Qual a Importância de Mensurar Engajamento nos Treinamentos da minha Empresa?

 Com a digitalização e automação de processos, as empresas passaram a investir cada vez mais em treinamentos corporativos. E, devido a isso, muitos líderes se viram diante do desafio de ter que mensurar engajamento dentro dos seus programas.

Afinal de contas, de nada adianta dispor esforços para requalificar a equipe, se os membros não estiverem 100% envolvidos com o processo de aprendizagem.

Mas, como fazer para medir a interação dos participantes em relação ao treinamento? Quais métricas é preciso considerar para avaliar o nível de engajamento?

Nesse artigo, mostraremos a importância de mensurar engajamento nos treinamentos corporativos. E o que fazer para medir e otimizar o engajamento no seu programa de treinamento para que, assim, consiga potencializar os resultados do seu programa. Confira!

É Preciso Mensurar Engajamento nos Treinamentos Corporativos dos Colaboradores?

No segmento corporativo, existem várias medições de desenvolvimento da equipe que lideres e gestores realizam. Mas, a medição do engajamento é, sem dúvida, uma das mais importantes.

Mensurar engajamento da equipe nos treinamentos é fundamental para aumentar as chances dos seus colaboradores adquirirem as competências e habilidades necessárias para elevar a produtividade e promover o crescimento do seu negócio.

Apesar disso, as estatísticas mostram que ainda há falhas nesse quesito dentro das empresas. De acordo com o relatório State of the Global Workplace, somente 15% dos funcionários estão engajados no ambiente de trabalho.

Além disso, segundo o Panorama Engajamento Brasil 2018 cerca de 39% das pessoas entrevistas afirmaram que o nível de engajamento não é mensurado nas empresas em que atuam.

Entenda que mesmo com uma alta taxa de participação dos colaboradores nos treinamentos corporativos, sem uma medição adequada do engajamento, o retorno sobre o que investiu em educação corporativa ainda será baixo. 

Isso porque uma parcela considerável da equipe pode não ter interesse no conteúdo oferecido pela empresa. E você sequer tem noção disso. Como resultado, os colaboradores que não estão engajados acabam não desenvolvendo todo o potencial que poderiam.

Como Mensurar Engajamento nos Treinamentos?

Quando se trata de mensurar engajamento de uma equipe nos treinamentos, há muitos desafios, principalmente em identificar quais critérios são válidos para aplicação nesse tipo de avaliação.

Inclusive, o Relatório do LinkedIn sobre Aprendizado no Local de trabalho de 2020 revelou que as empresas precisam entrar em consenso sobre o uso de uma métrica que sirva como guia para avaliação do engajamento.

Atualmente, as empresas quantificam o engajamento a partir do uso de métricas que incluem:

  • Cursos concluídos pelos funcionários
  • As taxas de aprendizagem de todos os colaboradores
  • Detecção de novas necessidades de treinamento

Embora essas métricas sejam úteis, elas não se mostram eficazes na hora de analisar o nível de envolvimento do aluno com o treinamento. Ou então o que ele aprendeu no decorrer desse processo.

Então como mensurar engajamento nos treinamentos corporativos?

Para mensurar engajamento da sua equipe nos treinamentos corporativo, é importante seguir alguns passos. E o primeiro deles é:

1.    Defina o que é engajamento

Engajamento é um termo que pode apresentar inúmeras definições. Ela pode representar desde uma sensação de satisfação no trabalho. Até o compromisso de uma equipe com os objetivos da corporação.

Contudo, existem aspectos que estão ligados a essa expressão nos quais você precisa focar para compreender o que é engajamento. E, com isso, aprender como medir o nível de engajamento dos seus funcionários nos treinamentos. Entre os principais, estão:

mensurar engajamento nos treinamentos

Além disso, um funcionamento engajado sente que é importante para o crescimento da organização. E, por ter plena noção sobre as expetativas que a empresa possui em torno do seu trabalho, recebe o treinamento da melhor forma possível, desenvolvendo suas habilidades e competências de forma efetiva.

2.    Avalie o que de fato é importante

Este é outro passo importante sobre como mensurar engajamento nos treinamentos. Você deve avaliar o nível de percepção dos funcionários em relação ao conteúdo que sua empresa oferece.

Nesse caso, algumas ferramentas como avaliações de conhecimento e questionários de feedbacks podem ajudar bastante. Além disso, também é importante aqui analisar o aspecto colaborativo do aprendizado. Além do levantamento de necessidades de treinamento.

Nós sabemos que é desafiador identificar pontos que necessitam ser melhorados nos colaboradores. Por isso, criamos uma planilha que levanta a necessidade de treinamento da sua equipe aqui.

mensurar engajamento de treinamentos corporativos

3.    Foque nos resultados da aprendizagem

Ao invés de focar em métricas como minutos gastos com aprendizado, procure voltar sua atenção para os resultados do processo de aprendizagem. Ou seja, verifique se as falhas de competência e habilidades da sua equipe estão sendo preenchidas através do seu programa.

Para isso, examine as funções que exigem determinadas habilidades. E verifique se sua equipe está absorvendo as competências necessárias nos treinamentos para executar tais funções com eficiência.

Se por ventura sua analise apresentar incompatibilidades, então é hora de começar a pensar em mecanismos que possam não só estimular o engajamento da sua equipe, como também melhorar o desempenho do seu programa de treinamentos.

Você pode, por exemplo, investir em gamificação, que consiste em um conjunto de recursos aplicados para gerar engajamento nas empresas e potencializar o aprendizado dos colaboradores.

Niduu: Treinando e Mensurando o Engajamento dos Colaboradores da sua Empresa para Você!

Como pode perceber, mensurar bem o nível de engajamento nos treinamentos é fundamental para o sucesso do seu processo de aprendizagem e, consequentemente, da sua empresa. Nesse sentido, a Niduu tem muito a oferecer!

Somos uma plataforma que oferece diferentes soluções em treinamento corporativo para alavancar os resultados da sua empresa, de uma forma simples e interativa. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a otimizar o engajamento da sua equipe!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar