Guia prático para criar um roteiro de treinamento corporativo

Descubra como criar um roteiro de treinamento corporativo eficiente para sua organização neste conteúdo através de quatro práticas simples e cinco estratégias de um bom programa de capacitação de colaboradores.


Segundo aponta pesquisa realizada pela PwC Brasil, uma das maiores dificuldades das organizações atualmente é o planejamento estratégico dos treinamentos corporativos, o que resulta na falta de profissionais capacitados no mercado. 

Logo, nota-se a importância de investir nos colaboradores da sua empresa, desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades técnicas e comportamentais para atingirem bons resultados para a organização.

No entanto, como elaborar um bom programa de treinamento na sua companhia? Para isso, surge o roteiro de treinamento corporativo, e esse é o assunto do conteúdo de hoje.

As 4 práticas para um bom roteiro de treinamento corporativo

Primeiramente, é necessário compreender que um bom roteiro de treinamento corporativo se baseia em quatro práticas de capacitações empresariais, os quais devem ser levados em consideração ao elaborar o programa da sua organização.

Para conhecer mais sobre essas práticas, acompanhe o conteúdo a seguir.

Prática #1: cases de sucesso

Os cases de sucesso são o compartilhamento de resultados da empresa para clientes específicos. Por exemplo, como pontua a parceria da Hyundai com a Niduu.

Ao apresentar os cases aos colaboradores, torna-se possível recriar o cenário da parceria e analisar seus resultados, assim como levantar soluções plausíveis para os problemas enfrentados na própria companhia.

Com isso, competições saudáveis são estimuladas na empresa, como uma hackathon, o que aumenta o engajamento dos talentos e o trabalho em equipe.

Prática #2: conteúdos de valor

Os conteúdos e materiais disponibilizados no programa de treinamento corporativo devem ser de alto valor aos colaboradores, ou seja, agregar conhecimento sem sobrecarregá-los.

Portanto, é fundamental certificar que os assuntos abordados durante a capacitação são relevantes para cada um.

Para que essa segunda prática seja eficiente, escolha por uma boa especialista em treinamentos. Ela será a responsável por pesquisar as necessidades de capacitação dos talentos e elaborar os conteúdos essenciais para suprir as lacunas.

Caso você busque um organizador destas necessidades, clique aqui e tenha acesso à uma planilha gratuita que te auxilia na questão.

PLANILHA DE LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

Prática #3: liderança

A liderança corporativa tem um papel importante na elaboração do roteiro de treinamento corporativo, visto que é capaz de auxiliar na capacitação dos colaboradores ao apontar as lacunas de conhecimento e motivá-los durante o programa. 

Além disso, os responsáveis pela liderança também devem incentivar a autonomia dos talentos, fazendo com que reconheçam suas lacunas e buscando por treinamentos que os capacitem. 

Quando há um bom líder, há profissionais de excelência na organização.

Prática #4: rotação de cargos

A última prática citada aqui é a rotação de cargos. Ela é importante para que os membros da equipe conheçam o trabalho e a responsabilidade dos outros membros do time, compreendendo que todos têm seu papel de importância no ecossistema da empresa.

Inclusive, a rotação de cargos é uma boa maneira de otimizar os conhecimentos e habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores da sua companhia.

Como elaborar um roteiro de treinamento corporativo?

A elaboração do roteiro de treinamento corporativo deve ser realizada de maneira estratégica. Pensando nisso, há cinco estratégias citadas abaixo para que você consiga estruturar um roteiro e um programa de capacitação de sucesso.

Estratégia #1: objetivo e tema

A partir do momento que o levantamento de necessidades de treinamento dos colaboradores está em mãos, chega a hora de traçar o objetivo e o tema da capacitação.

Logicamente ambas as estratégias devem ser elaboradas de acordo com as lacunas de conhecimento dos talentos, entregando conteúdos precisos para desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades técnicas e comportamentais.

Por exemplo, se a lacuna é referente ao atendimento ao cliente, o objetivo deve ser melhorar  a comunicação do colaborador com o consumidor, então o tema inclui:

  • Comunicação interpessoal;
  • Apresentação de produtos e serviços;
  • Humanização do atendimento;
  • Técnicas de negociação, entre outros relacionados.

Estratégia #2: divisão do roteiro 

Não basta determinar o objetivo e tema para colocar em prática o treinamento corporativo. No roteiro, é igualmente importante dividi-lo em etapas para tornar a capacitação eficiente.

Logo, considere a possibilidade de explicar aos colaboradores o motivo do treinamento, determine as melhores abordagens de conhecimento por talento e escolha os melhores indicadores de desempenho para analisar os resultados do programa.

Estratégia #3: duração do programa de treinamento

Uma estratégia relevante para um programa de treinamento corporativo bem estruturado é a duração dos módulos de conhecimento.

Atualmente, apesar de muitas empresas ainda realizarem capacitações tradicionais, o mais indicado é investir no microlearning, o qual permite que o conhecimento seja dividido em etapas rápidas de ensino, em torno de sete minutos por módulo.

Inclusive, uma vez que o microlearning é aliado ao mobile learning, resultados significativos são atingidos durante a capacitação, estimulando a retenção da aprendizagem e a capacitação através do celular.

Estratégia #4: registro do cronograma

Ter um registro formal do cronograma do programa, desde sua elaboração até sua análise final, é importante para a aplicação de treinamentos futuros.

Dessa maneira, torna-se possível mensurar a efetividade das ações do programa e quais são os pontos de melhoria para as próximas capacitações dos colaboradores, como detalhes que merecem mais atenção e novas abordagens de ensino.

Estratégia #5: aprovação do cronograma

É imprescindível apresentar o cronograma do programa de treinamento corporativo aos colaboradores porque é necessário que opinem sobre a aprendizagem sendo indicada e, inclusive, sobre a duração da capacitação.

Por meio dessa conversa, novos módulos de ensino podem ser adicionados aos talentos, atingindo melhores resultados para a empresa por meio de capacitações que julgam necessário, além de se sentirem motivados por se sentirem ouvidos e valorizados pela organização.

Uma boa solução para isso são as trilhas de aprendizagem, pelas quais os colaboradores têm autonomia de escolherem quais ensinos desejam embarcar.

Quando os talentos possuem o cronograma do programa em mãos, também é possível se adaptarem melhor à aprendizagem, encaixando o treinamento em sua rotina diária sem que haja empecilhos.

Conclusão

Como visto no conteúdo acima, o roteiro de treinamento corporativo é um processo bem elaborado e estruturado para que as capacitações atinjam os resultados esperados pela organização.

Além disso, como pontuado no conteúdo, é importante que haja um especialista em elaboração, aplicação e análise de treinamento de colaboradores para que se garanta o sucesso do programa da sua empresa.

Pensando nisso, entre em contato com a Niduu e elabore o roteiro da capacitação dos seus talentos o quanto antes!

Entre em contato com a Niduu

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar