Dê um ‘upgrade’ nos treinamentos presenciais da sua empresa

Você quer aprender maneiras mais criativas e modernas para aplicar nos treinamentos presenciais da sua empresa?

Os treinamentos presenciais, em sua maioria, são baseados em métodos tradicionais e muitas vezes tornam-se repetitivos e não alcançam os resultados desejáveis pela empresa. As novas tecnologias e suas ferramentas, aplicativos e softwares, revolucionaram antigas formas de comunicação e aprendizado dentro do mundo corporativo.

Profissionais qualificados e que investem em inovação, que apresentam iniciativa e uma visão abrangente de mercado, são o capital intelectual das empresas, cada vez mais valorizados. Esses profissionais que buscam se especializar e se atualizar nas suas áreas, acompanham o desenvolvimento tecnológico exigido. Treiná-los para desenvolver suas habilidades requer inovações nos métodos conservadores de treinamento.

Os profissionais de RH que atuam na área de treinamento e desenvolvimento precisam acompanhar e usufruir das ferramentas tecnológicas disponíveis na atualidade. Para se destacar na sua profissão e fazer a diferença no seu meio, aprenda como dar um upgrade nos treinamentos presenciais da sua empresa.

A crescente valorização do Treinamento e Desenvolvimento nas empresas

É uma tendência mundial nas corporações, a mudança da forma como uma empresa enxerga e lida com os seus funcionários. Na visão tradicional, o valor era dado somente às organizações. Hoje em dia, os funcionários das empresas são reconhecidos como pessoas, e passaram a ser vistos como parceiros. As empresas modernas reconhecem que o seu sucesso está diretamente relacionado com o engajamento e a produtividade dos seus funcionários e colaboradores.

Treinamento e Desenvolvimento nas empresas

No mundo corporativo, há uma crescente valorização da pessoa, que se manifesta através do investimento no desenvolvimento de suas habilidades e competências referentes ao trabalho que desempenha. A abordagem contemporânea de treinamento coloca a pessoa como fator principal para o sucesso das empresas e foca no seu aperfeiçoamento. O treinamento é um processo de aprendizagem que envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que visam a melhora de desempenho no trabalho.

Através dos treinamentos, os profissionais de uma empresa são preparados e treinados para que desenvolvam as suas qualidades. O treinamento ajuda o profissional a alcançar a eficácia esperada no seu trabalho a partir do desenvolvimento das competências necessárias à sua função, melhorando e aumentando a sua produtividade. Além disso, tem ainda como objetivos apresentar a cultura organizacional da empresa para os funcionários e promover a segurança no trabalho.

Devido a crescente valorização do capital humano, os treinamentos são cada vez mais reconhecidos pelas empresas como essenciais para o seu crescimento. Em um mercado cada vez mais competitivo, os profissionais que se atualizam e que buscam desenvolver as suas potencialidades e habilidades, são aqueles que levam inovação e evolução para a empresa.

Treinamento presencial ou à distância: qual é a melhor opção?

Os treinamentos presenciais, como o próprio nome diz, são aqueles realizados com a presença física dos participantes, instrutor e treinandos. Geralmente ele acontece em espaços como em uma sala de aula, em centros de treinamento e até mesmo em instalações adaptadas no ambiente de trabalho. O treinamento presencial é o mais tradicional e o mais utilizado nas empresas, mas muitas vezes, são utilizados métodos conservadores que deixam a desejar em relação aos resultados esperados.

Treinamento presencial

Esse tipo de treinamento, no entanto, possui muitas vantagens, pois favorece o aprofundamento do conteúdo através de debates, possibilita as trocas de informação e uma interação física entre os participantes. Além disso, o feedback é imediato devido a proximidade do instrutor e do treinando. Também as redes de relacionamentos que podem ser criadas em decorrência dessa interação física são fundamentais para o sucesso do treinamento.

No treinamento à distância, a remoção de barreiras de tempo e de espaço é uma das suas maiores vantagens, pois ele permite envolver um maior número de pessoas, mesmo que estejam separadas geograficamente. Além de ser uma forma de democratização de ensino, pois facilita o acesso de pessoas que não possam frequentar os treinamentos presenciais.

Treinamento a distância

O número de treinamentos à distância cresceu muito no Brasil nos últimos tempos. A evolução da internet e o desenvolvimento das tecnologias, ampliaram as fronteiras do treinamento a distância, que, a cada dia, conta com novas e melhores ferramentas. Talvez por isso, seja mais indicado para empresas que já possuem uma cultura tecnológica. Outra vantagem do treinamento à distância é que o treinando pode controlar a sua aprendizagem, imprimindo a ela o ritmo que achar necessário.

Não há como dizer qual tipo de treinamento é melhor, pois essa escolha vai depender das demandas e necessidades de cada empresa. Nos treinamentos a distância, devido a separação física entre instrutor e treinando, são utilizados meios de comunicação para promover a interação entre os envolvidos e realizar a transmissão dos conteúdos. A tecnologia e inovação precisam estar presentes. Mas, como dar um upgrade nos treinamentos presenciais da sua empresa?

A importância da modernização dos treinamentos presenciais da sua empresa

Diante do reconhecimento das potencialidades do capital humano das empresas, o treinamento ganhou força dentro das organizações. No entanto, frente a um cenário de modernização, muitas empresas ainda adotam estilos tradicionais de treinamento. É fundamental que o profissional de RH se atualize e seja criativo nos treinamentos presenciais para acompanhar as demandas do mundo moderno e tecnológico.

O desafio é como realizar treinamentos com criatividade e incorporar inovações e complementos nos métodos conservadores e tradicionais.

Nos treinamentos presenciais, onde um instrutor assume a responsabilidade de treinar as pessoas, é comum a opção por métodos tradicionais, já conhecidos, mas que atualmente deixam a desejar em relação ao alcance de seus resultados. Especialistas defendem que maneiras prontas e acabadas de apresentar conteúdos, constituem uma aprendizagem limitada. Quando a transmissão de conhecimento é aberta e adota formas criativas e mais participativas, os resultados tendem a ser mais assertivos.

Tornou-se urgente buscar ferramentas tecnológicas para complementar e enriquecer os métodos tradicionais de treinamentos presenciais. Uma maneira inovadora para dar um upgrade nos treinamentos presenciais da sua empresa é utilizar a Niduu.

Modernização dos treinamentos presenciais

Com esse aplicativo, através de cursos e lições sobre assuntos relacionados a empresa, o colaborador realiza as lições de forma interativa e rápida, fazendo a sua carreira decolar.

Existem várias maneiras de usufruir dos benefícios do aplicativo, e uma delas é utilizá-lo no método da Sala de aula invertida, que deixa os treinamentos mais engajantes e competitivos. A aprendizagem se torna dinâmica devido a metodologia de microlearning e mobile learning presente no aplicativo. São formas criativas e eficazes de fazer uso dos recursos tecnológicos para dar um upgrade nos treinamentos presenciais da sua empresa.

Vamos falar um pouco sobre o método da sala de aula invertida, que embora seja um conceito recente no Brasil, existem estudos a respeito dessa técnica nos EUA desde a década de 90.

A sala de aula invertida: o upgrade nos treinamentos presencias da sua empresa

Um bom exemplo de que os tempos mudaram, e principalmente, da urgência de inovar os métodos de aprendizagem conservadores, é pensar no antigo formato de uma sala da aula. O modelo tradicional de sala de aula, tal qual o conhecemos, foi criado na Revolução Industrial, condizente e ideal para época. De lá para cá, com o avanço da tecnologia e da internet, as formas de comunicação e transmissão de conhecimento mudaram drasticamente.

Com tanta informação disponível, o aprendiz ou treinando tornou-se ativo no processo de ensino-aprendizagem e a dinamização do ensino tornou-se essencial. A urgência em melhorar o sistema educacional em todos os âmbitos está cada dia mais evidente. Verifica-se a mesma urgência de mudanças e melhorias nos métodos de treinamento presenciais tradicionais.

A técnica da sala de aula invertida tem como objetivo inverter o processo tradicional de aprendizado. O conteúdo trabalhado durante o treinamento é enviado com antecedência ao colaborador para ser estudado antes do treinamento, que é presencial, em sala de aula. Dessa forma, o tempo dos treinamentos presenciais é otimizado e o avanço e aprofundamento das discussões é favorecido, assim como as aplicações práticas sobre os tópicos abordados.

A técnica da sala de aula invertida nos treinamentos presenciais é muito usada para atender a gestores e líderes das empresas, que tem pouco espaço na agenda para participar de longas sessões de treinamento.

A inovação nos treinamentos não é mais uma opção mas um diferencial competitivo!

Com o avanço da tecnologia e das exigências do mercado contemporâneo, torna-se urgente aprimorar e buscar complementos criativos para enriquecer os treinamentos e deixá-los em consonância com a realidade das empresas.

Os profissionais modernos que se destacam no mercado e obtêm sucesso em sua carreira, são aqueles que estão sempre em busca de aperfeiçoamento. Para treinar esses profissionais e alcançar o nível desejado de alcance e aprendizado, é preciso aplicar técnicas inovadores e que engajem.

As organizações que continuarem apostando em métodos tradicionais nos treinamentos presenciais sem inovação vão ficar obsoletas e terão maiores dificuldades para alcançar os resultados desejados. É preciso dinamizar os treinamentos presenciais e torná-los mais eficazes, atendendo as demandas de tempo e de espaço dos colaboradores.

Dessa forma, profissionais que atuam em RH que querem se destacar na sua área, precisam dar um upgrade nos treinamentos presenciais que realizam. Com tantas ferramentas que facilitam e enriquecem a atuação desses profissionais, não tem porque insistir em aplicar métodos tradicionais que se tornaram ultrapassados.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar