5 exemplos de treinamentos que aumentam a performance dos colaboradores

Neste conteúdo, pautaremos exemplos de treinamentos que aumentam a performance dos colaboradores da sua organização e como eles podem ser colocados em prática, acompanhe.


Investir no treinamento corporativo para colaboradores é um fator determinante para o sucesso de uma organização. Sendo assim, atualmente, a aprendizagem se mostra de duas formas:

  1. Aprendizagem em momento de necessidade: acontece quando o colaborador precisa suprir uma demanda de conhecimento que está em falta, como por exemplo, aprender sobre um novo sistema que está sendo implementado na empresa;
  2. Aprendizagem em fluxo de trabalho: acontece quando o ensino chega para que o colaborador melhore seu desempenho ou realize suas funções com maior eficiência enquanto trabalha.

Ainda vale ressaltar que grande parte desta aprendizagem acontece em ambientes informais de ensino. No caso do mundo corporativo, no próprio local de trabalho, se apresentando nas seguintes situações:

  • Informalmente: quando um colaborador observa os demais e aprende a partir deles;
  • Por meio da aprendizagem social e colaborativa: quando ocorrem interações sociais fora do ambiente de trabalho, como por exemplo, dinâmicas de grupo ou iniciativas baseadas no trabalho.

Ainda assim, é imprescindível investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores para que esta aprendizagem primária seja eficiente e agregue resultados positivos para sua organização, mas como?

Atualmente, o microlearning vem se tornado uma opção viável e bastante utilizada por empresas, capacitando seus profissionais e atingindo bons números no mercado.

Por que o microlearning tem se tornado uma opção viável de aprendizagem para empresas?

O microlearning tem se tornado uma opção viável de aprendizagem para as empresas porque, por meio de lições rápidas e objetivas, os colaboradores conseguem reter o conhecimento e aplicá-lo no dia a dia de seu cargo com maior facilidade.

Inclusive, construindo trilhas de aprendizagem personalizadas com o microlearning, as abordagens de ensino podem se apresentar de diversas maneiras, atendendo as demandas dos participantes sobre como se adaptam melhor aos módulos de ensino.

Essa também é uma solução bastante viável para equipes que estão trabalhando de maneira remota no mundo atual ou que estão atuando de forma híbrida.

Portanto, pode-se afirmar que o microlearning é flexível, simplifica o consumo do ensino e engaja os colaboradores que estão participando dos módulos de conhecimento por suprirem suas necessidades de aprendizagem.

No entanto, é preciso se atentar para que não haja erros em sua implementação, então siga as dicas e práticas recomendadas a seguir:

  • Ao elaborar as trilhas de aprendizagem com microlearning, certifique-se de que os conteúdos estejam de acordo com as necessidades de treinamento dos colaboradores da sua organização;
  • Una o microlearning com o mobile learning, solução que permite que os participantes treinem em qualquer hora e lugar que estiverem, simplificando o acesso aos conteúdos;
  • Faça uso de uma plataforma de capacitação especializada para hospedar os conteúdos de maneira intuitiva aos colaboradores, permitindo um acesso rápido no momento de necessidade;
  • Apresente diversas maneiras de abordagens, como vídeos curtos, e-books, infográficos, podcasts, PDFs, guias de orientação e referência, conteúdos de instrução e outras opções;
  • O microlearning também deve ser usado como conteúdo pré, durante e após a aprendizagem, reforçando o conhecimento e a confiança dos colaboradores quando colocarem seus ensinamentos em prática.

5 exemplos de treinamentos que aumentam a performance dos colaboradores

Como visto anteriormente, o microlearning é uma excelente solução para capacitar e desenvolver os colaboradores da sua organização, então acompanhe cinco exemplos de como ele é aplicado em treinamentos corporativos a seguir e aumente a performance dos seus talentos.

Treinamento #1: aprendizagem sob demanda para instrutores

Como o objetivo é elaborar uma capacitação personalizável, simples e efetiva, além de permitir que os colaboradores a utilizem em seu momento de necessidade e para aprender novos conceitos e práticas, a aprendizagem sob demanda funciona da seguinte maneira:

  • O formato do microlearning é imersivo e utiliza de uma abordagem principal que combina vários cenários empresariais e diversos materiais de suporte;
  • Os conceitos apresentados nos materiais devem ser conduzidos através de cenários relacionáveis, ao mesmo tempo que apresenta ferramentas de suporte ao desempenho para impulsionar o aprendizado de cada participante;
  • Para estipular uma experiência imersiva, é aconselhável fazer uso de vídeos e atividades baseadas em podcasts, assim como um layout minimalista e que seja intuitivo;
  • A aprendizagem sob demanda é capaz de aumentar a confiança dos participantes e incentivá-los a aplicarem os conhecimentos ganhos durante os módulos de ensino em suas sessões de treinamento.

Treinamento #2: aprendizagem just-in-time para liderança corporativa

A aprendizagem just-in-time é bastante utilizada para capacitar a liderança corporativa, desenvolvendo suas habilidades técnicas e, principalmente, comportamentais, para levar a equipe ao sucesso. Aqui, ela funciona da seguinte maneira:

  • Formatos apropriados são usados para unir implementar o microlearning na aprendizagem just-in-time, como vídeos, cenários de prática relacionáveis, ampla variedade de ferramentas de suporte, além de uma aprendizagem interativa;
  • Uma variedade de vídeos curtos são usados como modo-chave para o ensino, assim como suporte ao desempenho e cenários de prática curto e intuitivos, sendo que essas soluções promovem a tomada de decisão da liderança corporativa como parte do desafio do ensino;
  • Esta trilha de aprendizagem impacta positivamente na eficiência de profissionais que ocupam o cargo de líder, também promovendo maiores taxas de conclusão de ensino devido ao fato de ser just-in-time.

Treinamento #3: programa de treinamento corporativo para otimizar a cultura da empresa

O programa de treinamento corporativo também pode ser voltado para otimizar a cultura da empresa de maneira consistente e impactante aos colaboradores, além de estimular, de forma intrínseca, uma mudança comportamental positiva, funcionando da seguinte forma:

  • A abordagem de microlearning é usada para garantir o acesso simplificado aos módulos de conhecimento, assim como capacitações adicionais através de avaliações rápidas e a própria gamificação, a qual serve para engajar e envolver os colaboradores no ensino;
  • As atividades gamificadas são intercaladas com verificações cognitivas e práticas através de um layout responsivo com o mobile learning, assim como a continuidade da aprendizagem é assegurada por ferramentas de apoio ao desempenho ao final de cada módulo;
  • Esse programa de treinamento corporativo para otimizar a cultura da empresa apresenta maior engajamento e participação dos participantes, demonstrando aspectos comportamentais da cultura como um resultado positivo de seu impacto.

Treinamento #4: aprimoramento de programas de mentoria para liderança corporativa

Através do microlearning, também torna-se possível aprimorar programas de mentoria para liderança corporativa funcionando da seguinte forma:

  • Os conceitos apresentados durante as trilhas de aprendizagem com microlearning devem ser breves e objetivos, oferecendo um ensino eficiente por meio do celular, simplificando o acesso aos conteúdos em qualquer hora e lugar com o mobile learning;
  • O programa deve possuir módulos ilustrados e personalizados para uma visão panorâmica do conteúdo, além do uso de analogias para transmitir conceitos e prestar suporte ao aprendizado através de infográficos e PDFs;
  • Com este treinamento, a liderança corporativa aprende a aplicar os conceitos de mentoria em suas equipes, melhorando a performance dos colaboradores e aumentando o nível organizacional do negócio.

Treinamento #5: treinando e desenvolvendo os colaboradores

Logicamente, os programas de treinamentos corporativos devem abranger os colaboradores da sua organização, sensibilizando os participantes sobre os aspectos básicos de tópicos importantes para o negócio, como a segurança cibernética, entre outros.

Este treinamento desenvolve e aperfeiçoa as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais, funcionando assim:

  • O microlearning deve ser apresentado de diversas formas, como em vídeos, cenários e simulações rápidas, atividades práticas, além do uso da gamificação para impulsionar o envolvimento dos participantes;
  • Este programa também estimula bastante a comunicação e interação dos colaboradores, proporcionando uma experiência altamente imersiva e eficiente para cada participante;
  • Fazer uso do storytelling para tornar a experiência relacionável aos colaboradores, como colocando um personagem principal que ocupa o mesmo cargo e desempenha as mesmas funções que os participantes.

Inclusive, vale ressaltar que os colaboradores que estão se capacitando em segurança cibernética ou TI devem visitar estes departamentos para estender seus conhecimentos com especialistas, obtendo informações importantes sobre ferramentas e recursos disponíveis para proteção da organização e clientes.

Conclusão

Como visto, é fundamental investir na capacitação e desenvolvimento dos seus colaboradores, e o primeiro passo é entrar em contato com uma solução eficiente e especialista em treinamentos corporativos.

Agora que você conhece os cinco exemplos de treinamentos que aumentam a performance dos colaboradores, converse com um dos especialistas da Niduu e saiba como alavancar o seu time!

Conheça a Niduu!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar