People Analytics e Inteligência de Dados em Treinamentos Corporativos

O People Analytics e a Inteligência de Dados deixou de ser algo acessível apenas para grandes corporações, agora também podendo ser aplicado em empresas de pequeno e grande porte.

Segundo estudos realizados pela Wyser, multinacional especializada em recrutamento, a contratação de um profissional que não atenda as funções da vaga ou não tenha o perfil da empresa pode custar até 36 vezes a sua remuneração.

O estrategista e pesquisador da Deloitte, Josh Bersin, verificou na última pesquisa intitulada “Deloitte Human Capital Trends 2018” que 71% das empresas entendem a importância do People Analytics e que a falta de dados torna as contratações cada vez mais difíceis.

As principais queixas das empresas estão relacionadas a: baixa produtividade dos vendedores, falta de engajamento dos colaboradores, dificuldade em reter talentos e o aumento da insatisfação dos clientes.

A Inteligência de Dados visa oferecer insights para que o time de RH possa melhorar cada etapa do processo seletivo e do T&D. Assim é possível mensurar o desenvolvimento dos colaboradores, a produtividade, o grau de comprometimento, o desempenho dos líderes e o impacto nos negócios.

Você pode estar pensando que para avaliar tantas informações seja necessário uma equipe robusta, formada por especialistas em estatísticas e comportamento humano. Embora estes profissionais sejam necessários, você pode ter uma equipe enxuta e utilizar a Niduu para otimizar este processo.

Mas como uma plataforma de treinamentos com Inteligência de Dados pode ajudar sua empresa? Quais os benefícios reais ele pode te trazer?

Separamos 5 razões para você aplicar o conceito do People Analytics na sua empresa e como ele pode ajudá-la a prever cenários e evitar problemas.

1. Ausência de profissionais qualificados

Encontrar um profissional qualificado para uma determinada vaga pode ser uma tarefa complicada, principalmente se tiver que buscá-lo fora da empresa. Elaboração de testes, entrevistas, entre outros procedimentos que tomam muito do seu tempo.

Então por que não facilitar esta tarefa buscando alguém qualificado dentro da própria empresa? E, melhor, fazendo a escolha mais adequada baseada em dados e não apenas indicações dos gerentes.

Nosso software de inteligência de dados é capaz de avaliar o desempenho individual de cada colaborador, fornecendo os dados de forma clara e objetiva aos recrutadores. Assim, é possível extrair um relatório com os funcionários mais competentes para assumir o cargo.

Desta forma, é possível reduzir os gastos com novas contratações e realizar o remanejamento estratégico dos colaboradores.

2.Identificando problemas internos

Processos ineficientes, problemas com a disseminação da cultura interna, alta rotatividade de colaboradores, dificuldade na formação de líderes. Este exemplos são alguns dos problemas que a sua empresa pode enfrentar.

A Niduu oferece uma solução personalizável em que é possível criar processos de gamificação conforme o perfil dos candidatos e as necessidades de cada setor.

Você pode ter um colaborador de ótimo desempenho em finanças, mas que exerce uma atividade operacional e que não exige conhecimentos técnicos. Então por que não remanejar este talento para um setor onde ele seja realmente útil?

Também é possível identificar processos que são ineficientes e compreender através dos dados o que deve ser reformulado.

3. People Analytics: Acelerando o desenvolvimento de talentos

A Inteligência de Dados visa oferecer insights para que o time de RH possa melhorar cada etapa do processo seletivo e do T&D.

Imagine se deparar com um departamento que possui décadas de dados de centenas ou milhares de pessoas. Como saber em quem a empresa deve investir novos treinamentos? Qual seria o tema mais adequado? Este é um tipo de pergunta que pode ser facilmente respondida através do People Analytics.

O Google desenvolveu o People Analytics para se proteger dos concorrentes que sempre tentavam contratar seus colaboradores. Depois de analisar os padrões de comportamento, entenderam quais eram os fatores que aumentavam as chances dos funcionários ficarem na empresa.

É importante esclarecer a diferença entre Analytics e Relatórios. Segundo a definição da Adobe:

Analytics: consiste no processo de analisar os dados e relatórios com o objetivo de selecionar apenas às informações relevantes, que de fato irão aumentar o desempenho da organização.

Relatórios: é responsável pela organização dos dados em sumários explicativos. Por exemplo, uma análise dos KPIs de áreas selecionadas da empresa.

Na conferência da Gartner Data & Analytics 2016, foi apresentado um método de classificação que sugere 4 níveis de Analytics, que são:

●  1º nível - Descriptive Analytics (O que aconteceu?): Este é o estágio inicial, os dados irão auxiliar o profissional a entender o que ocorreu nos períodos anteriores;

●  2º nível - Diagnostic Analytics (Por que aconteceu?): Após coletar os dados dos fatos, são utilizadas técnicas avançadas de extração de dados e cálculos para identificar o que provocou aquele problema;

●  3º nível - Predictive Analytics (O que vai acontecer?): Este é o momento de extrair todo o histórico da empresa e prever cenários futuros através da inteligência artificial;

●  4º nível - Prescriptive Analytics (Como podemos fazer acontecer?): O estágio final, o objetivo é encontrar a solução que tenha as menores possibilidades de efeitos negativos. Técnicas avançadas de machine learning, Big Data e People Analytics são utilizadas para encontrar a melhor solução.

Os dados irão trazer as respostas para os problemas vigentes. O People Analytics precisa estar alinhado com as necessidades da empresa, assim será possível reduzir os custos e encontrar soluções mais assertivas.

É possível utilizar o People Analytics para cruzar dados relevantes dos colaboradores, como: histórico das promoções, comportamento e desempenho durante a carreira. Assim é possível encontrar os futuros líderes e treiná-los para potencializar suas habilidades. Para os profissionais de T&D, este tipo de informação é fundamental.

4. A importância de reter talentos

É evidente a importância de se investir em seus colaboradores, porém é preciso mantê-los tempo suficiente para que a empresa tenha o retorno deste investimento. Se você investir em um profissional que está insatisfeito, logo ele irá buscar oportunidades melhores e a empresa terá um prejuízo.

Procure entender, através do comportamento dos colaboradores, o que os motiva a continuar na empresa. Através da nossa plataforma, é possível disseminar a cultura organizacional de forma prática e rápida.

O sistema de gamificação, além de aumentar o comprometimento dos colaboradores com o aprendizado, mostra quem são os profissionais que estão se destacando no treinamento. Esta é uma excelente ferramenta para uma abordagem estratégica do RH para reter e atrair talentos.

A Niduu oferece informações detalhadas sobre o desempenho de cada colaborador, além de oferecer a possibilidade da organização personalizar os treinamentos, conforme a sua necessidade.

5.Prevendo cenários e neutralizando riscos

Como nosso sistema utiliza machine learning para analisar o desenvolvimento dos usuários na plataforma e sugere melhorias, é possível fornecer aos recrutadores em quais áreas do conhecimento os colaboradores estão defasados, assim os responsáveis pelo T&D poderão implantar treinamentos mais assertivos.

Muitos profissionais criticam o People Analytics por acreditarem que ele torna as equipes homogêneas, devido ao padrão pré-estabelecido. Isso na verdade ocorre pela implantação errônea da técnica.

Os responsáveis pelo RH devem criar instrumentos para avaliação e acompanhamento do desenvolvimento dos profissionais. A solução visa otimizar estes processos e fornecer informações precisas sobre cada colaborador.

Montar uma equipe baseado apenas nas suas habilidades pode comprometer o sucesso da atividade. O People Analytics vem para auxiliar o RH com dados sobre o comportamento, desempenho, feedback de gestores, entre outras informações que são cruciais para traçar um perfil de comportamento e saber qual o melhor ambiente para aquele profissional se desenvolver.

É muito importante que os profissionais que manuseiam este tipo de ferramenta sejam treinados para avaliar corretamente os dados fornecidos pela plataforma. Este processo não será eficiente se os gestores não conseguirem implantar as ações corretamente.


A eficiência da Inteligência de Dados

Muitas empresas acabam submetendo os candidatos a diversas entrevistas, o que acaba encarecendo o custo de aquisição de um novo colaborador. Segundo pesquisa realizada pelo Google, com apenas 4 entrevistas é possível garantir 86% a chance de sucesso.

Utilizar técnicas de T&D que aparentemente são simples, como enviar mensagens com dicas sobre protagonismo e proatividade, pode agilizar o processo de integração dos novos colaboradores.

Outro dado importante é que os colaboradores que trabalhavam com gestores competentes em suas lideranças, eram mais felizes e colaborativos, tinham desempenho superior aos demais e permaneceram por mais tempo em suas funções.

A Niduu oferece dados sobre feedbacks, comportamentos e outras informações relevantes sobre as equipes, que permite a empresa identificar comportamentos padrões, e buscar uma solução para corrigir este problema, com o menor custo possível.

Embora o People Analytics seja uma estratégia versátil, mais importante do que encontrar uma solução, é definir corretamente qual o problema que será resolvido.

É preciso compreender que não é aconselhável que os avaliadores possuam uma intenção prévia da respostas que pretendem obter. Pois isso pode interferir no resultado da análise.

Implantando a Niduu na sua empresa

Por utilizar exemplos de mega corporações, a aplicação destas tecnologias parece algo inalcançável para as pequenas e médias empresas, porém estas soluções estão mais acessíveis do que você imagina.

Através da análise dos dados, é possível definir o treinamento ideal para a sua empresa e utilizar técnicas de gamificação para aumentar o engajamento dos seus colaboradores.

Fale com um de nossos consultores e comece a implantar a inteligência de dados nos treinamentos da sua empresa.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar