3 técnicas práticas para inovar em seus treinamentos

Veja três tipos de técnicas para você criar treinamentos mais efetivos, eficazes e inovadores.

No post anterior vimos a importância que a tecnologia tomou pelo fato de levar inovação para os treinamentos e seus desafios na área de Recursos Humanos, por afetar diretamente o cerne das organizações: valores, cultura e a diferença de gerações.

Entre os treinamentos, existem diversas maneiras de usar ferramentas facilitadoras e até mesmo modelos disruptivos de ensinar.


1. Gamificação ?

Gamificação é o uso de técnicas e raciocínios de design, mecânicas e elementos de jogos de videogame aplicados em conceitos de não jogo. Pode ser utilizada com ou sem recursos tecnológicos, conforme explica Rômulo Martins, doutor em gamificação.

O poder que esta técnica tem de agregar vantagens aos negócios são múltiplas: não se exige logística para entrega do material – pois pode ser facilmente atualizado de acordo com as necessidades da empresa – e o melhor de tudo, gera receita a partir da economia de recursos feitos na aplicação.

Por exemplo, em casos de uso de tecnologias, não será necessário reunir todos os colaboradores da empresa para um treinamento, pois podem participar através de computadores ou dispositivos móveis com o material feito a partir da técnica de gamificação. Assim poderão absorver o conteúdo passado através do que será considerado uma estratégia gamificada, com alusão a tarefas divertidas e praticadas fora do horário de trabalho.

Aqui eu te explico como implementar a gamificação na sua empresa em 5 passos simples.


2. Sala de aula invertida ?‍?

O objetivo da técnica de sala de aula invertida surgiu da ideia de inverter o processo tradicional de aprendizado. Todo o conteúdo que será trabalhado durante o treinamento é enviado com antecedência para o colaborador, afim de ser estudado e absorvido antes do treinamento ministrado presencialmente.

Os benefícios deste modelo oferecem, principalmente, a possibilidade de otimizar o tempo gasto em treinamentos presenciais, com discussões avançadas e aplicações práticas sobre os tópicos abordados. Além disso, o conceito de sala de aula invertida ajuda gestores e líderes das organizações a otimizarem seu tempo, pois não costumam dispor de um longo espaço nas agendas.

A tecnologia, quando incorporada nos treinamentos de sala de aula invertida, pode agregar nos recursos visuais e engajantes, como no uso de vídeo aulas, materiais interativos e até mesmo conferências online.

Para aplicar essa técnica na sua empresa, siga esses 5 passos fundamentais.


3. Treinamentos Online ?

Quando falamos de treinamento online, a tecnologia está presente em 100% da estrutura de aprendizado e todo o processo só ocorre se a estrutura necessária estiver disponível.

No entanto, este formato é o que tem o menor custo de implantação e pode até ser elaborado internamente com a ajuda do time de Tecnologia da Informação (TI), quando este for um recurso da empresa, ou contratado a partir de empresas que já criaram modelos desse gênero.

Além disso, o treinamento online pode ser facilmente distribuído entre os colaboradores via e-mail ou até mesmo via Whatsapp, quando este tipo de comunicação é permitido dentro das diretrizes da organização.


O desafio


A mudança no formato de como os treinamentos são ministrados aos colaboradores pode ser o maior desafio da organização, pois a implementação de tecnologias pode ser algo que requer mudança de mindset, planejamento financeiro, elaboração e mensuração de eficácia do time de Recursos Humanos.

O processo é extremamente eficaz e o custo do investimento é recuperado à medida que os colaboradores conseguem assimilar o conteúdo e consequentemente melhoram a produtividade no trabalho.

Entendo que sejam muitas mudanças a partir desses conceitos e bastante tarefas para executar. Vamos revisar?

Se precisar de ajuda, pode nos chamar. ?

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar