As principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022

Conheça as seis principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022 e prepare-se para aplicá-los na sua organização com o intuito de otimizar os processos e ferramentas relacionados ao treinamento corporativo de colaboradores.


Essas tendências capturam os desafios e tópicos que vimos surgir no ano passado. Tem sido um momento estimulante e desafiador para a indústria de treinamento”, aponta Michelle E. Schwartz, diretora editorial da Training Industry.

Como também aponta Ken Taylor, CEO da mesma empresa que Schwartz: “As tendências que identificamos realmente ilustram a natureza mutante do trabalho e como o treinamento deve se adaptar.

Porém, quais são as principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022 que ambos os profissionais estão falando? Vejamos a seguir.

Tendência #1: avaliação eficiente de habilidades

Nunca foi tão importante avaliar as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores. Essa avaliação é fundamental para determinar quais são as lacunas de conhecimento dos talentos e implementar treinamentos específicos para supri-las.

Atualmente, existem diversas maneiras de avaliar as habilidades dos colaboradores e essas técnicas e métodos se mostram cada vez mais presentes nas organizações, principalmente como tendência para o próximo ano, são elas:

  • Pesquisas internas: as pesquisas demonstram indicadores importantes para mensurar o desempenho dos colaboradores e os seus conhecimentos em relação às atividades do cargo;
  • Feedbacks: a cultura do feedback é importante em uma empresa para ouvir as necessidades dos talentos e suas dificuldades, o que torna possível conhecer diretamente quais são as habilidades que precisam ser desenvolvidas;
  • Métodos: o modelo de Kirkpatrick, o modelo de Phillips ROI e o modelo de avaliação somativa e formativa são maneiras bastante eficientes para mensurar os resultados dos colaboradores e determinar quais são suas lacunas.

Através dessas técnicas e métodos de avaliação eficiente de habilidades dos colaboradores, torna-se possível impulsionar os resultados da organização em 2022.

Tendência #2: treinamento e desenvolvimento para retenção de talentos

Descobriu-se que talentos recém-contratados permanecem mais tempo em organizações que investem em seu treinamento e desenvolvimento e, portanto, essa passa a ser uma das principais tendências para 2022, o investimento em T&D para retenção de colaboradores.

Segundo pesquisa realizada por Christine Marino para sua empresa, os seguintes resultados foram atingidos quando o treinamento e desenvolvimento tornou-se parte da integração de novos talentos:

  • A retenção aumentou em 25% e o desempenho dos colaboradores melhorou em 11%;
  • Os profissionais recém-contratados apresentaram 69% mais chances de permanecerem na empresa por três anos;
  • 15% dos colaboradores escolhem se desligar de organizações que não proporcionam uma integração sólida e bem estruturada.

Inclusive, vale ressaltar que todo o processo de integração de novos talentos é fundamental para bons resultados no negócio. A Bamboo HR também elaborou uma pesquisa que elenca dados relevantes sobre este processo:

  • Um colaborador bem incorporado torna-se 18% mais comprometido com as metas e objetivos da empresa;
  • Uma integração eficiente com aprendizado e desenvolvimento de colaboradores faz com que 91% dos talentos tornam-se mais propensos a se sentirem parte da equipe e se conectarem aos demais colegas do time;
  • 89% dos colaboradores que vivenciaram uma integração consistente seguem alinhados à cultura do negócio.

Sendo assim, o T&D em processos de integração de novos talentos é uma das principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022. Logo, entre em contato com a Niduu para elaborar bons treinamentos para os profissionais da sua organização.

Tendência #3: aprendizado aplicado no fluxo de trabalho 

O aprendizado aplicado no fluxo de trabalho também torna-se tendência para o próximo ano com o intuito de fixar o conhecimento e tornar os resultados da empresa mais eficientes no mercado através da prática dos colaboradores.

Sendo assim, os treinamentos podem ser realizados de maneira remota ao mesmo tempo que aplicados nas atividades do cargo para que se adquira experiência, além de também ser aplicado em discussões, avaliações, apresentações em grupo, etc.

Esse é um modelo de aprendizado conhecido como blended learning e, como aponta o Times Higher Education World University Ranking, este é o “novo normal”. 

Tendência #4: experiências de aprendizagem personalizável

A aprendizagem personalizável se torna uma tendência ainda mais forte para o próximo ano porque através de suas soluções de gamificação e microlearning, os colaboradores têm a possibilidade de se capacitarem ainda mais.

Ambas as soluções permitem que o T&D dos talentos seja customizado de acordo com suas necessidades. Por exemplo:

As experiências de aprendizagem personalizável também são as responsáveis por engajar os colaboradores nos treinamentos e agregar melhores resultados para a organização, visto que conseguem reter melhor o conhecimento.

Tendência #5: ferramentas que impulsionam a aprendizagem

Como estamos cada vez mais no digital, é compreensível que as ferramentas que impulsionam a aprendizagem sejam parte das principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022.

Algumas ferramentas já bastante conhecidas para estimular a interação e troca de informações e experiências entre os colaboradores são aquelas destinadas para a comunicação remota, como Skype e Google Meet

Outras ferramentas são destinadas para a aprendizagem em si, como a Niduu. O aplicativo da Niduu é voltado para módulos de ensino que os talentos completam remotamente, através do próprio celular.

Ainda, o aplicativo permite que sejam elaboradas batalhas de conhecimento entre os participantes para estimular o aprofundamento no ensino e o ranqueamento de pontuações para incentivar a competitividade saudável entre os colaboradores.

Inclusive, toda a evolução dos talentos é acompanhada em tempo real pelos gestores e lideranças corporativas.

Tendência #6: crescimento do mercado de T&D

O mercado de treinamento e desenvolvimento continua crescendo, principalmente em 2022, visto que as capacitações remotas representam grandes benefícios para as organizações:

  • São mais econômicas se comparadas aos treinamentos tradicionais, tornando-se possível economizar até 50% com capacitações a distância, como aponta a eLearning Industry;
  • Consome 90% menos energia do que treinamentos tradicionais, também reduzindo a emissão de CO² em até 85% por talento que participa da capacitação, segundo a Open University da Grã-Bretanha;
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores em até 50%, segundo a International Business Machines Corporation (IBM).

Além de que essas capacitações remotas que estão ganhando espaço no mercado de T&D aumentam a retenção dos participantes de 25% para 60% nas trilhas de aprendizagem.

Portanto, o crescimento do mercado de treinamento e desenvolvimento continuará com força no próximo ano.

Conclusão

As principais tendências de aprendizado e desenvolvimento em 2022 mostram que haverá um bom investimento em melhorias relacionadas aos processos e ferramentas de treinamento corporativo. Então não fique de fora destes investimentos, invista no capital humano da sua organização e atinja melhores resultados no mercado.

Banner da Niduu, plataforma de treinamento corporativo, com um smartphone exibindo uma tela de aplicativo com microlições gamificadas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar