A mecânica dos jogos que vai mudar sua empresa

A mecânica dos jogos pode mudar sua empresa. O que você prefere: passar uma manhã fazendo anotações e ouvindo palestras, ou passar algumas horas participando de competições, ganhando prêmios e colaborando com a vitória de seu time em uma competição? E que tal se, ao invés de ter de escolher entre um e outro, você pudesse juntar as duas coisas? É isso o que a gamificação faz.

Gamificação é o processo de utilizar a dinâmica dos jogos em situações que não visam apenas o entretenimento, mas também o aumento da produtividade, uma mudança de comportamento, ou o aprimoramento e obtenção de conhecimentos e habilidades.

Em outras palavras, a Gamificação é o uso de mecânicas de jogos para resolver problemas práticos de uma companhia, seja na produção, nas vendas, em treinamentos ou em várias outras atividades.

Ao utilizar a Gamificação em sua empresa você obterá um maior comprometimento de sua equipe, conseguirá realizar mudanças mais facilmente e estimulará a inovação. Por meio da Gamificação os colaboradores conseguem se adaptar mais rapidamente às mudanças e se engajar mais com as tarefas (que se tornam mais interessantes e menos mecânicas).

As atividades da rotina de trabalho podem ser divididas em tarefas menores, com menor prazo, permitindo reter a atenção do colaborador em cada etapa que pode ser realizada com maior dedicação. Além de uma constante sensação de avanço ou ganho a cada etapa concluída. Consequentemente, os colaboradores se mantêm engajados ao longo de todo o processo.

Recompensas da Mecânica dos Jogos

Pessoa jogando Mário no celular

O principal motivo para que alguém participe de uma atividade – como um treinamento, por exemplo – são as recompensas. Na Gamificação, existem mecânicas de recompensas de curto prazo que ajudam a engajar as equipes.

Dentre essas mecânicas destacam-se status (reconhecimento por meio de um rankingbadges, etc), acesso a itens exclusivos (recursos, informações privilegiadas, ferramentas), brindes etc. Um exemplo de uso de recompensas na relação entre empresas e clientes são os programas de recompensa das operadoras de cartão de crédito.

Na maior parte do tempo os colaboradores têm como principal foco a realização de suas funções e o atingimento de metas da rotina de trabalho. Participar de treinamentos e desenvolvimento não é uma prioridade por muitas vezes ser entendido como um desvio do foco principal.

Desse modo, a criação de mecanismos de recompensa e de atividades lúdicas é essencial para a motivação da equipe e para o entendimento de que os treinamentos são importantes para potencializar resultados.

A Gamificação da rotina da empresa pode motivar os colaboradores por meio de feedback instantâneo, badges (similar às condecorações das forças militares), metas tangíveis e de curto ou médio prazo, competitividade e colaboração, e aprendizado prático.

Uma boa dica é desmembrar grandes projetos em projetos menores. Ao invés de metas que precisam ser atingidas em um ano, a empresa pode optar por metas intermediárias que devem ser atingidas a cada 3 meses, por exemplo. A cada objetivo completado, assim como nos games, vale alguma forma de reconhecimento pelo avanço.

Mecânicas de Gamificação

Dentre as mecânicas usadas para aumentar a eficácia da Gamificação estão restrições,pontuações, conquistas, comentários, compromisso dinâmico (o jogador precisa fazer determinada ação, periodicamente, para ganhar uma recompensa) e reforço negativo(jogador precisa realizar uma ação para não ser punido), dentre outros.

Para tornar a dinâmica mais atrativa, pode-se utilizar mecânicas como a troca de presentes, competição, desvendar mistérios, se imaginar como um personagem (um guerreiro ou um bruxo, por exemplo), permitir-se ser infantil, transformar a realidade ou rir de momentos cômicos.

Como fazer uma Gamificação de sucesso

Seja na rotina da empresa ou em processos de capacitação, a Gamificação precisa seguir um roteiro para ser bem-sucedida. Confira:

1. Identifique a cultura da empresa, objetivos do negócio e entendimento do usuário

2. Defina o problema a ser resolvido (por meio de entrevistas, questionários, observação, diários, dentre outras possibilidades)

3. Compreenda o perfil dos jogadores

4. Determine a missão, com base nos objetivos da empresa e/ou do treinamento

5. Desenvolva a história da dinâmica (uma boa dica é usar analogias com games reais. Por exemplo, a cada venda realizada o jogador ganha um “porquinho” para sua “fazenda”)

6. Implemente a dinâmica, mensure a avalie (analise o número de participantes envolvidos, aumento da produtividade e nível de satisfação dos participantes).

Benefícios de usar Gamificação em treinamentos

Recompensas da Mecânica dos Jogos

A Gamificação aumenta a eficácia dos treinamentos por meio de diversas vantagens. Confira as principais:

  • Integração

O foco da Gamificação é justamente a integração dos participantes e a troca de experiência. Por meio das mecânicas de jogos, o colaborador pode tanto aprimorar suas capacidades como entender as necessidades de quem está tendo dificuldades de lidar com determinada situação.

Essa integração é particularmente valiosa para os líderes e coordenadores, que podem identificar os potenciais e as deficiências de seus colaboradores, auxiliando o profissional a utilizar toda a sua capacidade.

  • Maior aprendizado

Colaboradores envolvidos com dinâmicas de trabalho gamificadas tendem a apresentar resultados mais criativos e serem mais proativos, com melhoras na capacidade cognitiva, melhor comunicação e com habilidades aprimoradas de planejamento e liderança.

(Aqui neste post você entenderá mais benefícios do uso da gamificação no T&D, suas aplicações e cases de sucesso.)

Em que momentos se pode usar a Gamificação?

A Gamificação pode ser implementada de acordo com os objetivos de um treinamento e com a realidade da organização. Sua empresa deve investir em Gamificação quando:

  • Seus colaboradores têm dificuldade de trabalhar em equipe;
  • Os coordenadores e gerentes não estão conseguindo usar todo o potencial de cada colaborador e, por isso, a equipe não consegue entregar bons resultados, criando um ciclo vicioso. Como a equipe não entrega bons resultados, os liderem não confiam na equipe que, em troca, não confia na liderança;
  • Os departamentos não têm uma visão clara do próprio papel na organização;
  • Os líderes, incluindo a diretoria, não sabem usar a força da comunicação para motivar a equipe;
  • Os prazos estão sendo constantemente descumpridos.

Ao empregar Gamificação para solucionar estes problemas os seus colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, entenderão mais facilmente a importância de se trabalhar em equipe para obter ótimos resultados. Também estarão mais motivados por meio da liderança e usarão a criatividade para resolver problemas. A Gamificação também ensina os colaboradores a definir os papeis de cada um, dentro de suas áreas de atuação, a importância de ter um objetivo em comum e a importância da comunicação e da gestão do tempo.

Gamificação x jogos x jogos sérios

Por estar tão focada em dinâmica de jogos, Gamificação pode ser facilmente confundida com “jogos” ou “jogos sérios”. Mas esses são conceitos bem diferentes. Um jogo é apenas um entretenimento, um passatempo sem propósito maior do que lazer. Jogos sérios são jogos com objetivos diferentes do lazer, como educação.

Já a Gamificação é muito mais que isso. A Gamificação é o uso das mecânicas de jogos para engajar e treinar pessoas com o fim de obter resultados como: aumento nas vendas, diminuição de custos ou qualquer outra métrica importante para uma organização.

Está pronto para usar a Gamificação e aumentar a produtividade de sua equipe? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para educação corporativa da sua empresa.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar