Programa de treinamento personalizado: como construir o seu?

O programa de treinamento personalizado deve ser elaborado cuidadosamente e implementado com eficiência para atingir o máximo potencial de seus colaboradores. Quer saber como prepará-lo para sua organização? Então acompanhe este conteúdo.


Diversos benefícios são conquistados por meio de um bom programa de treinamento personalizado, tanto para as organizações quanto para seus colaboradores. Empresas que realizam sua implementação impulsiona a satisfação dos talentos, conquistam o mercado e mantém o posicionamento de um negócio próspero.

No entanto, vale ressaltarmos que os programas de treinamentos corporativos não possuem um modelo único para todas as companhias e profissionais. 

Com o avanço tecnológico, novas abordagens surgiram para atender as necessidades dos colaboradores, permitindo que os programas de treinamento se tornassem personalizáveis, o que otimizou a experiência de seus participantes e tornou a aprendizagem mais eficiente.

Quer saber como elaborar um programa de treinamento personalizado na sua organização e como implementá-lo com sucesso? Aqui estão algumas sugestões para você começar.

Sugestão #1: reaproveitar materiais e conteúdos de treinamentos passados

É comum haver bons materiais e conteúdos de treinamentos passados que possam ser facilmente utilizados no programa de treinamento personalizado atual, basta revisá-los e reorganizá-los para as necessidades dos colaboradores.

Logo, é importante responder às seguintes perguntas para saber quais são os materiais e conteúdos que podem ser reaproveitados, veja:

  • Quais são as lacunas de habilidades que os talentos precisam preencher?
  • É necessário incorporar estudos de casos nas capacitações?
  • Como os materiais podem ser diversificados para atender as necessidades e preferências de ensino de cada colaborador?

Com essas perguntas respondidas, levante outras questões que são relevantes analisar no momento de reaproveitar os materiais e conteúdos de treinamentos passados e saiba como adaptá-los ao programa de treinamento atual, dessa maneira torna-se possível atingir bons resultados em sua reutilização.

Sugestão #2: disponibilizar abordagens de aprendizagem flexíveis

Lembre-se: permitir que os talentos aprendam em seu próprio ritmo impulsiona sua experiência de ensino e o seu envolvimento com o programa de treinamento personalizado.

Ainda vale ressaltar que permitir que os colaboradores realizem os módulos de ensino durante a sua jornada de trabalho também melhora a sua atenção ao ensino e tornando-os mais propensos a continuarem o programa de treinamento. 

Esses são os principais motivos de organizações escolherem por uma aprendizagem sob demanda e híbrida, como é o caso do blended learning, uma combinação de capacitação presencial e remota capaz de tornar a aprendizagem mais eficiente e envolvente aos participantes.

As perguntas que devem ser respondidas em relação às abordagens de aprendizagem flexíveis são:

  • Existem módulos de ensino e lições que precisam ser condensados?
  • Quais são as avaliações e atividades mais adequadas de serem realizadas presencialmente? E remotamente?
  • Quais são as avaliações e atividades de aprendizagem que fornecem os melhores resultados aos alunos?

Dessa maneira, os responsáveis por elaborar o programa de treinamento personalizado conseguem estipular quais são as melhores abordagens de aprendizagem flexíveis aos talentos da organização.

Sugestão #3: personalizar os módulos de ensino 

Já é sabido que as pessoas retêm informações de formas diferentes, podendo ser por lógica, forma verbal, visual, ou outras opções. Logo, vê-se a necessidade de respeitar as preferências de cada talento com o intuito de tornar o programa de treinamento eficiente.

Sendo assim, é preciso que os módulos sejam ajustados conforme o conhecimento do talento e da maneira que melhor aprende, além de implementar técnicas que aumentam o seu engajamento. 

Na gamificação, por exemplo, as mecânicas de jogos são adicionadas aos treinamentos para garantir o engajamento dos colaboradores, como é o caso do sistema de pontuação e premiações e recompensas para os mais bem colocados.

Essas premiações e recompensas são estipuladas segundo o perfil comportamental de cada indivíduo, o que pode ser levantado por meio de um teste simples ou dos Arquétipos de Bartle.

Algumas maneiras de personalizar os módulos de ensino incluem:

  • Configurar o programa em diversos formatos para acomodar o estilo de aprendizagem de cada talento;
  • Disponibilizar uma biblioteca virtual com diversos materiais complementares e recursos visuais para agregar mais conhecimento aos colaboradores;
  • Incorporar oportunidades práticas para que os indivíduos coloquem o que aprenderam em ação, como aprendizagem experimental e conceitos gerais.

Com isso, os módulos de ensino são personalizados e o programa de treinamento torna-se mais atrativo e envolvente para todos os colaboradores da organização.

Sugestão #4: elaborar o plano de implementação do programa

Uma vez que chega o momento de entregar os conteúdos e materiais do programa de treinamento personalizado dos colaboradores, também chega o momento de elaborar o plano de implementação.

Nesta quarta sugestão, as perguntas que devem ser respondidas para implementar o programa na organização são as seguintes:

  • O programa e os módulos de aprendizagem estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana?
  • O programa possui sessões de treinamento com tempo limite de serem concluídas?
  • Os módulos de aprendizagem são monitorados?

Com as perguntas respondidas com antecedência, torna-se possível estipular se o treinamento deve, por exemplo, uma solução baseada em nuvem, além de permitir compreender quais são os sistemas de suporte para que haja eficiência em sua implementação.

Porém não para por aí. Também é preciso fazer testes com o programa antes de realmente lançá-lo na organização. É fundamental considerar quais são os desafios de aprendizagem e quais são as suas soluções, além das estratégias de ensino para o seu sucesso.

Planilha de levantamento de necessidades treinamento corporativo gamificado

Sugestão #5: garantir o engajamento dos colaboradores e o sucesso do treinamento

Uma vez que o programa de treinamento personalizado está implementado, ótimo! Mas quais são os sistemas e incentivos implementados que garantem o engajamento dos colaboradores? 

Existem soluções especializadas em treinamentos corporativos personalizáveis com o benefício da gamificação, como é o caso da Niduu. Com essa solução, o programa é elaborado para garantir a eficiência da aprendizagem dos colaboradores e os melhores resultados para sua organização.

Agora, se você estiver se perguntando como monitorar o engajamento e o sucesso, o que também é imprescindível para as empresas, saiba que a Niduu permite que a evolução dos participantes seja analisada em tempo real.

No mais, outras soluções incluem, por exemplo, o modelo de Kirkpatrick, o modelo Phillips ROI e as avaliações somativas e formativas, as quais podem ser vistas aqui.

Conclusão

Como você pode ver, as cinco sugestões acima são essenciais para elaborar e implementar um programa de treinamento personalizado eficiente. Logo, não perca tempo e entre em contato com a Niduu para atender as necessidades de capacitação da sua organização e de seus colaboradores.

Com a Niduu você alcança e desenvolve colaboradores do operacional ao estratégico, a qualquer hora e lugar.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar