Por que Gamificar Meu Processo de Integração?

Suponhamos que você tenha um novo colaborador se juntando ao time em breve. Isso significa que, nos próximos dias, o RH estará se preparando para realizar os clássicos processos de onboarding.

Planejar e realizar esses processos de integração pode ser uma tarefa muito exaustiva, além de tomar um tempo precioso do profissional de RH e outros colaboradores.

Mas existe um problema que vai além disso: esse processo pode estar, na verdade, ultrapassado. 

O que queremos dizer é que existem metodologias que trazem melhores resultados para os treinamentos, apresentações da cultura empresarial e demais processos do onboarding.

É por essa razão que a Niduu oferece suas soluções em desenvolvimento de colaboradores baseadas nessas metodologias inovadoras.

Neste artigo falaremos como um onboarding pode ser mais eficiente que os processos tradicionais de integração com o uso da gamificação.

A gamificação consiste, basicamente, no uso de elementos de jogos em atividades que normalmente não têm relação com jogos, com o objetivo de torná-las mais interessantes.

As soluções da Niduu usam a gamificação como aliada para transformar os processos de aprendizagem mais eficientes, engajantes e divertidos para seus colaboradores.

onboarding gamificado

Além dos benefícios para os colaboradores, a solução gamificada da Niduu traz praticidade e rapidez para o RH, que consegue desenvolver treinamentos personalizados de maneira fácil.

E porque não desfrutar dessa vantagem da gamificação nos processos de onboarding também?

3 Formas de Aplicar A Gamificação no Onboarding

Separamos algumas dicas de como aplicar a gamificação (o uso de elementos de jogos para estimular os colaboradores) no seu processo de onboarding. 

1. Estabeleça metas

Assim como nos jogos, é interessante estabelecer metas a serem cumpridas. Para o colaborador que acaba de chegar, é interessante que essas metas sejam inicialmente mais simples.

Metas simples e acessíveis são importantes para que o progresso possa ser sentido por esse novo membro.

Por exemplo, no início de um processo de integração, um novo colaborador da área de varejo pode ter como meta revisar os fundamentos do processo de venda.

Com o passar do processo, essas metas podem se tornar mais complexas, assim como acontece nos jogos, em que as fases vão ficando mais difíceis. 

Se você for capaz de acompanhar a evolução desse colaborador, como ocorre nas soluções da Niduu, ficará claro se a meta foi ou não atingida, e portanto se o colaborador poderá passar para a próxima “fase”.

Atingir pequenos objetivos em busca de um objetivo maior é o que faz do processo estimulante como nos jogos.

2. Rankings

Processos de rankeamento são frequentemente grandes estímulos para a competição saudável dentro de uma empresa.

Estabelecer rankings com pontuações de acordo com metas atingidas pode fazer com que seu colaborador se sinta motivado, de maneira que ele passe a se dedicar ao processo de aprendizagem com o objetivo de avançar sua posição nos rankings.

Alguns estudos indicam que os colaboradores se tornam mais competitivos quando sabem com quem estão competindo. 

Não se esqueça, porém, que uma posição baixa nos rankings não significa necessariamente um mau profissional.

Na verdade, todas as pessoas aprendem de maneiras e em velocidades diferentes, e isso também deve ser respeitado.

3. Prêmios e incentivos

O que muita gente não sabe é que os prêmios e incentivos pelo cumprimento de metas estabelecidas no processo de gamificação não precisam ser necessariamente financeiras.

Segundo estudos, o cérebro humano produz sensação de satisfação para prêmios ou incentivos de qualquer tipo.

Você pode, por exemplo, premiar seus novos colaboradores com certificados de conclusão, medalhas virtuais, ou o que mais você sentir que será um bom incentivo.

Pode ser interessante integrar essa premiação com os rankings, motivando ainda mais a competição pelo primeiro lugar!

integração gamificada de colaboradores

Gamificação Funciona Mesmo?

Já adiantamos: sim. Pesquisas de 2018 da TalentLMS indicam que 80% dos colaboradores gostam de processos gamificados nas empresas em que trabalham.

Além disso, os colaboradores entrevistados que experimentaram processos gamificados notaram aumento da produtividade (87%), aumento do engajamento (84%) e maior felicidade (82%) no ambiente de trabalho.

Isso significa que, no geral, os colaboradores sentem os efeitos positivos da gamificação no trabalho, e se sentem satisfeitos com seu uso.

Mas isso não significa que implementá-la é algo tão simples. Para garantir que o processo terá sucesso, a Niduu conta com especialistas em gamificação que trabalham para que suas soluções tenham alta qualidade e eficiência.

Se você quer implementar a gamificação mas não sabe por onde começar, a Niduu tem a solução para você!

É possível, por exemplo, criar seus próprios treinamentos dentro de nossa plataforma gamificada e oferecê-los a seus colaboradores ou mesmo vendê-los a outras empresas.

Você pode solicitar uma demonstração gratuita e ter certeza de que a Niduu é a maneira mais fácil e rápida de implementar a gamificação em seus processos de onboarding!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar