Tudo sobre Remuneração Variável: o que é, quais os tipos e como aplicar

Não é novidade que o dinheiro pode ser um fator determinante e um grande incentivo para manter um talento na sua equipe. Por isso, entre as formas de motivar e recompensar pelo esforço realizado, existe a Remuneração Variável.

Todo gestor sabe que existem diversas dificuldades na hora de realizar um bom recrutamento e seleção, para montar uma equipe eficiente, focada nas metas estabelecidas e que tenha o perfil da empresa. 

Sabe também que mesmo depois de encontrar esses talentos é um desafio mantê-los no seu negócio. 

remuneração variável

É aí que entram as formas de remuneração por trabalho criadas especialmente para estes casos, como a variável, que é uma forma de pagamento além da renda fixa, (que é composta por salário e benefícios).

Atualmente é muito comum encontrar essas políticas de remuneração variável nas empresas, independente do ramo de atuação. 

Um dos motivos para isso é que uma de suas modalidades, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), é regulamentada por lei, como explicaremos a seguir. 

De qualquer maneira, ela funciona como uma recompensa e pode variar de acordo com a performance de cada colaborador, da equipe, ou da empresa como um todo. 

Geralmente, essa remuneração variável está ligada ao cumprimento de metas, ou seja, analisando o desempenho profissional em um período de tempo.

Para entender melhor como funciona, vamos compartilhar com você algumas dicas e informações importantes sobre aquela que pode ser uma das mais eficazes formas de valorizar e motivar sua equipe. Confira! 

O que é remuneração variável?

Esse formato muitas vezes acaba sendo confundido com o próprio salário — que é o montante fixo, pago mensalmente ao empregado. Mas quando se trata da remuneração variável, ela tem suas peculiaridades. 

E além do salário, o funcionário pode receber também: 

  • bônus;
  • premiações;
  • incentivos;
  • participação nos lucros;
  • participações acionárias;
  • E outras regalias.

Com isso, é possível que o profissional de destaque conquiste um montante financeiro significativamente maior no final do mês ou semestre, devido ao seu desempenho em atividades previamente estabelecidas.

E como existem diversas maneiras de oferecer essa remuneração, para definir os melhores dentro do seu contexto, é necessário considerar o perfil da equipe e a cultura organizacional.

No fim das contas, essa nada mais é do que uma estratégia de motivação das pessoas, utilizada pelas grandes e mais bem-sucedidas organizações no mundo. E claro, pode ser aplicada em seu negócio.

Para deixar claro, separamos outros diferentes termos utilizados para tratar desse assunto.

Como é conhecida no mundo?

A Remuneração Variável pode ser encontrada e trabalhada com outros nomes e termos, tanto em português, quanto em inglês. E para que você possa conhecer melhor, separamos os principais. Veja.

  • P4P – Pay for Performance;
  • PRP – Performance-Related Pay;
  • Incentive Pay;
  • Performance-Based Pay;
  • Value-based purchasing;
  • E Variable Compensation. 

No Brasil, você pode encontrar ainda o uso do termo Bonificação de forma frequente, para tratar da remuneração.

Mas para entender melhor, confira alguns exemplos. 

Remuneração variável exemplos: formas de aplicar essa prática

Antes de mais nada é preciso pensar em uma meta que seja específica e concreta, ou seja, que estabeleça objetivos mensuráveis. 

Elas devem ser consistentes e trabalharem juntas com a estratégia da sua empresa, além de realistas: nem fáceis, nem difíceis demais e sempre desafiadoras, com um prazo definido para serem realizadas.

Exemplo disso, são aquelas vinculadas à produtividade, engajamento e avaliação de desempenho.

Existem algumas formas de realizar esse cálculo, uma delas é através da Distribuição: nesse método, o lucro líquido determina o valor total a ser distribuído. 

O bônus para cada colaborador fica atrelado diretamente ao desempenho da empresa em função do lucro e também em função do salário do colaborador. 

É baseado na lógica de que quanto maior o salário, maior é a responsabilidade do funcionário no resultado e, portanto, maior o bônus.

Remuneração variável exemplos

Por exemplo, se o objetivo geral for chegar aos R$ 100.000,00 de lucro líquido em um prazo de 6 meses e esse valor for concretizado, o gatilho de distribuição de bônus é disparado. 

Ou ainda, se a meta for medida por número de clientes e chegarem a esse número dentro do prazo, o bônus será distribuído conforme previamente combinado dentro da empresa.

Esses bônus e gratificações, que são efetivamente RV, fornecem um pagamento via múltiplos de salários. Tendo como referência no mercado 4 salários para a gerência, e 6 salários para a diretoria.

 Mas essas são apenas algumas das possibilidades. Descubra e entenda outros tipos de oferecer esse incentivo aos seus funcionários.

Tipos de remuneração variável

Veja outros tipos de RV disponíveis e utilizados no mercado que separamos e encontre o formato que mais se encaixa com o perfil do seu negócio:

Prêmios e incentivos

Esses bônus ou incentivos podem ser dados em dinheiro ou não. E podem ser para profissionais ou equipes que se destacarem em alguma atividade ou trabalho realizado.

Se a escolha for de presentear sem ser com o dinheiro pode-se optar por viagens, vale compras em dinheiro, vinho, etc, variando de acordo com a meta que foi alcançada.

Comissão de vendas

Utilizada principalmente para área de vendas, a comissão é uma recompensa monetária dada a colaboradores pelo bom cumprimento de metas ou objetivos estabelecidos pela empresa em que atuam. 

A polêmica sobre esse formato é que elas podem deixar de ser um incentivo se o profissional achar que já está bom o valor recebido e não se empenhar tanto quanto poderia.

Prêmio por produtividade

Diferente da comissão por vendas onde o pagamento é variado de acordo com as metas alcançadas, o prêmio por produtividade é uma forma de recompensa dada com base na produção geral de uma equipe ou de forma individual. 

Nestes casos, a empresa pode definir valores fixos a serem pagos aos profissionais ou estabelecer definições específicas do bônus.

Participação


  • Nos resultados:Trata-se do direito dos colaboradores de receberem uma parte em dinheiro referente a resultados obtidos pela empresa como no cumprimento de metas, por exemplo.
  • Nos lucros: Consiste na gratificação dada aos funcionários como parte dos lucros obtidos pela empresa durante o ano ou determinados períodos.

Entenda melhor! 

Remuneração Variável e Participação nos Lucros ou Resultados

Há mais de 50 anos já existe no Brasil, a lei que prevê a remuneração variável, descrita na Constituição Federal e registrada no inciso XI do artigo 7 da CF, entre eles o Programa de Participação nos Lucros ou Resultados, ou PPLR.

 Quem deseja manter a empresa em compliance precisa saber que esse modelo também está regulamentado pela Lei 10.101/2.000, assim como participações acionárias em geral.

Existe uma diferença entre Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e Participação nos Resultados (PPR), mas existe um ponto fundamental na implantação de ambos, que apesar de instituída por lei, não é obrigatória.

Mas vale ressaltar que ao ser instituída, deve garantir os benefícios a todos os colaboradores (independente do nível hierárquico) e a toda a empresa uma vez que resultados e lucros sejam atingidos.

 Para os colaboradores, a preferência é pelo PPR, uma vez que é mais fácil atingir resultados que não estejam atrelados ao lucro. 

 Já com o PLR, apesar de contar com o resultado do trabalho realizado pelos times, pode variar e sofrer influências externas. 

Por exemplo, no caso de acontecer uma crise no setor, ainda que os colaboradores tenham se dedicado, todo o desempenho pode cair por terra porque a empresa pode sofrer consequências e ficar no prejuízo. E sem lucros, sem benefícios.

E agora que já conhece as possibilidades e funcionamento, vamos entender como implementar esses processos. 

Remuneração Variável e Participação nos Lucros ou Resultados

Programa de remuneração variável: como implantar na sua empresa

Ao implantar uma sólida política de remuneração variável, a empresa passa a contar com grandes vantagens. Afinal, estimula o esforço individual e coletivo por melhores resultados. 

Ela ainda incentiva a busca da qualidade de forma geral, promove a redução de custos, despesas e turnover, e pode ajudar a reforçar a cultura da empresa.  

E podem ser também muito relevantes para os empreendedores, atrelando as recompensas aos resultados obtidos para atrair e reter os melhores talentos.

Para aplicar na empresa, siga os passos abaixo.

1) Defina indicadores:

Você estabeleceu uma meta e precisa saber como acompanhar tudo isso. Você precisa decidir o que será avaliado e de que forma, quais serão as ferramentas e métodos usados.

Os indicadores precisam ficar atrelados a metas, que, por sua vez, alinham-se a objetivos estratégicos relacionados à organização como um todo, a um determinado setor, a uma equipe específica, ou mesmo a um funcionário.

2) Defina regras: 

Você provavelmente já ouviu dizer que o combinado não sai caro e você não quer frustrar ou criar problemas com o RV, muito pelo contrário, certo?

Então precisará definir todos critérios de forma clara e justa.

E para fazer isso, você pode criar grupos de pagamento em que sejam feitas ponderações entre setores e níveis de organização (criação de uma fórmula matemática e curva de premiação e dos critérios de elegibilidade).

3) Acompanhe os indicadores com frequência:

Por meio de painéis, televisão, intranet, post its, ou independente da forma, você deve manter à vista a situação da meta.

Esse acompanhamento funcionará como um termômetro para todos os envolvidos, demonstrando se:

  • as metas estão sendo alcançadas ou não;
  • as considerações da equipe estão sendo realizadas de maneira interdependente e engajadas;
  • ainda existem funções que precisam/possam ser melhoradas. 


4) Use ferramentas adequadas 

Existem opções que podem ser compradas e instaladas em computadores ou celulares, para demonstrar o comportamento e avanço da sua equipe.

Você também pode fazer uma análise de risco, para entender o momento da sua empresa e definir uma meta que esteja de acordo com a realidade do seu time.

E se quiser encontrar uma outra maneira de incentivar e motivar os funcionários, você pode investir em treinamentos com a ajuda da Niduu, sejam eles personalizados ou não. 

Assim, além da Remuneração Variável você terá outra alternativa tão eficaz quanto essa para motivar e qualificar a sua equipe.

Então saiba mais e conte com a gente! 

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar