Como transformar seus treinamentos presenciais em online?

Transformar seus treinamentos presenciais em online agrega diversas vantagens para a organização, desde redução de custos até maior eficácia nas capacitações corporativas de colaboradores. Saiba como deixar os treinamentos em sala de aula para trás e atingir melhores resultados com trilhas de aprendizagem remotas.


A tecnologia e o ensino são ferramentas essenciais para agregar diversas vantagens competitivas para as organizações porque, por meio delas, é possível capacitar os colaboradores e extrair o seu máximo potencial em prol da empresa.

No entanto, será que, atualmente, os treinamentos presenciais são a melhor escolha para capacitar os talentos da companhia?

A verdade é que as capacitações remotas podem ser flexíveis, acessíveis, adaptáveis e elaboradas de acordo com as necessidades de treinamento das equipes, além de poderem ser vinculadas aos dispositivos móveis dos participantes.

Hoje, muitas empresas têm aderido aos treinamentos online, mas por que realizar essa transformação? É o que veremos a seguir.

Por que transformar seus treinamentos presenciais em online?

Os treinamentos presenciais, também chamados de “em sala de aula”, são bastante conhecidos por organizações que investem em seus colaboradores e buscam atingir as metas e objetivos do negócio. 

Quando uma organização proporciona um treinamento presencial aos seus colaboradores, é necessário pensar em diversos detalhes que geram custos significativos para as companhias, como:

  • Tirar a equipe do posto de trabalho para participar da capacitação;
  • Providenciar alimentação e transporte para os colaboradores;
  • Buscar e alugar o ambiente onde o treinamento é realizado;
  • Contratar palestrantes e especialistas no assunto pautado na capacitação.

Além disso, também é preciso considerar o fato de que os treinamentos presenciais são capacitações passivas que perduram por várias horas e, em alguns casos, por alguns dias.

Um período extenso e monótono como esse compromete a atenção e o engajamento dos participantes, os quais são vítimas da curva do esquecimento por não conseguirem reter a aprendizagem para colocá-la em prática no dia a dia na empresa.

Por outro lado, quando os treinamentos online são abordados, diversos benefícios são conquistados para as empresas, como a redução dos custos citados acima e a devida retenção do conhecimento, a qual ocorre porque as capacitações remotas são aprendizagens ativas e envolventes.

Por meio de soluções como a gamificação, o microlearning e o mobile learning, os colaboradores são colocados como protagonistas do próprio ensino e estimulados a completarem os módulos rápidos e interativos de aprendizagem através do próprio celular.

As 5 dicas para transformar seus treinamentos presenciais em online na sua organização

Uma vez que é possível compreender a importância e os benefícios de transformar seus treinamentos presenciais em online, acompanhe, a seguir, como realizar essa mudança na prática.

Dica #1: realizar a adaptação do conteúdo e a definição de interação

A primeira dica que precisa ser lembrada em relação aos treinamentos remotos é a possibilidade de realizar a adaptação do conteúdo para o modelo online, geralmente sendo dinâmico e objetivo para que os colaboradores o compreendam e retenham o aprendizado com facilidade.

Inclusive, é válido ressaltar que a adaptação dos conteúdos deve ser realizada pensando no engajamento dos membros da equipe durante os módulos de ensino e na possibilidade da interação em conjunto.

Se o conteúdo levado para o online é o mesmo das capacitações presenciais, é necessário realizar a sua remodelação para se encaixar na nova realidade de aprendizagem.

Dica #2: determinar o tempo de duração dos módulos

O tempo de duração dos módulos do treinamento é de extrema importância para a eficiência das capacitações porque, quando o conteúdo é entregue de maneira intensa aos colaboradores, eles não conseguem reter a aprendizagem.

Logo, determinar um curto tempo para a conclusão dos módulos é preciso, e é por esse motivo que o microlearning é utilizado. Por meio de módulos curtos e objetivos - cerca de sete minutos -, além de lições rápidas que reforçam o conhecimento, os participantes se envolvem no ensino e o compreendem em sua totalidade.

Dica #3: elaborar as trilhas de aprendizagem da equipe e dos colaboradores

Essa dica diz respeito à elaboração das trilhas de aprendizagem que são disponibilizadas nos treinamentos corporativos remotos.

As trilhas são, de uma maneira resumida, um conjunto de conhecimentos integrados, sistemáticos e contínuos capazes de desenvolver e aperfeiçoar as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores. 

Portanto, invista tempo em sua estruturação. Aqui, é interessante receber auxílio de uma plataforma especialista em educação corporativa, como a Niduu.

Por meio das trilhas, os membros da equipe e os gestores e líderes conseguem determinar quais são as competências que devem ser otimizadas para que os colaboradores conquistem suas metas pessoais e atinjam os objetivos da organização.

Dica #4: estabelecer os canais de comunicação para os envolvidos

Como a interação e as dinâmicas entre os colaboradores que estão participando do treinamento online são parte das trilhas de aprendizagem, é fundamental estabelecer canais de comunicação para que mantenham o contato constante durante os módulos de capacitação.

Através destes canais, os participantes conseguem compartilhar suas experiências pessoais, conhecimentos extras e dúvidas em potencial, além de prestarem suporte para quem está com dificuldade no ensino.

Os canais não precisam ser formais, podendo ser realizado por meio do próprio WhatsApp ou de reuniões virtuais, como no Google Meet.

Dica #5: acompanhamento de métricas de aprendizagem

O acompanhamento das métricas de aprendizagem é a última dica sobre transformar seus treinamentos presenciais em online, visto que é essencial realizar sua mensuração para determinar o sucesso da capacitação remota de colaboradores.

Por meio desse acompanhamento, também é possível descobrir se existem lacunas de conhecimento ocultas, personalizar as estratégias de aprendizagem e otimizar o ROI em treinamentos corporativos.

As métricas que devem ser acompanhadas são as que mostram as estatísticas de engajamento e de desempenho dos colaboradores, mas quando a Niduu presta suporte em capacitações para sua organização, você também consegue acompanhar a evolução dos colaboradores de maneira individual e em tempo real durante os módulos.

Conclusão

Para organizações que ainda buscam migrar os treinamentos em sala de aula para online, essas são as cinco principais dicas para estruturar uma capacitação remota de sucesso aos colaboradores e para a própria empresa.

Lembre-se que é importante realizar a adaptação dos conteúdos presenciais para online, assim como a elaboração das trilhas de aprendizagem e o acompanhamento das métricas vivenciadas pelos participantes do ensino.

Por fim, ainda é recomendado coletar feedbacks a respeito dos treinamentos online para descobrir a opinião dos colaboradores, possíveis pontos de melhoria e ações que foram estruturadas da maneira correta

Agora que você sabe como transformar treinamentos presenciais em online, entre em contato com a Niduu para traçar a trilha de aprendizagem da sua organização.

Banner de conheça a niduu

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar