5 provas que o microlearning é melhor para seus colaboradores

O microlearning é a abordagem educacional mais adotada pelas organizações atualmente, atendendo as necessidades dos colaboradores e os desenvolvendo profissionalmente para o futuro da empresa.


O microlearning é uma abordagem educacional que consiste de módulos pequenos de conhecimento, com uma linguagem simples e direta. Por meio dessa abordagem torna-se possível estimular a absorção do conteúdo e driblar a curva do esquecimento nos participantes.

Atualmente, essa abordagem tem se tornado bastante conhecida entre as organizações para seus programas de treinamentos corporativos. Isso porque sua eficiência é comprovada ao atingir bons resultados para a empresa e para os colaboradores.

Inclusive, quando o microlearning é combinado com o mobile learning e a gamificação, os frutos deste investimento são ainda mais surpreendentes.

Quer conhecer cinco motivos para você embarcar sua organização no microlearning também? Acompanhe os tópicos a seguir, ou assista o vídeo abaixo:

Motivo #1: microlearning melhora foco e estimula retenção de conhecimento

A curva do esquecimento depende de diversos elementos. Porém, estudos apontam que os colaboradores esquecem de 50% a 80% do conhecimento quando o aprendizado não é reforçado após os treinamentos.

Por outro lado, uma pesquisa realizada pela Raytheon Professional Services indica que o microlearning é capaz de melhorar o foco dos participantes e estimular a retenção do conhecimento a longo prazo em até 80%.

Sendo assim, essa abordagem educacional não é usada apenas como uma aprendizagem ativa aos colaboradores, mas também como uma estratégia para complementar os programas de treinamento corporativo da sua organização.

Veja quais são os motivos do microlearning ser uma solução mais eficiente se comparada às capacitações tradicionais:

  • Os participantes têm a possibilidade de aprenderem em seu próprio ritmo porque o ensino é fácil e acessível, onde quer que estejam e em qualquer horário que possuírem disponível;
  • Os módulos de conhecimento são focados e diretos, então os talentos não se esgotam suas memórias retendo informações irrelevantes no treinamento, simplificando a retenção de conteúdos importantes;
  • Como o microlearning preza por uma abordagem simples e eficiente, os módulos de conhecimento são curtos e rápidos, em torno de 7 minutos. Além de reforçarem o aprendizado por meio de lições periódicas no próprio programa de treinamento.

Motivo #2: é o modelo de aprendizagem preferido dos colaboradores 

Como apontam algumas pesquisas, 94% dos colaboradores afirmam preferir uma capacitação baseada em microlearning do que os treinamentos tradicionais. 

Inclusive, essa é a solução que mais se adapta para as novas gerações que estão ingressando no mercado de trabalho atual, atendendo suas necessidades e proporcionando um ensino eficiente, visto que exigem:

  • Possibilidade de personalização das trilhas de aprendizagem;
  • Realizar o ensino sob demanda;
  • Receber módulos de conhecimentos descontraídos e engajantes.

Logo, para colaboradores que buscam estender seus conhecimentos à distância e reterem o ensino disseminado nos programas de treinamento corporativo, o microlearning é a melhor opção.

Motivo #3: impulsiona o engajamento nos módulos de conhecimento

Quando um programa de treinamento corporativo é implementado na sua organização, é esperado que os colaboradores se sintam motivados e engajados para realizarem as capacitações, e o microlearning é a solução mais recomendada para isso.

Um relatório realizado pela Software Advice e intitulado “The LMS Features that Drive Employee Engagement Industry View” aponta que mais de 50% dos talentos entrevistados usariam uma plataforma de aprendizagem se os cursos fossem mais curtos.

Esses mesmos entrevistados contam que cursos que são mais longos são mais difíceis de digerir e reter, além de comprometerem seu trabalho diário.

Algumas dicas que são recomendadas para impulsionar o engajamento nos módulos de conhecimento incluem:

  • Elaborar cursos pequenos e semelhantes aos conteúdos disseminados em mídias sociais, as quais são sob demanda, envolventes e ricos em mídias;
  • Envolver os colaboradores desde o princípio para retê-los até o final do módulo;
  • Entregar o conteúdo relevante de imediato na aprendizagem.

Motivo #4: entrega conteúdos rápidos que correspondem à capacidade de memória e atenção dos envolvidos

O cérebro humano é incapaz de manter o foco na mesma atividade por diversas horas, assim como não consegue prestar atenção em treinamentos que demoram bastante tempo para serem finalizados.

Um conteúdo entregue de maneira curta e com módulos de conhecimento bem espaçados para dar suporte na consolidação do ensino é a melhor opção para que os participantes da capacitação retenham a aprendizagem de forma eficiente.

A University of California colocou em prática um estudo que descobriu os seguintes dados sobre o aluno moderno médio:

  • Os profissionais trabalham na mesma atividade cerca de 11 minutos antes de serem interrompidos por agentes externos, como telefone, e-mail ou colega de trabalho;
  • Dentro desses 11 minutos, esses profissionais se envolvem em diversas atividades curtas e rápidas, as quais duram em média 3 minutos cada;
  • Se a atividade envolve o consumo de informações no meio digital, os profissionais gastam apenas 20 segundos no conteúdo antes de mudarem sua tarefa.

Logo, pode-se afirmar que o consumo de módulos de conhecimento curtos e rápidos corresponde à capacidade de memória e atenção dos participantes na capacitação da sua organização.

Motivo #5: microlearning reduz custos de treinamento e aumenta o desenvolvimento dos colaboradores

Segundo o arquiteto de aprendizagem Jay Jimenez, PhD e autor do livro “3-minute eLearning”, os módulos de conhecimento baseados no microlearning são capazes de:

  • Reduzir os custos de desenvolvimento de colaboradores em 50%;
  • Aumentar a velocidade do desenvolvimento em 300%.

No entanto, por que acontecem estes resultados? Veja:

  • Como não há necessidade de investir em instrutor, aluguel de salas, custear equipamentos para o ensino e outros detalhes, torna-se possível reduzir os custos;
  • O microlearning é mais simples de ser usado, consome menos tempo dos colaboradores e as atualizações são realizadas no próprio sistema de ensino, não havendo necessidade de estar presente em salas de aula;
  • Os módulos de microlearning são mais simples e menos demorados de serem implementados.

Conclusão

Como visto ao longo deste conteúdo, o microlearning é a solução mais recomendada para atender as necessidades da nova geração, desenvolver e aperfeiçoar talentos de todos os níveis, e agregar resultados positivos ao negócio.

Porém, se você busca um programa de treinamento corporativo, mas não sabe por onde começar, entre em contato com um de nossos especialistas. A Niduu aguarda você!

Microlearning para empresas e colaboradores.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar