Feedback híbrido: quais os benefícios e como aplicar na sua empresa

O feedback continua sendo uma das práticas empresariais mais importantes para atingir bons resultados no negócio. Porém, como realizá-lo em um contexto de trabalho híbrido? É o que veremos neste conteúdo.


Nas reuniões virtuais, torna-se comum precisar conversar com a liderança corporativa ou com os demais membros da equipe, mas não conseguir desprender tempo para a troca de feedback por necessitar participar de outras reuniões e focar no trabalho.

E agora que alguns talentos estão retornando suas atividades presenciais, essa dificuldade apenas aumentou pela necessidade de elaborar novas maneiras de realizar um feedback que atenda tanto os trabalhadores presenciais quanto os que continuam à distância.

Por conta disso, surge o feedback híbrido. Porém, como colocá-lo em prática na sua organização se é preciso focar nas equipes presenciais e remotas simultaneamente?

Para isso, algumas mudanças foram implementadas para atender ambos modelos de trabalho, acompanhe.

Quais são as mudanças nas organizações com o feedback híbrido?

Hoje, existem quatro mudanças essenciais para que o feedback seja colocado em prática de maneira híbrida no modelo de trabalho atual e obtenha resultados positivos para os colaboradores e empresa.

Essas mudanças são referentes à visibilidade do talento e suas interações informais, assim como ao trabalho em diferentes contextos e ao tempo reduzido para reuniões das equipes.

Para conhecer mais sobre cada mudança, veja os tópicos a seguir.

Mudança #1: análise de desempenho por KPIs

Ainda é bastante comum que os gestores e a liderança corporativa acreditem que o feedback é dado a partir da observação dos talentos. Sendo assim, há quem se questione sobre a eficiência de um feedback dado à distância.

Primeiramente, é necessário compreender que ter contato direto com os talentos e analisá-los em seu trabalho presencial dá a falsa sensação de controle, resultando em um viés inconsciente que reforça a ideia de ser fundamental observá-los pessoalmente para elaborar um feedback eficaz.

Porém, como então é possível saber que os talentos estão desempenhando suas funções da maneira devida?

O foco do feedback híbrido é analisar o processo, o progresso e os resultados de cada colaborador na organização, os comparando ao tempo gasto no home office para realizá-los.

Essa avaliação é facilmente realizada por meio de indicadores de desempenho previamente selecionados, os quais devem fazer sentido para cada cargo do negócio.

Mudança #2: interações menos espontâneas e mais intencionais

Apesar da pandemia de Covid-19 ser controlada apenas recentemente, muitas pessoas ainda relatam que sentem uma lacuna significativa em suas relações interpessoais.

Antes, era comum encontrar colegas de trabalho ou demais colaboradores na organização por coincidência, entregando um feedback espontâneo.

No entanto, hoje, a dificuldade de encontrar talentos da organização sem um agendamento prévio e entregar esse feedback natural diminuem.

Para aqueles que voltam ao trabalho presencial, essa prática retorna normalmente, mas aqueles que continuam à distância convivem com essa lacuna de interações. 

Então como contornar essa situação e conseguir compartilhar informações importantes com os colaboradores ou coletar apontamentos importantes deles? Confira algumas dicas:

  • Após finalizar uma reunião com a equipe, é recomendado que a liderança corporativa continue na videochamada caso algum membro busque seu feedback;
  • Disponibilize horários da sua jornada de trabalho caso haja pessoas que precisem conversar com você;
  • Informe aos colaboradores que necessitam de um feedback, antes ou depois das reuniões, que gostaria de conversar com eles sobre alguns pontos importantes de seus trabalhos.

É importante ser intencional em relação ao feedback e elaborar uma estrutura exemplar de como coletá-los e entregá-los. Mas lembre-se: os apontamentos construtivos devem ser realizados individualmente enquanto os positivos podem ser compartilhados com os demais. 

Mudança #3: o feedback 2+2 parece uma boa ideia

O feedback híbrido é novidade em grande parte das organizações, então é essencial que a liderança corporativa introduza práticas que funcionem igualmente bem de maneira pessoal e virtual.

Uma das práticas que proporciona bons resultados em feedback para ambas modalidades é o intitulado “Feedback 2+2”, pautado pelo especialista em talentos Marc Effron.

Essa prática é estruturada para compartilhar informações importantes com os colaboradores da empresa de maneira individual dentro do prazo de 15 minutos, independentemente se trabalham presencial ou à distância.

Mudança #4: reuniões de equipe focadas no trabalho

Sim, nós sabemos que o feedback em equipe aumenta o desempenho de seus membros. Porém, as reuniões são mais focadas, curtas e desprovidas de interações informais atualmente, principalmente para aqueles que continuam trabalhando em modelo home office.

E como mudar essa realidade para voltar a aumentar o desempenho dos talentos?

A recomendação para a liderança corporativa é o estabelecimento de rotinas que pautam o avanço do time às metas da organização. 

O guru de liderança, Keith Ferrazzi, sugere um exercício saudável de crítica e melhoria do trabalho de cada colaborador. 

Por exemplo, na Pixar, os membros colocam em prática o “plussing”, conversando sobre os bons resultados atingidos no negócio e o que pode ser adicionado na rotina de trabalho para otimizá-los ainda mais.

Planilha de avaliação de treinamentos Niduu

Mas por que o feedback híbrido é importante para talentos e liderança corporativa?

O feedback é bastante utilizado para alinhar os colaboradores com as necessidades, demandas e metas da organização. Ele aparece em diversas situações, mas principalmente em:

A implementação da cultura de feedback é aconselhável em todas as organizações para que os colaboradores se mantenham sempre alinhados com o negócio. Assim como também serve para alinhar as expectativas e apontamentos desses talentos para com a empresa.

Conclusão

As mudanças e dicas citadas neste conteúdo fomentam um feedback justo, igualitário e eficiente para as equipes presenciais e home office.

Por meio dele, o desempenho dos talentos aumenta, assim como o maior alinhamento entre as partes envolvidas no compartilhamento de informações e apontamentos relevantes sobre os cargos.

Se a sua organização ainda vivencia dificuldades na entrega e coleta de feedbacks por haver equipes presenciais e remotas no negócio, o treinamento para liderança corporativa focada em feedback híbrido é uma excelente opção.

Para isso, basta entrar em contato com a Niduu, uma especialista em capacitações corporativas, apresentar suas necessidades de treinamento e colocá-lo em ação.

Entre em contato com a Niduu, especialista em capacitações corporativas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar