa a luta contra a proliferação do coronavírus continua.

Por isso, invista em comunicar todas as equipes de maneira clara sobre a medidas adotadas pela empresa e também sobre os novos hábitos que precisam fazer parte da rotina de trabalho no ambiente.

3.Conscientização é a chave!

No momento, repensar alguns comportamentos corriqueiros, a princípio vistos como simples, pode ser nossa maior arma para barrar a velocidade do contágio. Mas para que a mudança de comportamento seja eficiente, todos devem participar.

Conscientizar as pessoas sobre o cenário e quais ações precisam ser adotadas por todos faz também parte da construção de uma postura consciente na empresa em relação a pandemia.

Comportamentos que precisam ser incentivados

Alcool em gel trabalho coronavírus

  • Lavar as mãos com mais frequência;
  • Cobrir boca e nariz ao espirrar, usando lenço descartável ou a parte interna do cotovelo, nunca as mãos;
  • Deixar de levar as mãos ao rosto, principalmente na região da boca e nariz;
  • Deixar de cumprimentar as pessoas com apertos de mão e abraços;
  • Manter distância de 1 metro ou mais ao interagir com as pessoas, ou mesmo em filas etc.

Estes são comportamentos que contribuem para a prevenção de todos, mas que com certeza é um desafio torná-los hábitos. Então, promova alguma campanha de conscientização, seja distribuindo cartazes pela empresa ou mesmo comunicando-se com  todos os setores.

Utilize as redes sociais a seu favor, uma dica seria a divulgação da lista de comportamentos acima nos grupos de WhatsApp dos colaboradores, por exemplo.

A Niduu tem conversado com vários gestores sobre como enfrentar este momento, mantendo a saúde da equipe e da empresa, então espero ter contribuído com essas dicas. 

Entendemos que ajudar as empresas e seus colaboradores neste momento é essencial para promover o bem estar de todos.

Por isso, criamos uma campanha para conscientização de colaboradores chamada Game Over no Corona, você pode distribuir conteúdo sobre a prevenção do vírus através da nossa plataforma gratuitamente e assim todos participam de um movimento nacional que já engajou mais de 1000 pessoas. Para trazer sua equipe para a campanha, acesse o link aqui.

Espero que tenha gostado do artigo com as dicas para promover comportamentos que contribuem para a prevenção de todos os clientes e colaboradores na pandemia. Compartilhe esse artigo e dissemine conhecimento com a Niduu!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar