Como Melhorar o Processo de Integração com o Mobile Learning?

É essencial que, sempre que um novo colaborador seja introduzido na empresa, ele passe por um processo de integração. Esse processo é importante para que o novo membro da equipe se sinta familiarizado e confortável no ambiente de trabalho.

Também conhecido como onboarding, a integração pode ser realizada de diversas maneiras, sendo tradicionalmente realizada presencialmente.

As principais etapas do processo de integração consistem em:

  1. Apresentação da empresa;
  2. Apresentação da cultura organizacional;
  3. Conhecer a liderança e os colegas de equipe;
  4. Conhecer as dependências da empresa e ambiente de trabalho;
  5. Entender suas funções.

Isso significa que, embora o processo de integração seja tradicionalmente realizado em modelo presencial, algumas etapas (ou mesmo todas elas) poderiam facilmente ser realizadas em ambientes remotos com novas metodologias de ensino.

E se, ao invés de um extenso e cansativo processo de apresentação presencial, o novo colaborador fosse apresentado à empresa e equipe por meio de técnicas mais interessantes, práticas e engajadoras, como o mobile learning?

Se interessou? Quer saber mais sobre o processo de integração com o mobile learning? Então segue o artigo!

Processo de integração pelo celular

Por que o Processo de Integração Tradicional é Ultrapassado?

Utilizar um processo de integração com o mobile learning, seja em sua totalidade ou apenas em partes dele, poderá revolucionar a sua integração, tornando-a mais eficiente, prática e interessante para o novo colaborador.

Frequentemente, processos de aprendizagem presenciais podem ser maçantes, cansativos e muito extensos, sendo pouco eficientes tanto para o colaborador quanto para o seu negócio.

Ao se deparar com longas apresentações sobre a empresa e sua cultura, o colaborador pode sofrer os males intrínsecos a essa metodologia obsoleta: pode se sentir pouco motivado por se encontrar numa posição passiva, além de que o conteúdo pode se tornar desinteressante por ser extenso, fazendo com que a concentração seja mais difícil.

Além disso, os métodos tradicionais de integração podem demandar muito tempo e logística. Além do longo período de planejamento, alguns processos chegam a durar dias, e isso pode acabar diminuindo o período de produtividade de todos os envolvidos.

Processos de integração mais tecnológicos, hoje, são mais do que uma questão de modernização, mas uma necessidade: a pandemia da Covid-19 exige que processos sejam virtualizados sempre que possível, evitando contatos físicos desnecessários.

No “novo normal”, as metodologias remotas e tecnológicas deverão, cada vez mais, se tornar protagonistas de todos os processos. Não existe mais motivo para não utilizar a tecnologia a seu favor. 

Se uma empresa antes se encontrava resistente a implementar medidas como o home office, por exemplo, hoje muitas têm encarado a alternativa como uma boa opção mesmo além da pandemia.

Processo de integração remoto

Como o Processo de Integração é Otimizado com o Mobile Learning?

Se os processos de integração tradicionais já têm se tornado obsoletos, o mobile learning, por outro lado, tem se popularizado entre as corporações.

Isso se dá porque a metodologia mobile, ou seja, que usa a praticidade de dispositivos móveis nos processos de aprendizagem, soluciona boa parte dos problemas trazidos pelos modelos tradicionais.

Primeiramente, o mobile learning é uma metodologia que comprovadamente gera mais engajamento. Isso significa que a retenção de conhecimento pelo colaborador será mais eficiente, uma vez que ele se sentirá mais interessado e ativo no processo de aprendizagem.

Também, o mobile learning permite maior flexibilidade. Processos de integração que chegam a demorar dias no modelo presencial, o que pode acabar diminuindo a produtividade dos envolvidos, podem ser realizados a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que o colaborador tenha um dispositivo móvel com acesso à internet.

Adotando o Processo de Integração com o Mobile Learning Hoje!

Resumidamente, os processos de integração podem trazer grandes dores de cabeça para os profissionais de RH responsáveis. Além de um planejamento trabalhoso, a mobilização de diversos colaboradores pode acabar comprometendo a função principal deles, interferindo na produtividade. 

Dessa forma, a solução ideal para o RH seria um processo de integração de fácil implementação e que não interfira no processo produtivo.

É claro que ter resultados é muito importante durante esse processo, assim como qualquer outro em seu negócio. E, no que se refere a ensinar, capacitar, treinar ou desenvolver os colaboradores, diversas novas metodologias vêm ganhando o mercado e trazendo resultados mais interessantes.

Já explicamos como uma delas, o mobile learning, pode trazer vantagens em relação aos modelos tradicionais e presenciais de aprendizagem.

Principalmente agora, no momento delicado de distanciamento social em que vivemos, utilizar essas metodologias a seu favor é prezar pela saúde, bem-estar e segurança de todos os colaboradores da sua empresa.

Por essa razão, unir o útil ao agradável é uma possibilidade: a Niduu oferece soluções em treinamentos e desenvolvimento de colaboradores que utiliza das mais tecnológicas metodologias para otimizar o processo.

O aplicativo auxilia na retenção de conhecimento, metrifica o desenvolvimento e traz grandes resultados para a sua empresa.

Solicite uma demonstração agora mesmo e dê o primeiro passo para revolucionar o seu processo de integração com o mobile learning e outras ferramentas inovadoras!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar