Plataforma de treinamento: por que promover a capacitação remota?

Através da plataforma de treinamento corporativo, a sua empresa ganha destaque no mercado ao promover o desenvolvimento de colaboradores e otimizar os processos empresariais. Mas por que fazer uso dela?


Com a transformação digital sendo requisito para as organizações se manterem competitivas no mercado, a plataforma de treinamento corporativo é a solução ideal para o treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Por meio dela, um ambiente virtual de aprendizagem é adotado, agregando diversos benefícios para os envolvidos, assim como resultados significativos para o negócio.

No entanto, o que é esta plataforma, quais são seus benefícios e como é possível acompanhar a transformação digital através dela? As respostas para estas neste conteúdo!

O que é plataforma de treinamento?

Uma plataforma de treinamento consiste em um sistema que permite a unificação da aprendizagem em ambiente virtual.

Dentro deste ambiente, diversos recursos e ferramentas digitais são disponibilizados aos usuários para que sua experiência seja otimizada e o ensino se torne eficiente. Alguns exemplos incluem:

  • Abordagens variadas de compartilhamento de conhecimento;
  • Módulos de aprendizagem rápidos e objetivos para fixar o ensino;
  • Mecânicas de jogos capazes de estimular o engajamento dos usuários;
  • Possibilidade de realizar as capacitações por meio de dispositivos móveis, e mais.

Logo, com este novo modelo de ensino, as capacitações tradicionais passaram a ser consideradas obsoletas, mas por quê? 

Como conta o fundador da EdX para o Times Higher Education World University Ranking, Anant Agarwal, 75% dos orientadores ou palestrantes relataram vivenciar os benefícios da migração da aprendizagem tradicional para a virtual.

E um estudo publicado na Harvard Business também aponta as seguintes constatações:

  • A absorção do conhecimento é estimulada por meio de conteúdos ricos e que engajam os participantes, mesmo que suas rotinas já estejam preenchidas por outras atividades;
  • É mais simples estimular o foco das pessoas em uma jornada de aprendizagem quando os materiais são preparados especificamente para suas lacunas de conhecimento;
  • Os millennials - profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho recentemente - se sentem mais motivados quando os conteúdos são simples e objetivos, se contrapondo a assuntos que são mais chamativos no mercado.


A importância da capacitação no ambiente corporativo

Por meio da plataforma de treinamento online, os colaboradores conseguem desenvolver e aperfeiçoar suas competências técnicas e comportamentais, assim como combater as lacunas de conhecimento com eficiência.

Com isso, além dos resultados comprovadamente positivos para os talentos, os resultados da própria organização também são alavancados por investir na preparação da equipe à prestar um atendimento de alta qualidade aos consumidores e clientes.

Inclusive, diversos outros benefícios são atingidos. Por exemplo:

  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Minimização da rotatividade e aumento da retenção de talentos;
  • Otimização da aprendizagem multifocal;
  • Melhoria do clima organizacional e da cultura da empresa;
  • Impulsionamento da vantagem competitiva da organização.

Para identificar quais são as necessidades de treinamento dos seus colaboradores, opte por realizar a análise SWOT ou mensurar os indicadores de desempenho da sua empresa.

Plataforma de treinamento online x offline: entenda o recurso remoto 

Quando falamos sobre plataforma de treinamento online, é comum imaginarmos uma capacitação remota em que necessite de acesso à internet. No entanto, também é possível realizar a aprendizagem de maneira offline. 

Mas afinal, qual é a diferença? Veja:

  • Online: as aulas podem ser assistidas em tempo real e a interação com os demais participantes ma acontece de maneira ativa na plataforma;
  • Offline: caso o conteúdo seja gravado, este modelo serve apenas para acompanhar as aulas que foram carregadas anteriormente, quando havia acesso à internet.

Por que essa ferramenta revolucionou o futuro dos negócios?

A plataforma de treinamento - tanto em seu recurso online quanto offline - revolucionou o futuro dos negócios devido à possibilidade de agregar resultados mais eficientes para colaboradores e empresas.

Além disso, impulsionou a experiência dos talentos nas organizações, passou a capacitá-los de maneira eficiente, e permitiu que se desenvolvessem em qualquer horário e lugar, independente das circunstâncias.

Isso representa um grande avanço em questões relacionadas aos treinamentos corporativos, como em dificuldades vivenciadas antigamente e melhorias que deveriam ser realizadas nas capacitações tradicionais.

Logo, pode-se afirmar que a plataforma de treinamento é uma ferramenta que chega ao mercado para ficar, além de seus demais benefícios.

Plataforma de treinamento: os 5 benefícios para colaboradores e empresas

As plataformas para treinamento online proporcionam inúmeros benefícios para quem realiza sua implementação. Conheça os cinco principais abaixo.

Benefício #1: flexibilidade na aprendizagem

Por meio das plataformas de treinamento, a aprendizagem é flexível devido a dois grandes aspectos:

  1. O fato de ser possível realizar o ensino através de dispositivos móveis;
  2. A disponibilização das capacitações em uma única plataforma.

Sendo assim, não é necessário retirar os colaboradores de seus postos de trabalho. Basta que possuam acesso à internet para ganhar a possibilidade de se capacitarem em qualquer hora que houver disponível e em qualquer lugar.

Este recurso é comumente conhecido como mobile learning, também chamado de aprendizagem móvel.

E a possibilidade de realizar a junção de diversos treinamentos na mesma plataforma, independente se são capacitações normativas periódicas ou adicionais para suprir as lacunas dos talentos.

Benefício #2: redução de custos

Como visto na tabela pautada neste conteúdo, a redução de custos se compararmos os modelos tradicionais de capacitação aos modelos atuais é visível.

Quando uma plataforma de treinamento é implementada na sua empresa, não há custos com deslocamento e alimentação de colaboradores, locação de espaço e cachê de palestrantes, entre outros valores.

Os custos resultantes de uma plataforma são, em suma, apenas os valores do investimento na elaboração dos conteúdos.

E quando surge a necessidade de atualizar os materiais, não é preciso realizar novas capacitações como o treinamento tradicional demanda. Basta alterar os conteúdos já disponibilizados na plataforma para que os talentos acessem.

Benefício #3: diversas abordagens de ensino

Cada pessoa aprende em seu próprio ritmo e maneira. Conclusivamente, o que funciona para um pode não funcionar para outro. E a melhor maneira de contornar esta situação é entregar diversas abordagens na plataforma de treinamento online.

Confira alguns exemplos de abordagens de ensino para serem disponibilizadas:

  • Podcast;
  • Vídeo;
  • Infográfico;
  • Realidade virtual;
  • Dinâmicas em grupo;
  • Testes;
  • Texto, entre outras opções.

Benefício #4: personalização do ensino

Um outro grande benefício que as plataformas entregam às empresas é a chance de personalizar o ensino. Porém, o que isso significa?

A personalização consiste em identificar as lacunas dos colaboradores para elaborar os melhores conteúdos para cada um, estimulando seu engajamento por meio das mecânicas de jogos e fazendo uso do melhor método de treinamento para a equipe.

Estes métodos podem incluir um dos citados abaixo ou a junção dos que são plausíveis para sua organização:

Benefício #5: acompanhamento do desenvolvimento

Um grande diferencial da plataforma de treinamento é a chance que os gestores e liderança corporativa ganham de acompanhar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos colaboradores.

Em outras palavras, torna-se possível visualizar o avanço individual dos talentos no decorrer da aprendizagem, identificando suas facilidades e dificuldades em relação às competências técnicas e comportamentais pautadas na plataforma.

Inclusive, ao final da capacitação, é indispensável realizar a mensuração de resultados por meio do modelo de Kirkpatrick, Phillips ROI ou avaliação somativa e formativa.

Porém, se você ou sua empresa ainda não estão acompanhando a transformação digital e todas as vantagens que vêm com ela, veja quais são as melhores dicas a seguir para não ficar de fora.

Dicas para não ficar de fora da transformação digital

Existem três grandes dicas importantes para que sua organização consiga acompanhar a transformação digital e se manter em nível competitivo no mercado:

  1. Promoção da mudança de mentalidade no negócio, estimulando a modernização e os avanços tecnológicos nos setores empresariais;
  2. Investimento em plataformas de treinamento que fazem uso de diversas abordagens, metodologias e, principalmente, a gamificação;
  3. Implementar ferramentas capazes de otimizar os processos empresariais, como computação em nuvem e big data

Mas se você ou sua empresa ainda não tem segurança em embarcar na transformação digital, conte com o auxílio da Niduu ou saiba como escolher a melhor plataforma de treinamento ao clicar aqui.

Conheça a Niduu e forneça treinamentos de alto nível.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar