Pré e Pós Teste para a Avaliação de Aprendizagem

Há muito tempo o departamento de Recursos Humanos das organizações trata as técnicas de avaliação, exemplo do pré e pós teste, como ferramentas importantes nas áreas de T&D, Recrutamento & Seleção – e até mesmo na elaboração e aplicação de pesquisas.

Indo um pouco mais a fundo nas técnicas de avaliações que conseguem mensurar o nível de aprendizagem do colaborador, a técnica de pré teste e pós teste é um meio para tal, podendo ser usada também em pesquisas mercadológicas e análises estatísticas. Essa gama de aplicabilidade se deve à sua facilidade de aplicação e metodologia.

O que é a técnica de pré e pós teste e qual seu objetivo?

A técnica consiste na aplicação de formulários personalizados em profissionais para mensurar seu desenvolvimento durante um processo de formação e aprendizado.

pre e pos teste colaborador responde formulário

O pré teste é um conjunto de perguntas que deverá ser aplicado antes da formação dos indivíduos para medir o nível de conhecimento específico antes de começar o treinamento.

As perguntas devem ser referentes ao conteúdo abordado no treinamento, com o intuito de entender um pouco quanto ao nível de conhecimento que o colaborador possui antes do processo de capacitação.

Ao fim do processo de formação é aplicado o pós teste, ou seja, uma série de perguntas que podem ser iguais ou apresentarem o mesmo nível de dificuldade das perguntas feitas no pré teste.

Com os dois questionários em mãos, a equipe de Recursos Humanos consegue medir a efetividade do treinamento aplicado e também checar o nível de retenção da mensagem apresentada pelos colaboradores que participaram do processo.

Quando NÃO utilizar a técnica de pré e pós teste

Dadas as características de aplicação e dimensão dos resultados, esta técnica pode não ser efetiva em todas as situações. Listamos abaixo as que não são indicadas:

  • Treinamentos curtos (menos de dois dias de aprendizagens);
  • Workshops;
  • Painéis;
  • Formação com atividades muito interativas;
  • Treinamentos onde o estágio inicial de conhecimento dos participantes não é considerado relevante.

É importante ter em mente que a técnica de pré e pós teste não tem abrangência suficiente para medir a retenção da mensagem passada no treinamento em longo prazo, já que a aplicação dos questionários acontece logo após a fim do processo de formação.

Como o objetivo é analisar as informações do pós teste com os resultados do pré teste é possível aplicá-lo durante esses treinamentos de longo prazo, ao final de cada módulo, certificando-se da efetividade do processo. E ao final, é indicado realizar um novo teste de conhecimento e outro comportamental, com o intuito de cruzar os dados dos colaboradores e gerar relatórios consistentes.

Como elaborar as perguntas de um questionário pré o pós teste?

Questionário de pre e pos teste

Por se tratar de uma ferramenta que mede a formação do conhecimento, existem alguns cuidados que devem ser observados na hora de formular as perguntas dos questionários.

1. As perguntas devem estar relacionadas às temáticas principais do treinamento

Deve haver pelo menos uma pergunta para cada objetivo principal de conhecimento, caso contrário não será possível mensurar qual o exato conhecimento do participante antes do treinamento e como este quesito evoluiu com a formação.

Para explorar um pouco mais as questões abordadas, os exercícios de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso são ótimas opções.

2. Faça perguntas diretas e que abram espaço para discussão

As perguntas que exigem respostas abertas e discursivas permitem que os participantes explorem melhor o conteúdo aprendido e, assim, é possível ter informações mais completas sobre o que foi assimilado durante o treinamento.

Além disso, as perguntas abertas que buscam associar o conceito a informações práticas, principalmente ligadas às atividades desempenhadas na rotina da organização, podem explorar ainda mais a dimensão do conhecimento.

3. Associe o conteúdo aprendido a casos práticos e situações reais

Mesmo durante o treinamento, procure assimilar o conteúdo a casos práticos de uso e situações reais da organização. Além disso, peça aos participantes que compartilhem situações do cotidiano para enriquecer os questionários.

Como validar o questionário de aplicação pré e pós teste?

Questionário respondido pre e pos teste

Pode parecer claro, mas as respostas do pré teste não devem estar tão evidentes a ponto de que os colaboradores em formação consigam acertar mesmo sem possuir o conhecimento necessário para tal.

O mesmo vale para perguntas muito difíceis que, mesmo com o conteúdo assimilado, os participantes não consigam responder.

Aplicação do pré e pós teste


  • O pré teste deve ser aplicado no máximo um dia antes do início da formação e o pós teste deve ser aplicado no máximo após um dia da formação já concluída.
  • Outro ponto importante é que os participantes podem não se sentir confortáveis em escrever nomes ou números de identificação. Por isso, o ideal é usar números na folha de perguntas.

planilha avaliação de treinamentos para ajudar no pre e pos teste

Análise dos resultados do pré e pós teste


  • Para garantir que a interpretação dos resultados seja correta, ambos os questionários devem ser analisados em conjunto e a taxa de melhora nas respostas tanto em qualidade como quantidade devem ser levadas em consideração.

Os resultados vão mostrar a efetividade do treinamento e também a facilidade dos participantes em absorver novas informações. Além disso, insights curiosos podem surgir, como por exemplo, um grupo de funcionários apresentar resultados diferentes – ou até mesmo superior, que outro grupo. Essas observações também são importantes para entender quais técnicas precisam ser adaptadas para diferentes públicos.

Com os resultados em mãos, o time de Recursos Humanos pode trabalhar em melhorias e propor soluções que mais tarde podem ser usadas em novos treinamentos e cursos de capacitação.

E você, já usa o pré e pós teste na sua empresa? A Niduu pode te ajudar nesses processos aplicando treinamentos interativos e em doses de conteúdo para seus colaboradores, a qualquer hora e lugar. Quer entender como? Entre em contato com

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar