SaaS para RH: como os softwares como serviço auxiliam os recursos humanos da sua empresa

Você já ouviu falar em SaaS para RH e de sua importância para as empresas? O setor de Recursos Humanos por si só é fundamental, tanto no processo de admissão e seleção de candidatos, quanto para pensar estratégias de cuidado e orientação em relação ao funcionário. 

Diante da responsabilidade que o setor exerce, existem alguns softwares que podem ajudar o RH, atuando na redução de custos, segurança e mobilidade das informações, assim como contribuindo para um modelo de armazenamento de dados que seja mais prático. 

É por isso que neste artigo falaremos sobre o que é o SaaS e como ele pode ajudar o setor do RH. Não deixe de conferir!

O que é SaaS?

A sigla “SaaS” vem do termo “Software como Serviço”, mas é uma sigla advinda do inglês. Esse tipo de software é utilizado para permitir uma conexão entre aplicativos, utilizando o acesso via nuvem e agilizando diferentes processos que dependem da ferramenta.

Nesse caso, as informações ficam registradas de forma online e com fácil acesso por aqueles que tem a chave cadastrada no sistema.

Com isso, dados como ponto eletrônico dos colaboradores, calendário da empresa, gestão dos funcionários, horas extras, uso de atestados e informações importantes que foram discutidas no e-mail podem ser acessadas com rapidez e quando necessário.

Inclusive, por meio de software, também é possível realizar pagamentos, pois esse modelo de sistema de Cloud Computing consegue armazenar dados com segurança, evitando que seu moderno sistema sofra com o vazamento de dados, protegendo usuários e empresas. 

Isso é possível porque, geralmente, conta-se com empresas especializadas na disponibilização dos softwares, equipadas para a proteção e fácil acesso aos dados.

Ou seja, as empresas que prestam esse tipo de serviço contam com uma infraestrutura voltada à área de Tecnologia da Informação (TI), contribuindo para monitorar o software e resolver problemas eventuais. 

Mas, por que utilizar o sistema SaaS em seu RH?

Diariamente, o RH lida com dados de diversos colaboradores da empresa. 

Para que tudo ocorra corretamente e esse armazenamento seja eficiente, é fundamental contar com um software que tenha esse armazenamento em nuvem. 

Dentre alguns benefícios, podemos destacar:

  • Redução considerável dos custos;
  • Maior segurança para armazenar os dados;
  • Fácil acesso - por pessoas credenciadas e autorizadas;
  • Acesso facilitado em dispositivos móveis autorizados;
  • Processo de gestão de pessoas fica mais eficiente;
  • Redução de riscos e erros.

Inclusive, ao adotar um software como esse, sua empresa ganha credibilidade e confiança diante dos colaboradores, já que tudo está em registro e pode ser facilmente conferido. Ou seja, as possibilidades de fraudes e até mesmo erros reduzem consideravelmente. 

Outra vantagem quanto ao uso desse software é a possibilidade de integrar sua equipe de forma mais fácil, visualizando os resultados com um clique e acompanhando as operações com facilidade.

Mais ainda, o acesso aos dados através de equipe autorizada também é uma realidade, sendo que pode ser acessado não somente do ambiente físico da empresa, mas também de ambientes remotos, por meio do uso de dispositivos móveis, como ocorre ao gerenciar o Twitter Ads do negócio.

Existem também outros aplicativos que podem ser integrados com o SaaS em nuvem, contribuindo para uma organização da sua equipe, visualização de atividades diárias, resultados e metas alcançadas. 

Alguns exemplos desses aplicativos são o DropBox, o Trello e até mesmo o Social Base, utilizado para o fortalecimento da comunicação interna. 

Para além do uso desse software e sua importância para a área do RH, é importante ressaltar que pode ser aplicado e integrado a outras áreas, evidenciando a empresa, seus produtos e até mesmo os diferenciais que o RH proporciona aos colabores, tudo isso por meio do uso do SaaS no Marketing para sua empresa! Confira. 

Dicas complementares da área de marketing

Agora que você já conhece sobre o uso do sistema SaaS para modernizar ainda mais sua empresa, separamos algumas dicas para você lidar não somente com o público interno, mas também pensar nos clientes da sua organização. 

Nossa primeira dica é a respeito do Inbound Marketing, direcionado para o marketing de atração de clientes, mas que também pode ser usado para evidenciar os benefícios que a empresa disponibiliza aos funcionários. 

Isso contribui com a retenção desses talentos e facilita a atuação do RH na coleta de informações, tratativas com os colaboradores e em processos seletivos.

Nesse contexto, o inbound como estratégia, como o próprio nome diz, cria produtos e conteúdos para serem publicados no ambiente digital, com o objetivo de atrair o cliente e, neste caso, se relacionar/informar o colaborador.

Nesse aspecto essa atração não se refere somente a uma necessidade de aumentar as vendas, mas de melhorar o relacionamento com os usuários e públicos (internos e externos). 

A próxima dica diz respeito à estratégia do Marketing de Conteúdo, que trabalha com várias técnicas de SEO, visando a escolha de palavras-chave que são mais pesquisadas e utilizadas pelos clientes para alcançar esse público, que pode ser um consumidor ou potencial colaborador. 

Conclusão

Por fim, para as empresas que desejam aumentar a visibilidade do seu negócio, tornando-se conhecida como mercado e atraindo novos clientes, vale a pena investir em anúncios no Instagram Ads, Facebook Ads e do Twitter Ads. 

Com esses anúncios sua empresa consegue estabelecer objetivos direcionados para atrair os clientes, aumentar o número de curtidas ou, até mesmo, direcionar seu cliente para uma página de venda. 

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar