Setor de treinamento na sua empresa: saiba como criar

Quando falamos sobre treinamento, um dos maiores desafios de muitas empresas é criar um setor de Treinamento e Desenvolvimento com profissionais qualificados e especialistas, pois existe uma grande vantagem estratégica no negócio de ter colaboradores bem treinados e motivados para desempenhar suas atividades diárias.

Mas antes de falar sobre como montar um setor de Treinamento e Desenvolvimento, é importante saber as diferenças dessas duas palavras – que futuramente irá compor uma equipe e qual a razão desses processos aparecerem incorporados em um único departamento.


Treinamento



Quando falamos em treinamento, a ideia é exercitar ou melhorar algo que já é desenvolvido ou trabalhado de certa maneira. Por isso, este termo é designado para aquele tipo de aprendizado considerado mais técnico. Ou seja, quando o colaborador irá passar por um processo de aprendizagem de sua atividade técnica do dia a dia ou que já é desempenhada.


Desenvolvimento



Já o Desenvolvimento, é o tipo de aprendizado que busca trabalhar certos aspectos ou características que abrangem também os aspectos humanos e pessoais de cada colaborador. Como por exemplo, incentivar o trabalho em equipe, incentivar o relacionamento ou até mesmo trabalhar os processos de engajamento.


Montando o Setor de Treinamento


Pode até ser que o seu setor não tenha essa nomenclatura (Treinamento e Desenvolvimento), podendo se chamar Educação Corporativa ou Treinamento Corporativo ou Gestão de Desenvolvimento de Pessoas, etc.

Mas o que é importante mesmo é que a equipe de seja altamente capacitada e habilidosa quando o assunto é gerar mudanças importantes para a organização treinar e desenvolver seus funcionários.

Para ajudar nesta missão, veja o passo a passo de como montar a equipe de treinamento ideal para a sua empresa. Confira:


1. Busque colaboradores qualificados para o setor de treinamento


É comum nessas equipes identificar colaboradores que são oriundos de outras áreas e acabaram na área de treinamento por questões práticas, isso não é o ideal e elimina a excelência da equipe desde o início.

Outro ponto importante é identificar o perfil dos possíveis integrantes que são considerados ideais para compor uma equipe de Treinamento e Desenvolvimento, como por exemplo, habilidade em comunicação, especialistas em T&D e até mesmo psicólogos que tenham experiência em lidar com o tema.


2. Estabeleça objetivos claros para o setor de treinamento


O setor de Treinamento e Desenvolvimento em uma organização tem o objetivo de desenvolver competências nos funcionários, criando e fortalecendo um elo entre o que a empresa necessita e o que o mercado em que ela está inserida exige.

Ou seja, esses profissionais precisam desenvolver conhecimentos e habilidades a fim de fomentar atitudes em seus colaboradores que venham suprir as necessidades de negociação da empresa diante do mercado.


3. Trabalhe os conceitos corporativos e institucionais no setor de treinamento


Existem milhares de formatos para treinamentos corporativos, alguns mais técnicos – que buscam formar o colaborador em certa função – ou aqueles treinamentos de conteúdo mais lúdico, focado em trabalhar o relacionamento, o dinamismo e até mesmo a convivência entre os membros da equipe.

Independentemente da linha que será seguido, um outro aspecto será sempre transmitido em todos os treinamentos: a cultura organizacional.

Por isso, é fundamental que os responsáveis pela elaboração e também por ministrar esse conteúdo devem ter em mente quais são os aspectos institucionais fundamentais da organização a serem passados durante o treinamento e o que fará a diferença neste quesito.


4. Torne seu setor de treinamento estratégico


Quando a elaboração, conteúdo e qualidade do treinamento são devidamente gerenciados, existe o desenvolvimento intelectual e prático dos colaboradores da organização. Todo este processo por sua vez, gera vantagem competitiva para organização.

No entanto, grande parte do sucesso está sob responsabilidade do time responsável pelo treinamento dos colaboradores. Por isso, transmita a claramente a responsabilidade estratégica de cada membro da sua equipe.


5. Ofereça soluções atuais e inovadoras para o setor de treinamento


Com tantas revoluções tecnológicas, a área de Recursos Humanos e o setor de Treinamento Corporativo também sofrem os impactos e precisam estar atentos às melhores práticas, à Inovação e à Transformação Digital.

Não é novidade que a tecnologia é uma grande aliada das organizações e especialmente com o setor de treinamento essa afirmação é ainda mais forte.

Existem soluções inovadoras que têm utilizado diversas metodologias que geram grande engajamento e mais poder de comprovar a eficácia de treinamentos e aprendizados, independente de tecnologia. Algumas delas são:

  • Gamificação

Gamificação é o uso de técnicas e raciocínios de design, mecânicas e elementos de jogos de videogame aplicados em conceitos de não jogo. O poder que esta metodologia tem de agregar vantagens aos negócios são múltiplas. Saiba mais aqui.

  • Sala de aula invertida

O objetivo da técnica de sala de aula invertida surgiu da ideia de inverter o processo tradicional de aprendizado. Todo o conteúdo que será trabalhado durante o treinamento é enviado com antecedência para colaborador, para que possa ser estudado e absorvido antes do treinamento ministrado presencialmente, em sala de aula.

Os benefícios deste modelo oferecem, principalmente, a possibilidade de otimizar o tempo gasto em treinamentos presenciais com discussões avançadas e aplicações práticas sobre os tópicos abordados.

Além disso, o conceito de sala de aula invertida ajuda gestores e líderes das organizações que não dispõem de um longo espaço nas agendas para participar de longas sessões de treinamento. Saiba mais aqui.

  • Treinamentos Online

Quando falamos de treinamento online, a tecnologia pode estar presente em 100% da estrutura de aprendizado e todo o processo só ocorre se a estrutura necessária estiver disponível. No entanto, este formato é o que tem o menor custo de implantação e pode ser elaborado internamente.

Além disso, o treinamento online pode ser facilmente distribuído entre os colaboradores via e-mail e até smartphones.

 

Gostou das dicas? Se elas te ajudarem a montar ou melhorar seu setor de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores, conta aqui pra mim se deu certo. Combinado?

Comente também se acha que faltou mais algum critério na hora de montar um setor de treinamento. 

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar