O reconhecimento no trabalho do profissional de RH

É reconhecimento no trabalho que você procura? Muitos profissionais esperam reconhecimento do chefe ou dos colegas de trabalho e, quando isso não ocorre sentem-se desmotivados.

Já outros, por ocuparem cargos onde ficam muito expostos, costumam receber mais olhares e elogios. O principal motivo de insatisfação no trabalho, segundo pesquisas, é a falta desse reconhecimento.

No entanto, é preciso ter cuidado com as métricas de vaidade! O que alimenta o ego não garante o auto desenvolvimento profissional, podendo até prejudicá-lo. Para ter reconhecimento no trabalho aliado à satisfação profissional, é importante focar em medidas que irão realmente te ajudar a crescer profissionalmente.

Como você espera ser reconhecido no trabalho?

É comum escutar profissionais reclamando que trabalham muito e não são reconhecidos, se esforçam e não recebem a valorização que merecem. Isso é muito comum em áreas de suporte de uma empresa, como assistência técnica e TI, uma vez que o foco do reconhecimento direciona-se à área de vendas.

Mas alguns profissionais como coordenadores e analistas de Recursos Humanos/ T&D, que estão sempre viajando, ministrando cursos, e portanto sendo vistos, podem receber mais elogios do chefe e colegas de trabalho. Possivelmente, porque estão fazendo um bom trabalho.

O fato é que como estão mais expostos, obviamente terão mais chances de serem elogiados e reconhecidos pelos outros. O problema está quando esse tipo de reconhecimento serve como medida de desenvolvimento profissional.

Quando o profissional alimenta expectativas de reconhecimento no trabalho, provavelmente vai ficar desmotivado se ele não vier. Um profissional insatisfeito torna-se queixoso. Reclamar não leva a lugar algum, é um caminho totalmente improdutivo. Existem alternativas mais produtivas e saudáveis do que ficar reclamando, que tem a ver com tomar uma atitude para sair desse lugar.

Uma opção é fazer o seu trabalho da melhor forma e ficar satisfeito com isso, e esse ser o seu reconhecimento. Outra opção é começar a procurar outro trabalho, mas ainda sim existe o risco de no novo emprego não ser reconhecido. Uma terceira alternativa é empreender, para que você seja o responsável pelos seus resultados, sem depender de ninguém. O importante é que a ação a ser tomada, seja coerente com as convicções e com o plano de carreira do profissional.

O não reconhecimento pode gerar uma frustração muito grande, a ponto de desmotivar um profissional. Em contrapartida, quando a motivação para o trabalho vem do reconhecimento do outro, o foco não está no auto desenvolvimento profissional.

O reconhecimento no trabalho é responsabilidade da empresa ou do profissional?

Mesmo que você seja um profissional exemplar, que trabalhe muito e com extrema dedicação, pode ser que não seja reconhecido por isso. Da mesma forma, pode acontecer que você tenha um reconhecimento no trabalho e esteja muito feliz e satisfeito.

O problema está quando o profissional busca o reconhecimento no trabalho a qualquer custo. Isso pode ser um sinal de imaturidade emocional, um tipo de carência, que faz com que alguns profissionais procurem no chefe o papel do pai ou da mãe, e esperam serem reconhecidos por eles. A frustração e a insatisfação podem estar ligadas a questões que dizem respeito a você e não aos outros.

A motivação e a satisfação no trabalho não pode depender somente do reconhecimento. A satisfação profissional requer maturidade, e ela deve existir independente do reconhecimento dos outros. O profissional que busca o sucesso profissional, precisa criar autonomia, ter consciência da qualidade do trabalho que faz. Dessa forma assume a responsabilidade para si e cumpre suas tarefas da melhor forma possível. O elogio se transforma em apenas um bônus.

As métricas de vaidade não servem para medir o valor do seu trabalho

As métricas de vaidade, conceito muito utilizado no marketing digital, são feitas a partir de dados que se baseiam na quantidade e não na qualidade. São exemplos de métricas de vaidade a quantidade de likes no facebook, o número de seguidores nas redes sociais, o número de visualizações em uma postagem, etc.. Elas servem para alimentar o ego, mas não ajudam a tomar decisões.

Transpondo esse cenário digital para o mundo das organizações e relações de trabalho, podemos dizer que a frase ‘quem é visto é lembrado’ é uma métrica de vaidade. Profissionais que são vistos, são lembrados e, portanto, com mais chances de serem reconhecidos. É preciso ter cuidado com os elogios que afagam o ego, mas que podem deixar o profissional em uma zona de conforto, fazendo com que deixe de buscar se atualizar profissionalmente.

As métricas de vaidade são métricas superficiais, não servem para medir o autodesenvolvimento profissional. Profissionais que esperam serem vistos, serem reconhecidos, acreditam que somente dessa forma alcançarão sucesso profissional. No entanto, não é o fato de você estar sendo visto e lembrado que vai garantir o seu crescimento profissional.

Para evoluir na profissão, é preciso estar atento a métricas, ou formas de avaliação do seu trabalho, que te ajudem a tomar decisões para alcançar os seus objetivos. O caminho mais seguro para o sucesso profissional passa pela capacitação profissional, uma busca constante por atualizações da sua área de conhecimento.

A importância da atualização no setor de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos não pode ficar de fora das mudanças que estão ocorrendo no mundo inteiro. Muitos profissionais de RH, mesmo sendo reconhecidos no trabalho, seguem receitas antigas que já não funcionam no mercado atual. Os processos tradicionais têm se mostrado ineficazes e prejudiciais à produtividade das empresas. É um setor considerado tradicional, onde mudanças pareciam não serem necessárias.

Com a velocidade da evolução da tecnologia, novas formas de trabalho e talentos surgem a cada dia. As relações de trabalho já não são estáveis e padronizadas e mudam suas configurações constantemente. A rotatividade de talentos e profissionais é uma tendência mundial e aumenta exponencialmente. Todas essas mudanças globais atingem o mundo organizacional e o setor de RH precisa se atualizar para acompanhá-las. Esse cenário deve impulsionar a modernização do setor de RH em um nível global.

Para que o profissional de RH alcance o sucesso profissional e um legítimo reconhecimento no trabalho é fundamental se atualizar, reformulando conceitos e práticas.

4 habilidades indispensáveis aos profissionais de RH

Com tantos desafios pela frente na busca pela modernização e atualização profissional, não podemos deixar de lado algumas habilidades essenciais aos profissionais de RH: competência, cuidado com as pessoas, curiosidade e coragem.

Ser competente não significa apenas realizar um bom trabalho. O profissional precisa dominar suas ferramentas de trabalho, inovando-se sempre. Atualmente, é indispensável estar alinhado com as novas tecnologias e investindo na sua capacitação profissional.

O cuidado com as pessoas diz de uma relação sensível com o outro. Para mediar conflitos e extrair as potencialidades das pessoas é preciso um profundo conhecimento do comportamento humano.

Ser curioso é fundamental para gerir pessoas. É a curiosidade, a inquietação com situações e problemas, que o levarão a buscar as melhores formas de encontrar soluções.

O profissional precisa de coragem para enfrentar as resistências a todas essas mudanças dentro das empresas. Ele precisa ser o principal agente dessa mudança e participar cada vez mais das decisões importantes da empresa. Ele é o responsável em encontrar estratégias que alinhem funcionários e gestores.

Seja um profissional de RH do futuro

O profissional de RH do futuro será um líder. Ele é quem tem as informações e os conhecimentos privilegiados sobre a equipe e as formas de alinhar a comunicação destes com os gestores. Ele é uma ponte entre gestores e funcionários, mediador e apaziguador ao mesmo tempo. Precisa assumir um papel ativo nas estratégias da empresa. Dessa forma o setor irá se modernizar se consolidando como uma peça chave das organizações do futuro.

Ficou claro porque é preciso ter cuidado com as métricas de vaidade para medir o reconhecimento no trabalho? O foco deve estar na constante atualização profissional para acompanhar as mudanças necessárias ao setor de RH.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar