Treinamentos de segurança do trabalho online: por que investir nessa capacitação e como elaborá-la para promoção?

O treinamento de segurança do trabalho online é necessário para todas as organizações e, por meio dele, os colaboradores são capacitados a exercerem as atividades de maneira segura e consciente, evitando acidentes e situações perigosas no trabalho.


O treinamento de segurança do trabalho é uma capacitação que orienta os colaboradores a exercerem suas atividades de maneira segura e consciente para que os riscos do cargo e do ambiente corporativo sejam evitados, assim, driblando situações perigosas ou que causem acidentes na empresa.

No entanto, conhecendo do que se trata essa capacitação, por que as organizações devem investir na disseminação de seu conhecimento de maneira online e, inclusive, como elaborar os módulos de aprendizagem e promovê-los aos colaboradores?

Se essas são as suas dúvidas, acompanhe o conteúdo a seguir.

Por que investir em treinamentos de segurança do trabalho online?

O treinamento em segurança do trabalho é uma capacitação necessária para todas as organizações e, uma vez que a transformação digital está acontecendo de maneira acelerada, a sua aprendizagem está sendo realizada de maneira online.

Com treinamentos online, os colaboradores têm mais ferramentas e tecnologias à sua disposição, além de que as capacitações se tornam mais eficientes à medida que as empresas se adequam ao seu modelo.

Logo, pode-se afirmar que as capacitações online, inclusive a de segurança de trabalho, são capazes de agregar diversos benefícios para as organizações e suas equipes, como os três principais citados a seguir.

Benefício #1: promover uma cultura de treinamentos bem estruturada que traz resultados

Atualmente, no Brasil, existem aproximadamente 36 Normas Regulamentadoras (NR) que são focadas nas leis trabalhistas que, além de regulamentar, também orientam as pessoas sobre as práticas obrigatórias de prevenção de segurança e saúde no trabalho.

Sendo assim, independentemente do segmento de mercado que uma organização ocupa, é necessário que os colaboradores recebam treinamento de segurança do trabalho para aprenderem as leis trabalhistas e respeitá-las, assim como auxiliar na prevenção de acidentes ou doenças que podem ser provocadas pelas atividades do cargo.

Vale ressaltarmos, ainda, que quando uma cultura de treinamento é bem estruturada e implementada na empresa, os colaboradores desenvolvem e aperfeiçoam suas habilidades técnicas e comportamentais de forma periódica e, por vezes, voluntária. 

Esses benefícios implicam na satisfação que cada colaborador nutre pela companhia porque sentem que os gestores e líderes estão investindo em seu potencial, o que resulta na retenção de bons colaboradores.

Durante o onboarding de novos talentos, essa cultura também se faz presente ao estimular a integração dos recém-chegados à equipe, assim como deixá-los familiarizados com as regras e valores da empresa.

Então, como pode-se concluir, esse primeiro benefício gera uma rápida adaptação de todos os talentos à organização, independentemente se são antigos ou novos, estimulando o cumprimento de protocolos e boas práticas de segurança do trabalho no ambiente corporativo.

Benefício #2: reduzir os custos de capacitações corporativas e proporcionar maior segurança para as organizações

Quando os treinamentos são realizados online, diversos benefícios são conquistados para as organizações, sendo os principais deles a redução de custos em capacitações corporativas e a maior segurança para a empresa.

Os treinamentos tradicionais, também conhecidos como “em sala de aula”, demandam altos custos de organizações porque é necessário retirar os colaboradores dos postos de trabalho para participarem das capacitações, providenciar o ambiente de aula e os palestrantes e especialistas, além de se responsabilizar pela alimentação e transporte da equipe.

No entanto, o grande problema dos treinamentos tradicionais é a falha na retenção do conhecimento de colaboradores devido ao fato de ser uma aprendizagem passiva, o que não é uma realidade para capacitações online, visto que a intenção é proporcionar uma aprendizagem ativa, a qual coloca o talento como protagonista do próprio ensino.

Inclusive, com treinamentos online, é possível implementar soluções de gamificação, mobile learning e microlearning, os quais impulsionam o aprendizado e a retenção porque são capazes de engajar e envolver os colaboradores nos módulos de conhecimento.

Logo, os treinamentos de segurança do trabalho online têm um melhor custo-benefício para as organizações pelos seguintes motivos:

  • É realizado de maneira assíncrona;
  • Continuam disponibilizando os materiais após sua finalização;
  • Otimizam o employee experience da equipe;
  • Permitem que cada colaborador se desenvolve em seu próprio ritmo;
  • Transmitem boas práticas de segurança do trabalho que devem ser implementadas na rotina dos colaboradores para garantir sua própria segurança.

Benefício #3: estimular o engajamento de colaboradores e melhorar seu desempenho nas atividades do cargo

É comum que os colaboradores, eventualmente, se sintam desmotivados e desengajados com o propósito da organização, mas os treinamentos corporativos também auxiliam nessa questão quando entregam soluções de gamificação aos participantes.

A gamificação agrega mecânicas de jogos durante os treinamentos online, como um objetivo claro, pontuações, ranqueamento de colaboradores, desafios e premiações.

Além de tudo, a gamificação também promove mudanças comportamentais mensuráveis, torna o onboarding um momento divertido para o recém-contratado e aumenta a produtividade dos colaboradores.

O treinamento online também possibilita que novas tecnologias sejam agregadas na aprendizagem para auxiliar na retenção do conhecimento, como diversos formatos de disseminação do ensino - vídeos, áudios, realidade virtual e mais.

No mais, os treinamentos de segurança do trabalho online carregam estes benefícios, no entanto, é necessário saber como implementá-los na educação corporativa remota, havendo um planejamento didático e uma boa estruturação do conhecimento.

Baixe a Planilha de levantamento de necessidades de treinamento.

Como elaborar os treinamentos de segurança do trabalho online e realizar sua promoção nas organizações?

A elaboração e estruturação dos treinamentos de segurança do trabalho online, assim como sua promoção nas organizações, devem contar com o suporte de uma solução em educação corporativa especialista em aprendizagem personalizável.

Com isso, os treinamentos de segurança são focados, também, nas necessidades de treinamento que os colaboradores e a empresa, de uma maneira geral, apresentam. 

Para isso, entre em contato conosco, da Niduu. Nós elaboramos capacitações específicas para a sua empresa, disponibilizamos as métricas de evolução de cada talento e tornamos a gamificação, o microlearning e o mobile learning uma realidade palpável para os treinamentos da sua organização.

Conclusão

Como você pode perceber, os treinamentos relacionados à segurança são fundamentais para todos os colaboradores de todas as organizações, garantindo a proteção e segurança das pessoas envolvidas no estabelecimento e evitando que haja acidentes no trabalho.

Inclusive, quando as equipes recebem treinamentos de segurança do trabalho online, todos os resultados são otimizados e diversos benefícios são conquistados, tanto para as organizações quanto para os próprios colaboradores, como visto até aqui. Então chega o momento de investir em capacitações remotas de sucesso e, para isso, contate a Niduu!

Banner conheça a Niduu e invista em capacitações remotas de sucesso.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar