Tendências de Varejo para 2020 que a sua marca precisa acompanhar!

Todos os anos, novas Tendências de Varejo são lançadas no mercado e não há outra alternativa senão adotá-las, caso contrário, a possibilidade de se perder relevância entre os consumidores chega a ser surpreendente.

Loja fechada varejo

É inegável que tudo que é novo é melhor, que tudo que todos têm é mais interessante, então, o melhor que o comércio pode fazer é acompanhar as tendências e tentar se adaptar a elas.

A seguir falaremos de 4 tendências que estão chegando e que prometem chamar muita atenção do consumidor.

1. Tecnologia da Jornada do Produto

É muito comum os comércios terem produtos com descontos impressionantes. Isso acontece porque, muitas vezes, não foram vendidos e estão na prateleira há meses.

Com o surgimento de novas tendências, surgiu também a Tecnologia da Jornada do Produto, que tem o intuito de evitar desperdícios de mercadorias e, além disso, acompanhar todos os processos do produto, de forma assertiva.

Em outras palavras, é possível coletar dados sobre a melhor quantidade de cada produto, qual o preço ideal para cada item e, se possível, quanto de desconto oferecer para gerar mais vendas.

Mas a Jornada do Produto também vai muito além, como, por exemplo, é treinado a percepção de onde cada mercadoria deve estar. Uma mercadoria que tem baixo índice de compra tem preferência por um lugar mais visível aos consumidores.

Com isso, aparecem benefícios importantes para a marca, como:

  • Aumento de vendas, desde que os produtos estejam dispostos de forma a incentivar o cliente a comprar;
  • Atrelado ao item acima, é consequência que o desperdício diminui consideravelmente, principalmente em caso de mercados, que possuem produtos com datas de validade;
  • Aqueles produtos com descontos impressionantes já não fazem mais parte da loja porque já foram vendidos;
  • Como resultado de tudo, os custos da loja diminuirão, enquanto o lucro aumentará.

Portanto, a Tecnologia da Jornada do Produto é fundamental para estar por dentro das tendências de varejo de 2020 e, certamente, é essencial para a sua marca lucrar!

2. Omnichannel

É possível que você já conheça o processo do Omnichannel, mas ainda não conhecia o nome. A verdade é que nunca foi tão fácil efetuar uma compra.

Sendo assim, essa tendência surgiu com o intuito de interligar todos os canais da marca: ambiente físico e virtual.

Com isso, a marca tem a possibilidade de auxiliar melhor o seu consumidor e entregar uma boa experiência de compra. Exemplo:

Um consumidor pesquisou um tênis em uma loja virtual e decidiu efetuar a compra. Aguardou o produto ser entregue em sua casa para poder experimentá-lo.

Porém, se o tênis não servir, é possível ir diretamente na loja física para entrar com o pedido de troca, experimentar outros modelos, pesquisar por novas cores e assim por diante.

Inclusive, existem dois detalhes que diferenciam essa tendência de varejo de uma compra normal pela internet:

  • Independente se o cliente está entrando em contato pelo ambiente virtual ou se está fisicamente na loja, qualquer atendente possuirá as informações dos processos anteriores daquela pessoa. 

Dessa forma, o consumidor ficará mais satisfeito com a eficiência do atendimento, enquanto a marca conseguirá compreender os gostos do cliente e oferecer produtos que o agradem, realizando mais vendas.

  • O pós-venda é essencial, já que é a partir dele que a fidelização do cliente ocorre. A marca se demonstra preocupada em saber o que o consumidor achou do produto e se está correndo tudo bem com a nova aquisição. 

Essa é uma forma de aproximar o cliente com a marca, já que desperta o sentimento de importância.

3. Entregas em Velocidade Recorde

A cada ano novas promessas são feitas, dizem que a nova tendência de varejo em 2020 são entregas em velocidade recorde. Como, por exemplo, uma pessoa realiza a compra pela internet e em menos de um dia recebe o produto.

Inclusive, já existe o Sedex 10 para fazer a entrega no dia seguinte, mas os consumidores querem pagar menos de frete e, ainda assim, entregas mais rápidas.

Entrega de mercadoria varejo

Algumas vezes é possível se deparar com pessoas, de forma independente, realizando o serviço de delivery para algumas lojas. É um serviço muito interessante e com um funcionamento excelente em entregas na mesma cidade.

Inclusive, você já pensou em implementar para a sua marca?

4. Compras e Vendas por Redes Sociais

Essa tendência de varejo só tem crescido cada dia mais e não tem argumentos ou fatos que possam provar o contrário. 

Logo, o melhor que as marcas podem fazer, inclusive as de pequeno porte, é estar no ambiente virtual, mais precisamente nas redes sociais, como o Instagram, que vem oferecendo recursos suficientes para realizar vendas pelo próprio aplicativo há algum tempo.

Além disso, é preciso pensar na facilidade que as redes sociais dão para as marcas hoje em dia. Todos os potenciais clientes estão lá, então por quê algumas marcas não estão?

Sendo assim, se a sua loja ainda não ingressou para o mundo das redes sociais, está na hora de mudar isso imediatamente. Compras e vendas por redes sociais já é real e é uma das maiores tendências de varejo da atualidade.

Inteligência Virtual e as Tendências de Varejo para 2020

Você sabia que a Inteligência Artificial está por trás de todos os rastreamentos de dados dos consumidores, analisando comportamentos de consumo e descobrindo qual a melhor forma de vender para cada pessoa em específico?

Inclusive, a Inteligência Artificial, mais comumente abreviada por apenas AI, existe em todos os dispositivos que permitem acesso à internet.

Aliás, não se engane, dificilmente há alguma plataforma que esteja protegida da coleta de informações hoje em dia. 

Por outro lado, se você trabalha no comércio, essa pode ser uma vantagem para você conhecer mais sobre os gostos do seu cliente, quais são os hábitos de consumo dele, o que ele gosta de comprar e, muito além, para conseguir realizar suas vendas e fidelização.

Por fim, você pode perceber as tendências que mais estão em alta no momento, muitas delas continuando o seu crescimento entre a população e realizando mudanças no hábito de consumo mundial

Agora, está nas suas mãos saber quais Tendências de Varejo para 2020 são necessária para o seu negócio prosperar nesse mercado competitivo e que está em constante evolução.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar