Por que a gamificação é a metodologia ideal para aplicar em seus treinamentos corporativos?

A gamificação é a metodologia ideal para aplicar em treinamentos corporativos porque motiva, engaja e auxilia na retenção de conhecimento dos colaboradores, principalmente quando há soluções de mobile learning e microlearning também.


Como aponta pesquisa divulgada recentemente pela Review 42, a gamificação tem se tornado um grande propulsor de aprendizagem nas organizações devido aos dados coletados em estudos, como:

Dados da pesquisa divulgada recentemente pela Review 42

Ainda vale lembrar que a gamificação no mundo da educação corporativa era estimada em atingir $ 1.5 bilhões em 2020, assim como em 2018 era estimada de valer, no mercado, $ 5.5 bilhões.

Com números tão significativos e agregando grandes vantagens competitivas para os negócios atualmente, a gamificação se torna a melhor opção em treinamentos corporativos.

Por que a gamificação é a metodologia ideal para treinamentos corporativos?

A gamificação é a metodologia ideal para treinamentos corporativos porque ela é capaz de agregar diversas vantagens competitivas para os colaboradores e, consequentemente, para a organização também, como:

  • O desenvolvimento real de competências técnicas e comportamentais nos talentos;
  • Feedbacks mais rápidos e assertivos devido ao acompanhamento da evolução dos participantes ao longo da jornada de aprendizagem;
  • Aumento da integração entre as equipes e melhora no companheirismo do time;
  • Otimização do onboarding de novos talentos e a retenção dos profissionais na companhia, combatendo a rotatividade;
  • Fortalecimento do clima organizacional da empresa a partir do incentivo à colaboração;
  • Redução e eliminação de falhas humanas, assim como o impulsionamento da produtividade dos talentos;
  • Estímulo à cultura de aprendizagem contínua e busca voluntária por conhecimento, e mais.

Ainda vale ressaltar que a gamificação tem ganhado espaço no mercado de aprendizagem e fazendo com que as companhias enxerguem como os treinamentos tradicionais se tornaram obsoletos.

Mas por quê?

O fato é que as capacitações em sala de aula representam pontos negativos que treinamentos gamificados são capazes de contornar.

Por exemplo, o ensino tradicional exige que a empresa alugue um ambiente para que os colaboradores realizem treinamentos intensivos com palestrantes e orientadores, deixando seus postos de trabalho para se dedicar à uma capacitação presencial.

Por outro lado, a gamificação permite que os talentos se engajem com o aprendizado à distância devido ao microlearning e mobile learning, em qualquer hora disponível ou lugar que estiverem, e por meio de módulos de conhecimento hospedados na plataforma.

Essas são grandes vantagens para as organizações, assim como para os talentos, os quais se motivam mais no ensino e se desenvolvem e aperfeiçoam da maneira devida.

Afinal, o que é gamificação?

A gamificação não se resume em treinamentos online com soluções de microlearning e mobile learning. Essa metodologia consiste em técnicas e estratégias usadas em jogos, tanto de tabuleiros quanto digitais.

Dessa maneira, os colaboradores se sentem motivados em participar das capacitações corporativas, se divertindo ao mesmo tempo que se engajam no conhecimento e retêm a aprendizagem.

Os principais fundamentos da gamificação incluem:

  • Desenvolvimento de um ambiente imersivo: essa experiência deve chamar a atenção dos talentos e incentivá-los a participar dos módulos de ensino;
  • Estabelecimento de regras: as regras devem ser pré-estabelecidas de maneira clara para garantir que os desafios sejam realizados corretamente e as pontuações distribuídas da maneira correta;
  • Cuidado com o visual: devido à construção de diversos cenários digitais e avatares para os colaboradores, ter um bom cuidado visual contribui para uma experiência imersiva de sucesso;
  • Criação de um pensamento voltado ao jogo: como os talentos são adultos, é importante compreender como transformar o conceito teórico em uma atividade prática e motivadora ao utilizar os estímulos adequados para envolvê-los no ensino.

Ao combinar esses quatro conceitos e aplicá-los da melhor maneira possível na sua organização, os colaboradores participantes do treinamento corporativo gamificado conquistam bons resultados na aprendizagem e, também, na prática do cargo.

Teste de tipo de jogador

As 5 mecânicas de jogos presentes em treinamentos gamificados

Agora que você sabe o que é a gamificação e qual é a sua importância no mundo do ensino corporativo, conheça as cinco mecânicas de jogos que devem estar presentes nas capacitações da sua empresa a seguir:

  1. Storytelling: os participantes se envolvem em uma história durante o treinamento, a qual é desenvolvida conforme os talentos avançam nos níveis de conhecimento. Também é aconselhável apresentar cases de sucesso para pautar seus resultados, como a Hyundai.
  2. Objetivos e desafios claros: é fundamental estabelecer objetivos e desafios claros, transparentes e palpáveis, mantendo os colaboradores engajados na história e preparados para enfrentar os obstáculos de aprendizagem e atingir os objetivos estabelecidos para a capacitação;
  3. Pontuação e ranqueamento de melhores colocados: as pontuações são dadas para os talentos que se sobressaem em relação aos demais, além de ter seus nomes presentes em um ranqueamento de pontos. Essa solução auxilia a promover o envolvimento na capacitação para alcançar as recompensas propostas;
  4. Recompensas e premiações: as recompensas e premiações são escolhidas de acordo com a personalidade de cada participante, a qual é determinada por meio dos Arquétipos de Bartle e estimulam os colaboradores a completarem os módulos de conhecimento;
  5. Feedback instantâneo: os feedbacks são entregues de maneira instantânea aos gestores ou liderança corporativa da empresa, visto que é possível mensurá-las e analisá-las enquanto os talentos avançam nos treinamentos.

Por meio dessas cinco mecânicas de jogos implementadas em trilhas de aprendizagem gamificadas, torna-se possível conquistar todas as vantagens competitivas citadas no início deste conteúdo, entre outras igualmente relevantes em benefício da sua organização.

Guia de treinamento corporativo. Modelo simples

Como elaborar um treinamento corporativo gamificado?

Primeiramente, é fundamental determinar quais são as metas que a empresa deseja alcançar por meio da capacitação corporativa. Para isso, é necessário analisar os indicadores de desempenho e as lacunas de conhecimento dos colaboradores.

Após realizar essa análise, chega o momento de elaborar a capacitação. Logo, nessa etapa, o mais indicado é entrar em contato com uma especialista em treinamentos gamificados, como a Niduu.

A Niduu integra novos colaboradores, capacita equipes do operacional ao estratégico e mensura resultados de aprendizagem, tudo através de trilhas de aprendizagem gamificadas com soluções de microlearning e mobile learning.

Inclusive, vale ressaltar que os treinamentos corporativos são personalizados, respeitando as necessidades de capacitação dos colaboradores da sua organização.

Atualmente, são mais de 300 mil pessoas treinadas, obtendo uma taxa de 80% de engajamento na plataforma, com mais de 150 clientes satisfeitos e mais de 300 cursos de prateleira para seus talentos acessarem, além do curso elaborado para eles.

Como conta Isabela Pereira, analista de gente e gestão do Grupo Pereira:

“A forma de aprender jogando e competindo motivou a grande maioria dos participantes nas campanhas, e isso provocou uma agilidade de busca para os resultados do ranking, o que em artes torna-se saudável para o aprendizado, pois, a releitura promove a fixação do conhecimento e consequentemente a mudança de postura comportamental e técnica para resultados."

Conclusão

Chegamos ao final de mais um conteúdo e você teve a oportunidade de compreender o que é gamificação, o motivo dela ser a metodologia ideal para o treinamento corporativo da sua organização e como é possível implementá-la por meio de uma especialista em capacitação de colaboradores de sucesso.

Caso você queira conhecer mais sobre esse incrível recurso de jogos, entre aqui.

Por fim, entre em contato com a Niduu para conversar com um de nossos especialistas e agendar uma demonstração para sua empresa e conquistar todas as vantagens competitivas já citadas neste conteúdo.

Fale com um de nossos especialistas e agendar uma demonstração gratuita

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar