Plataforma de Treinamentos para empresas: tudo que você precisa saber

Uma plataforma de treinamento é, normalmente, uma plataforma que utiliza da tecnologia e internet para promover cursos e aulas no geral, a serem realizados na modalidade a distância.

As plataformas de treinamentos têm sido cada vez mais buscadas por empresas como alternativas práticas e eficientes para o desenvolvimento de colaboradores, e nós vamos te apresentar uma visão geral do assunto.

plataforma de treinamentos

O que é uma Plataforma de Treinamentos para Empresas?

Para empresas, os principais produto desse tipo de plataforma são geralmente os treinamentos empresariais. 

Em boas plataformas, esses treinamentos contam com metodologias de ensino tecnológicas para otimizar o processo, tanto para colaborador quanto para empresa.

Existem diversos tipos de plataformas de treinamentos, mas a melhor solução para sua empresa será, certamente, as que promoverem o uso da tecnologia com mais eficiência, gerando os melhores resultados.

Não Contrate uma Plataforma de Treinamentos LMS Antes de Ler Isso!

Se você está planejando utilizar uma plataforma de treinamentos para desenvolver seus colaboradores, você certamente já ouviu falar do LMS - Learning Management System (ou Sistema de Gestão da Aprendizagem em português), utilizado por empresas, escolas e até universidades na aprendizagem remota.

O LMS foi uma das primeiras grandes ferramentas de aprendizagem a distância, promovendo melhor gestão e utilizando da tecnologia para auxiliar o processo de treinamentos para empresas. 

No entanto, como tudo na era digital, a velocidade de transformação exige a capacidade de adaptação e reinvenção, e o LMS parece ter parado no tempo. Segue o artigo que te explicaremos os porquês.

LMS é Ultrapassado e Traz Desvantagens para o Negócio

O LMS auxilia na gestão e viabiliza o processo de aprendizagem a distância, o que poderia trazer para seu negócio vantagens como a redução de custos, a praticidade e a flexibilidade de horários.

No entanto, o LMS é uma alternativa ultrapassada: alguns métodos LMS datam dos anos 90, sendo que se tornaram bastante populares no início dos anos 2000. 

Neste período, o LMS era, de fato, uma revolução na área de aprendizagem, mas acabou perdendo-se no tempo, uma vez que não se modernizou e sequer se reinventou junto ao grande período de massificação da internet dos últimos anos.

E em quais pontos o LMS acabou ficando obsoleto? Te explicamos:

LMS é um conceito

O LMS é uma metodologia muito mais subjetiva do que de fato padronizada. Isso significa que você não vai encontrar uma fórmula pronta de LMS, ou seja, cada empresa deverá desenvolver seu próprio LMS. 

Você pode ou não utilizar plataformas pré-existentes, mas, no geral, não existe padrão. Por essa razão, o LMS pode deixar de ser uma opção tão prática quanto as mais novas alternativas do mercado, que oferecem o serviço completo.

LMS é pouco amigável

As plataformas pré-existentes usadas para implementar o LMS costumam ser  extremamente carregadas de conteúdo e informações, e por consequência pouco amigáveis. 

No geral, a experiência do usuário nessas plataformas não é pensada para ser algo intuitivo e mesmo visualmente agradável, o que pode gerar distrações e mesmo dispersar o colaborador do foco da aprendizagem.

LMS é cansativo

O LMS é, inicialmente, uma maneira de transpor todos os tradicionais métodos de ensino presenciais para o ambiente virtual. Isso significa que as plataformas de treinamento acabam se tornando, com o tempo, grandes repositórios de extensos PDFs.

O conteúdo é ministrado de forma extensa e cansativa, onde o colaborador se encontra em uma posição passiva em relação a todo o processo. Por essa razão, há pouco engajamento do usuário nesse formato em relação a outros mais “jovens”.

LMS e dificuldade de metrificação

Em plataformas de treinamentos LMS, acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores é muito difícil, e por vezes quase impossível. Isso ocorre porque não existe um sistema de metrificação universal.

Por isso, cada gestor deverá estabelecer critérios de metrificação, o que, além de pouca praticidade, também encontra dificuldades no fato de que, no geral, as plataformas pré-existentes não conseguem estabelecer essas métricas por si só.

Benefícios da Microlearning em Relação ao LMS

As melhores plataformas de treinamentos que buscaram se modernizar entenderam que não basta disponibilizar uma plataforma, mas toda a experiência do usuário, desde interface a retenção de conhecimento, deve ser pensada.

A geração Y (millenial) é cada vez a mais numerosa dentro do mercado de trabalho, e são caracteristicamente práticos, imediatistas e buscam resultados. O perfil desse novo profissional abriu as portas para a Microlearning.

A microlearning é um método de aprendizagem remota que busca maior resultado em menos tempo. Consiste em “pequenas doses” de conhecimento focados em um mesmo objetivo.

A metodologia da microlearning promove maior absorção do conhecimento pelo aluno, enquanto os conteúdos extensos das plataformas LMS tornam o processo muito menos eficiente e maçante. 

Benefícios do Mobile Learning em Relação ao LMS

A modernização de plataforma de treinamentos pode ir além da aprendizagem a distância e do conteúdo mais atrativo e dinâmico: ela pode promover a praticidade de ter tudo isso em suas mãos, em dispositivos móveis.

O mobile learning promete (e cumpre) grande praticidade, flexibilidade e economia de tempo. Aprender pela internet te abre um novo universo de possibilidades de horários e locais, mas aprender pelo celular pode expandir esse universo ainda mais.

As plataformas LMS dificilmente são adaptadas para o uso em dispositivos móveis, e quando adaptadas, seu conteúdo não é exatamente adequado para esse formato, por ser extenso e tradicional (longos textos ou apresentações).

Nesse aspecto, o mobile learning sai também na frente do LMS, pois seu conteúdo voltado para celulares e tablets também permite que as interações sejam mais dinâmicas e práticas, como são os próprios dispositivos.

Efetivando uma Plataforma de Treinamentos na sua Empresa

Se você se convenceu de que a plataforma de treinamentos é a melhor escolha para seu negócio, o próximo passo é buscar a que melhor se adequa à sua empresa. O ideal é que você possa pesquisar, comparar e escolher o serviço que supre as suas demandas com qualidade e profissionalismo. 

Lembramos que é muito importante se atentar às metodologias utilizadas e avaliar se a plataforma é a melhor opção em relação à modernidade e uso da tecnologia, para que você não acabe contratando serviços que já se encontram obsoletos.

Mas, mais do que a mera obsolescência, é interessante buscar soluções modernas e práticas para seu próprio benefício: as novas alternativas também são as que trazem maiores resultados.

plataforma de treinamentos Niduu

Niduu: Solução em Plataforma de Treinamentos para sua Empresa!

Quando o assunto é plataforma de treinamentos, a Niduu te oferece a melhor opção! Mais do que uma mera plataforma, a Niduu é uma solução para desenvolvimento de colaboradores é baseada em doses de conhecimento e Gamificação, o que torna o aprendizado interativo e divertido, aprimorando os resultados das empresas. 

Ranking, pontos e recompensas, além de outros como um quiz online, o Batalha, são recursos que a Niduu utiliza para motivar de forma inovadora os colaboradores das empresas em seus treinamentos no aplicativo. 

A plataforma da startup tem uma média de 80% de engajamento de seus usuários, índice muito superior às práticas tradicionais de treinamentos corporativos online. Além disso, a plataforma tem uma inteligência de dados que faz o rastreamento detalhado dos gaps de conhecimento de cada colaborador ou de um setor.

Se você quer saber mais sobre como a Niduu, solicite agora uma demonstração gratuita e teste todas as funcionalidades da nossa plataforma de treinamentos!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar