Ao implementar um treinamento corporativo com gamificação na sua empresa, os colaboradores se tornam mais participativos, engajados e comprometidos com as trilhas de conhecimento, desenvolvendo suas habilidades técnicas e comportamentais para agregar melhores resultados para a sua companhia!
Ainda hoje, muitas organizações enfrentam grandes desafios no momento de engajar os colaboradores durante os treinamentos empresariais. Porém, com as técnicas de gamificação, as atividades corporativas e as capacitações se tornam mais cativantes e motivadoras para as equipes.
Por meio de um objetivo claro, princípios de jogos, desafios e atividades empolgantes, os colaboradores se entretêm com a aprendizagem e, segundo pesquisa da Talent LMS, 83% destes se sentem preparados para embarcar no treinamento e finalizá-lo com excelência, diferente de momentos em que a gamificação não é presente, onde esse número reduz para 30%.
Então sabendo que um treinamento corporativo com gamificação agrega resultados reais para sua empresa, vamos falar um pouco mais sobre ele? Acompanhe o conteúdo a seguir.
O que é um treinamento corporativo com gamificação?
Primeiramente, os treinamentos corporativos servem para desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores para que desempenhem suas atividades de cargo com maior excelência, levando melhores resultados para a companhia.
Agora, sobre a gamificação, ela é um conjunto de técnicas e estratégias usadas para entreter os participantes de jogos. Uma vez que essas mecânicas são implementadas em um treinamento corporativo, torna-se possível engajar os colaboradores na capacitação e ampliar seu foco em diversas atividades.
Um treinamento corporativo com gamificação torna a evolução dos talentos na aprendizagem mais eficiente e rápida, driblando a curva do esquecimento e fazendo com que cada participante retenha o conhecimento para ser aplicado em seu dia a dia.
No entanto, vale ressaltarmos que apesar de estarmos abordando a gamificação alinhada a capacitação de colaboradores, ela também pode ser usada de outras maneiras, confira:
- Competições de vendas;
- Ranqueamento de pontuações com as melhores performances;
- Recompensas e premiações após batimento de metas.
Mas como a gamificação é capaz de impulsionar a motivação dos colaboradores?
As mecânicas da gamificação são um grande motivador para os colaboradores participarem das capacitações corporativas porque os cativa, principalmente pelo fator de haver premiações e recompensas surpresas ao final do aprendizado.
Ainda assim, é importante lembrar que a existe dois tipos de motivações ligadas à gamificação, sendo elas a intrínseca e a extrínseca:
- Motivação intrínseca: essa motivação é genuína, não havendo a necessidade de entregar um incentivo ou uma consequência para a pessoa participar do treinamento, mas que o colaborador quer realizá-lo por satisfação própria;
- Motivação extrínseca: a motivação é dada por meio de um fator externo que demanda que a capacitação seja realizada, podendo ser feita através de uma recompensa, como reconhecimento social ou bens materiais.
Inclusive, se a sua companhia vivencia apenas a motivação extrínseca, saiba que ela pode ser transformada em intrínseca uma vez que a cultura de feedback é implementada no negócio, entregando resoluções construtivas a respeito das performances dos colaboradores e promovendo uma cultura de aprendizagem contínua.
Por outro lado, se os colaboradores já tiverem a motivação intrínseca bem estabelecida, é o momento de investir em trilhas de aprendizagem divertidas, interessantes e prazerosas, fazendo com que encontrem seus próprios motivos para realizarem a capacitação.
Por fim, essas duas motivações devem ser utilizadas de maneira saudável para influenciar o colaborador positivamente no treinamento corporativo com gamificação e, por meio disso, conquistar bons resultados para o negócio.
Os 3 princípios da gamificação implementadas no treinamento corporativo
A gamificação carrega diversos princípios que cativam e engajam os colaboradores, mas no geral, existem os três principais que são capazes de impulsionar a experiência dos participantes na aprendizagem. Acompanhe a seguir para conhecê-los.
Princípios #1: orientação ao objetivo
Um dos grandes princípios da gamificação são elementos como o ranqueamento de performance, pontos, missões e desafios aos colaboradores, o que torna os objetivos mais claros e serve como um incentivo para se sentirem engajados nos módulos da capacitação.
Além disso, entregando a possibilidade dos talentos acompanharem seu progresso e a classificação de outros participantes, torna a motivação e comprometimento com os resultados mais intenso, realmente desenvolvendo o colaborador.
Princípios #2: jornada do jogador
A jornada do jogador são as etapas que ele deve passar para atingir o objetivo e está inteiramente ligada à sua experiência dos talentos na gamificação. Essa jornada é dividida em quatro fases:
- Descoberta: quando o colaborador recebe a notícia de que o haverá o treinamento corporativo com gamificação;
- Integração: momento que a pessoa toma conhecimento das regras e características da capacitação gamificada, estabelecendo o primeiro contato com o treinamento e seus primeiros estímulos aqui. Essa é a etapa em que o colaborador decide se pode ter uma boa experiência na capacitação ou se desistirá dela, então invista nessa etapa de integração;
- Construção e evolução: o talento começa a criar uma rotina de aprendizagem, completando os módulos de conhecimento e aumentando sua colocação no ranqueamento de pontos para que, futuramente, conquiste os possíveis prêmios e recompensas do treinamento gamificado;
- Premiação e recompensa: cumprindo o propósito do treinamento gamificado, as premiações e recompensas são conquistadas. O propósito pode ser tanto completar os módulos de aprendizagem ou atingir um ranqueamento de pontos de destaque entre os demais colaboradores.
Logo, ao compreender cada fase citada acima, torna-se possível implementar estratégias efetivas de gamificação nos treinamentos corporativos da sua organização.
Princípios #3: exploração do storytelling
O storytelling é uma técnica narrativa comumente usada para encantar as pessoas e envolvê-las na história. Na gamificação, ela também pode ser usada para entreter os colaboradores na capacitação e incentivá-los a terminar os módulos de aprendizagem ao entregar a sensação de pertencimento a algo maior.
Portanto, se a intenção da implementação da gamificação no treinamento corporativo da sua organização é este, então não deixe de apostar no storytelling para reter a atenção dos colaboradores e desenvolver, de fato, suas habilidades técnicas e comportamentais em prol do negócio.
Como realizar a implementação de um treinamento corporativo com gamificação no negócio?
A implementação de um treinamento corporativo com gamificação na sua empresa deve seguir um passo a passo simples, veja:
- Identificar o que a organização necessita melhorar;
- Estabelecer qual é o objetivo que deve ser atingido;
- Aplicar a gamificação de acordo com as preferências e perfis comportamentais das equipes, adaptando os prêmios e recompensas conforme cada talento;
- Elaborar mecanismos de feedbacks e determinar as melhorias contínuas do negócio e dos treinamentos.
No meio disso, é fundamental entrar em contato com uma solução em educação corporativa, como a Niduu, para que a criação das trilhas de aprendizagem com os princípios de gamificação sejam elaboradas da maneira mais precisa para os seus colaboradores.
Conclusão
Como visto, a gamificação pode ser uma realidade nas capacitações da sua organização para impulsionar a motivação e o engajamento dos colaboradores com a aprendizagem e agregar melhores resultados para o negócio.
Agora, basta conversar com um dos especialistas da Niduu para implementar um treinamento corporativo com gamificação na sua empresa, não perca mais tempo!