4 Práticas para Analisar Competências e Habilidades de Profissionais

Para analisar competências e habilidades dos colaboradores, é preciso reunir as melhores avaliações de aptidão para descobrir os níveis de conhecimento e identificar lacunas de aprendizado que devem ser preenchidas.

Isso é importante para determinar se novos treinamentos são necessário, afinal, em um mercado onde há tanta concorrência e mudanças constantes, os profissionais precisam estar preparados para o futuro.

Um artigo apresentado no World Economic Forum mostra:

  • 50% dos colaboradores devem atualizar suas competências até 2025;
  • O pensamento crítico e a resolução de problemas estarão no topo da lista de habilidades necessárias de serem desenvolvidas nos próximos anos;
  • Este ano, novas habilidades estão sendo pautadas como sendo exigidas para desempenhar uma função de excelência, como autogestão, resiliência, aprendizagem ativa e flexibilidade;
  • Há pesquisadores que afirmam que cerca de 40% dos profissionais precisam se requalificar nos próximos seis meses ou menos.

Sendo assim, atente-se em conhecer aptidões dos colaboradores da sua empresa e, quando houver um processo seletivo, certifique-se de analisar competências e habilidades dos novos talentos.

A planilha de recrutamento e seleção ajuda você durante os processos seletivos.

Há algumas técnicas que servem para analisar as hard e soft skills dos profissionais. Estaremos apresentando essas técnicas aqui, em 4 práticas que você pode utilizar na sua empresa.

#1: Mapeamento de Competências e Habilidades

Em um primeiro momento, você precisa mapear quais são as habilidades, competências, conhecimentos e comportamentos específicos que a sua empresa necessita dos profissionais.

Assim, é possível analisar se as aptidões estão de acordo com o que a empresa demanda.

Com o mapeamento feito, você analisa as habilidades e competências dos colaboradores:

  • Quais são as aptidões que não possuem, mas precisam adquirir;
  • Quais são as aptidões que precisam ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas;
  • Como cada profissional deve aprimorar cada habilidade.

Lembre-se que as competências dependem do cargo que o colaborador ocupa.

#2: Competências e Habilidades na Prática

Durante os processos de recrutamento e seleção, é indicado incorporar práticas que tornem possíveis observar as aptidões dos candidatos. Você pode adicionar das seguintes maneiras.

O Momento da Contratação

Na etapa de contratação, planeje alguma atividade prática em que o candidato coloque as competências e habilidades em ação. Assim você consegue avaliar se tais aptidões estão de acordo com as necessidades do cargo.

Inclusive, aproveite esse momento para apresentar as funções da vaga para o candidato e saber se atende o que ele busca como emprego. Essa implementação auxilia no combate das altas taxas de rotatividade, que gera altos custos para a empresa.

Analise de competências e habilidades turnover

Estratégias de Desenvolvimento

O que acha de realizar uma avaliação de desempenho para conhecer os níveis das aptidões dos seus colaboradores?

Para profissionais que já integram o time da sua empresa, essa é uma excelente maneira de conhecer suas habilidades e competências e, assim, buscar pelo aperfeiçoamento onde ainda apresentam alguma dificuldade.

Buddy Up

O buddy up é uma prática em que os colaboradores mais antigos se voluntariam para dar suporte aos novos talentos quando surgem dúvidas ou precisam de auxílio. 

Os responsáveis por dar suporte têm a possibilidade de conhecer as habilidades e competências dos recém-contratados e ajudá-los a desenvolver suas aptidões

Além disso, é um exercício para estes colaboradores voluntários atualizarem seus conhecimentos sempre que novos talentos chegam na empresa.

#3: Avaliações de Competências e Habilidades

As avaliações de competências e habilidades que serão abordados abaixo são maneiras de identificar aptidões que devem ser melhoradas e, após o treinamento, avaliar o aperfeiçoamento de cada hard ou soft skill necessária para as funções da empresa.

Competências e habilidades planilha avaliação treinamento

Autoavaliação

Aos colaboradores que compartilham da visão da empresa e busca estar em constante evolução, a autoavaliação é uma forma de analisar o autodesenvolvimento e performance no negócio.

Para os profissionais que assumem esse tipo de postura, comece a pensar em alguma maneira de celebrar sua dedicação. Pode ser algum prêmio ou uma forma de destacá-lo dos outros. Isso estimula esse colaborador e incentiva os outros a assumirem tal postura também.

Avaliação de Hierarquia

Com o mapa de competência e habilidades em mãos, a avaliação é feita com todos os colaboradores para analisar o nível de aptidão que possuem. 

Cada avaliação é elaborada conforme o cargo ocupado. Dessa forma, é possível mensurar as lacunas de conhecimento de cada profissional, de onde eles estão para onde a empresa necessita que eles estejam.

Aqui, também é possível verificar se o colaborador precisa de maior atenção em certas aptidões, se requer práticas adicionais ou orientações para auxiliar a atingir os níveis de conhecimento exigidos pelo cargo.

Feedback

Os feedbacks são métodos avaliativos importantes porque são diretos e construtivos, além de virem da percepção de um colega ou superior.

Inclusive, avaliações de clientes também são importantes para identificar as lacunas de habilidades e competências que os colaboradores têm na prática e, assim, dar início em seu aperfeiçoamento para atender as expectativas da empresa.

Geralmente os feedbacks são direcionados aos líderes e, depois, passados aos profissionais de maneira privada e empática.

GAPs de Competências e Habilidades

Essa avaliação é dada para conhecer os níveis de conhecimento do colaborador e comparar com os níveis de habilidades e competências exigidos pelo cargo que ele ocupa. Esses GAPs podem ser avaliados tanto em grupos quanto de maneira individual.

Teste Psicométrico

O teste psicométrico se trata de avaliações que traçam as características psicológicas de cada profissional. Dessa forma, as suas soft skills, que são habilidades de nível interpessoal, são compreendidas e analisadas.

#4: Desenvolvimento Contínuo

Para uma empresa acompanhar o mercado, é preciso investir em seus colaboradores. Portanto, treinamentos corporativos são uma parte da rotina dos negócios de sucesso para manter os profissionais alinhados com as metas da empresa.

No entanto, é bom quando os colaboradores tomam a frente da situação e se desenvolvem de maneira independente, certo?

Então estimule a cultura de aprendizagem contínua!

Conheça a Niduu!

Você já sabe a importância de manter as competências e habilidades dos seus colaboradores atualizadas para que a sua empresa continue em nível competitivo no mercado, porém, você também precisa de uma solução em treinamentos corporativos.

Para isso, conheça a Niduu para conhecer as melhores soluções de treinamento para os níveis de conhecimento dos seus colaboradores.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar