Como Mensurar Resultados de Treinamento Corporativo com o Modelo de Kirkpatrick?

Ao mensurar resultados de treinamento corporativo, você descobre se o ROI foi positivo e se os colaboradores estão, de fato, desenvolvendo suas habilidades e competências. Não mensurar os resultados é negligenciar o seu negócio!

Atualmente, muitas empresas estão optando por transformar treinamentos de sala de aula em capacitações remotas, tanto por questão de custo-benefício quanto por preservar a saúde dos profissionais no momento.

A Bain publicou um estudo onde mostra, através de um infográfico, que a demanda por ensino a distância aumentou durante os últimos meses e a tendência é se manter assim a longo prazo.

Inclusive, o R7 já havia noticiado há alguns anos atrás que o EAD está ganhando espaço no mercado, apresentando um aumento nas matrículas em 17%, o que totalizava mais de 9 milhões de estudantes na época, tanto universitários quanto profissionais já formados.

Porém, com uma demanda tão crescente e necessária pelo aprendizado remoto, o mercado também precisou se atualizar para realizar o acompanhamento e a análise dos frutos do treinamento a distância.

Com isso, o Modelo de Kirkpatrick se mostrou uma solução eficaz para mensurar os resultados corporativos em etapas e chegar a uma conclusão certeira a respeito do retorno da capacitação e do investimento realizado pela empresa.

O que é o Modelo de Kirkpatrick e como mensurar resultados de treinamento corporativo com ele?

O Modelo de Kirkpatrick é a primeira metodologia de avaliação criada e o seu precursor é Donald Kirkpatrick, presidente da American Society for Training and Development

Desde a data de sua invenção, em 1976, o modelo vem sendo aperfeiçoado para mensurar os resultados de treinamentos corporativos de 4 níveis de avaliação.

Nível #1: Reação

O primeiro nível mensura o que os colaboradores pensam sobre a capacitação:

  • O que acharam sobre o conteúdo disponibilizado para aprendizagem?
  • Quais são as expectativas do desempenho e performance após o treinamento?
  • O que é possível de ser melhorado na capacitação?

Aqui, há 3 dimensões que devem ser mensuradas de maneira qualitativa e quantitativa porque a intenção da análise é compreender a percepção dos colaboradores em relação ao ensino:

  • Satisfação do cliente;
  • Relevância da marca;
  • Engajamento da equipe.

Se a sua empresa possui a cultura de dar e coletar feedbacks, aproveita para perguntar aos colaboradores o que acha dos seguintes tópicos, os quais devem ser avaliados:

  • Pedagogia de ensino;
  • Tecnologia e sistemas;
  • Ferramentas de suporte;
  • Instrutores;
  • Gerenciamento do treinamento como um todo.

Dessa forma, as empresas encontram os motivos do porquê as equipes não engajam com o negócio e porque não estão retendo o ensino.

Nível #2: Aprendizagem

Neste nível, as empresas descobrem se os colaboradores absorveram o aprendizado ao coletar dados por meio de pesquisas e avaliações.

Para isso, é necessário estipular as expectativas de desenvolvimento em um certo período de tempo através de metas, assim as empresas analisam a performance do colaborador antes e após a aprendizagem.

O que deve ser mensurado aqui é a produtividade do colaborador.

Nível #3: Comportamento

Os colaboradores, de fato, mudaram seu comportamento e estão aplicando o conhecimento que foi adquirido no treinamento? 

Além da coleta de dados no nível anterior do modelo de Kirkpatrick, é indicado realizar uma pesquisa com as equipes e gestores para saber se os ensinamentos adquiridos estão funcionando no dia a dia da empresa.

Inclusive, há um KPI chamado “drivers necessários”, que são sistemas que reforçam, apoiam, monitoram e recompensam a mudança comportamental dos profissionais, indicando se a capacitação trouxe resultados positivos ou não.

No entanto, para esse nível, alguns elementos são necessários:

Nível #4: Resultados

Chega o momento de mensurar resultados do treinamento corporativo, então calcule o retorno sobre o investimento (ROI) e compare os dados estatísticos coletados até este nível.

As empresas também tem a opção de automatizar a coleta de dados ao contratar uma plataforma de treinamentos corporativos, onde a mensuração é feita em tempo real e os gestores tem a chance de analisar o antes, durante e depois do desenvolvimento de cada colaborador.

Se é isso que você busca, a Niduu pode te ajudar. Conseguimos mensurar todas as taxas de aprendizagem e analisar os resultados de cada colaborador, em grupo ou individualmente, o que possibilita aprimorar as competências e habilidades que os membros das equipes que precisam ser fortalecidas.

Caso ainda não saiba por onde começar, há uma planilha de levantamento de necessidades de treinamento que você precisa conhecer!

treinamento interativo para funcionários

5 Maneiras de Mensurar Resultados de Treinamento Corporativo

Além do modelo de Kirkpatrick, há outras maneiras de mensurar os resultados de treinamentos corporativos, como a análise de indicadores de desempenho e a pesquisa com os colaboradores.

Além disso, há a planilha de avaliação de treinamentos que simplifica a mensuração de dados.

Maneira #1: Taxa de Conclusão do Treinamento

Com a Niduu, há a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, ver quem conclui a capacitação ou quem ainda não finalizou.

Se há profissionais que ainda estão no processo de aprendizagem, mas a performance e frequência do ensino diminuíram, vale relembrar o propósito e incentivá-lo a concluir o treinamento interativo.

Maneira #2: Taxa de Frequência de Acesso

Em caso dos colaboradores estarem acessando a plataforma de capacitação, mas saírem antes de concluírem a lição, é sinal de alerta aos gestores.

Isso acontece porque o ensino não está sendo engajante suficiente para reter a atenção do profissional. Sendo assim, indicamos revisar as necessidades de treinamento dos colaboradores e, também, a qualidade do conteúdo.

Maneira #3: Cultura da Aprendizagem Contínua

A aprendizagem é um processo contínuo porque o mercado está em constante atualização, logo, é essencial analisar e mensurar a taxa de colaboradores que buscam por mais conhecimento por conta própria. 

Quando a empresa possui a cultura de aprendizagem contínua bem implementada, os profissionais têm alto nível de ensino e desempenham as atividades com excelência, refletindo no employer branding e no atendimento ao cliente.

Aliás, a sua empresa precisa otimizar o contato com o público? Conheça os 5 passos para revolucionar o atendimento aqui!

Maneira #4: Dúvidas dos Colaboradores

Quando os colaboradores surgem com dúvidas acerca do treinamento, é um ótimo sinal. Esse é um fator de mensuração porque mostra que os profissionais estão, de fato, engajados com a capacitação.

Disponibilize canais de comunicação para os membros das equipes conversarem entre si e esclarecerem dúvidas uns dos outros, assim reforçam o aprendizado em conjunto.

Maneira #5: Criação Própria de Conteúdo para Auxiliar os Outros

Um grande fator positivo dos indicadores de desempenho são analisar se os colaboradores estão criando conteúdos próprios para dar suporte a outros profissionais que estão tendo dificuldade com o ensino.

As chances de haver um colaborador capacitado para auxiliar os outros é muito alta, então as empresas devem dar atenção na busca desses talentos e, claro, mensurá-los.

Considerações Finais sobre Mensurar Resultados de Treinamento Corporativo

É importante enxergar as capacitações como um processo contínuo de aperfeiçoamento para que os colaboradores mantenham a empresa a nível competitivo no mercado.

Então como você pôde ver, é através da mensuração de resultados que os negócios tem as respostas para as seguintes perguntas:

  • O retorno sobre o investimento das capacitações corporativas está sendo positivo?
  • Os seus colaboradores estão, de fato, aprendendo com os treinamentos?
  • Há outras lacunas de conhecimento que devem ser preenchidas?
  • Os gestores estão dando suporte no treinamento dos colaboradores?
  • Quais são os benefícios que a empresa obtém com tudo isso?

Essas perguntas são fundamentais para determinar se as capacitações estão trazendo resultados palpáveis para a companhia. 

Portanto, foque em mensurar resultados de treinamento corporativo e tenha o auxílio da Niduu para isso, entre em contato agora!

treinamento interativo para colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar