Por favor, não contrate uma plataforma de LMS antes de ler este artigo!

Gostaria de começar este artigo com a seguinte frase:

Não use uma bazuca para matar uma formiga!

Esta é a sensação que eu tenho quando alguém diz que está contratando uma plataforma de LMS - Learning Management System ou os arcaicos AVA's - Ambientes Virtuais de Aprendizagens como são chamados no Brasil.

A maioria dos LMS estão no mercado há mais de 15 anos. Lembro que eu desenvolvi um em 2007 para uma Universidade Virtual e em 2012 apresentei um plugin para o maior LMS do mundo, o Moodle, muito usado nas Universidades do mundo todo, até por ser gratuito e código aberto.

A grande pergunta é: qual é o seu objetivo investindo em uma plataforma LMS? Será se você realmente precisa de tantas funcionalidades em uma plataforma para resolver a sua necessidade?

Facebook X Instagram e o seu engajamento

Eu gosto sempre de comparar Facebook X Instagram.

O Facebook não para de cair o engajamento e número de usuários, enquanto o Instagram se mantém. Você já percebeu um tanto de opções que o Facebook tem? Muito poluído em termos de informações, funcionalidades e de interface em geral.

O Instagram é mais simples, entrega o conteúdo em pedaços curtos e mais engajantes.

Será se o seu colaborador precisa de tantas funcionalidades em uma plataforma LMS?

Será se uma interface com tantas funcionalidades vai engajar de fato o seu colaborador e fazer com que assim você alcance o seu objetivo?

O LMS está se tornando o museu de PDF's e Vídeo-Aulas

Quanto já foi investindo em LMS nas empresas e em objetos de aprendizagens pouco engajantes? Que ninguém acessa. Cheio de funcionalidades, robusto e que

Um dia desses aqui na Niduu, ao conversar com uma grande empresa brasileira, eles verificaram que dos 2000 objetos de aprendizagem que tinham na plataforma LMS deles, apenas 400 foram acessados até hoje.

Não estou nem falando de APRENDIZADO. Estou falando apenas de ACESSO!

Milhões de reais mal investidos. Aprendizado? Pouco importa, o importante é dizer que está com a plataforma que faz o melhor marketing do mercado.

O futuro dos LMS é se tornarem um grande museu, mas não um museu da aprendizagem e, sim, um grande repositório de materiais, slides, PDF's longos e chatos, questionários, vídeo-aulas no modelo tradicional com um professor com aula expositiva ou mesmo um "bonequinho falante".

Aqui é o principal ponto:

Os LMS acabam se tornando obsoletos por muitos serem uma simples adaptação para o meio digital das práticas tradicionais de aprendizagem: apresentação de conteúdo e verificação de retenção de informações.

Isso passa longe dos novos modelos de treinamentos, onde tanto o T&D quanto o colaborador anseiam por maior participação nos treinamentos e real compreensão dos temas abordados e não uma mera transposição de conteúdos.

Agilidade, Universal, Relevância, Rastreabilidade e Engajamento (AURRE)

Vivemos uma nova era em que as informações deve chegar rápido e oferecendo uma boa experiência para os usuários.

A sua plataforma de Aprendizagem deve estar estruturada nesses 5 pilares - AURRE:

  • Agilidade: ela entrega o conteúdo de uma forma rápida, assim como o Instagram?
  • Universal: ela se estende a tudo (independente do local e infraestrutura) e a todos (independente da formação educacional das pessoas)?
  • Relevância: o colaborador consegue de fato aprender? É relevante para eles?
  • Rastreabilidade do Aprendizado: você consegue comprovar para a sua empresa o que o colaborador aprendeu e não aprendeu? Quais são os gaps de conhecimento deles?
  • Engajamento: os colaboradores estão cumprindo o que de fato foi planejado em termos de cursos e trilhas?

Percebam que eu não estou falando de funcionalidades e sim de características que a sua plataforma deve ter.

Agora sim, quais são as funcionalidades ou estratégias que ajudam a sua plataforma a alcançar os 5 pilares AURRE.

  1. Experiência mobile nativa: verifique se plataforma foi desenvolvida com o conceito de Mobile First, conforme o Google indica. O conteúdo foi desenhado e a plataforma pensada para entregar uma experiência incrível no mobile? Lembre-se: o número de vendas de computadores (desktop) já estão em queda.
  2. Gamificação:
  3. Microlearning:


O Presente / Futuro

Novas aplicações poderão personalizar a aprendizagem e criar relatórios mais assertivos sobre o resultado dos treinamentos, permitindo um melhor acompanhamento desses, inclusive.

Os LMS adapta modelos tradicionais à era digital, mas ainda assim não conseguem proporcionar uma verdadeira autonomia de aprendizagem.

Os conteúdos são apresentados em módulos que variam de textos, vídeos, áudios, apresentações ou perguntas avaliativas, trazidos de forma linear, onde nem sempre quem estuda consegue acompanhar à sua maneira. Dessa forma, quem estuda precisa se adaptar ao sistema, quando na verdade deveria ser o contrário.

No entanto, é previsto que algumas novas plataformas sejam uma evolução do LMS ou que rodem sobre eles. O que é uma boa notícia para empresas que já utilizam o sistema há algum tempo, pois poderão aproveitar o grande banco de dados gerado por ele ao longo dos muitos treinamentos. No entanto a nova geração da educação corporativa será mais rica, mais interativa e não ficará limitada aos protocolos restritivos dos LMS.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar