Treinamento em segurança cibernética: por que investir nessa capacitação?
O treinamento em segurança cibernética surge para proteger o sistema interno da organização, onde há dados da própria empresa, de colaboradores e de consumidores. Para que a proteção seja eficiente, todos os profissionais da companhia, independentemente de seus departamentos, devem conhecer os riscos da exposição online e suas consequências.
Desde o último ano, as organizações de pequeno a grande porte precisaram se apoiar na tecnologia para manter os negócios ativos com o menor impacto possível de maneira interna e externa.
Os colaboradores passaram a exercer suas atividades em casa, as integrações de novos talentos começaram a ser realizadas remotamente e os treinamentos corporativos se tornaram práticas de alta relevância nas companhias.
Com todas essas transformações e evoluções repentinas atreladas aos avanços tecnológicos e a necessidade de estarem trabalhando online atualmente, muitas organizações começaram a voltar seus olhos para a cibersegurança.
Então as empresas, com o objetivo de protegerem a si mesmas, seus colaboradores e seus consumidores, vêm investindo em treinamentos em segurança cibernética para capacitar suas equipes a se adequarem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras práticas relevantes para a saúde da companhia como um todo.
O treinamento em segurança cibernética deve ser utilizado por todos os colaboradores
Seria bastante conveniente avaliar os riscos de vulnerabilidade cibernética por cargo e, por meio dessa análise, estipular quais são as equipes que precisam se aprofundar em capacitações de segurança e quais não apresentam essa necessidade. No entanto, a realidade é outra.
Hoje, independentemente do cargo que o talento ocupa, é demandado que se faça parte do treinamento em cibersegurança, visto que todos os departamentos empresariais, onde há colaboradores de todos os níveis, possuem acesso ao sistema da organização e, sendo assim, todos igualmente são expostos a riscos.
Inclusive, pode-se realizar uma analogia aqui: se um dos elos de uma corrente se rompe, acontece uma reação em cadeia, onde todo o restante é comprometido.
Para evitar que a corrente da sua empresa se rompa, os treinamentos surgem para conscientizar os colaboradores e suprir suas lacunas de conhecimento em questões importantes sobre a segurança cibernética em organizações.
Questões externas ao trabalho comprometem o desempenho dos colaboradores
Como as pessoas que usam a internet diariamente estão expostas a uma ampla gama de riscos cibernéticos, os colaboradores também estão, principalmente os que estão enfrentando problemas pessoais que drenam seu desempenho e minam sua concentração no trabalho.
Por exemplo, se um membro da equipe tiver seus dados pessoais acessados e falsificados na internet e o responsável pelo ataque usá-los de uma forma que faça o colaborador perder dinheiro, o foco do profissional se torna a resolução desse problema externo ao trabalho e não as questões que ele precisa dar atenção na empresa.
Apesar da empresa não poder assumir responsabilidade pelos ataques externos aos seus colaboradores, é possível disponibilizar treinamento em segurança cibernética para que situações como a descrita acima sejam evitadas, tanto em âmbito pessoal quanto profissional.
Inclusive, uma vez que os colaboradores se capacitam em cibersegurança, conquistam a oportunidade de passar esse conhecimento adiante para que seus familiares e amigos também não tenham seus dados e informações pessoais vulnerabilizadas na internet.
O comportamento do colaborador fora do ambiente de trabalho é capaz de afetar o seu comportamento profissional
É comum que os colaboradores, em seus computadores pessoais, se deparem com softwares e plataformas de segurança cibernética, mas muitos optam por não utilizá-los devido às mensalidades ou desconhecimento de seu funcionamento ou necessidade.
Mas uma vez que as pessoas compreendem a importância da cibersegurança, elas aplicam em seus computadores pessoais e refletem o comportamento de precaução em seus cargos. No entanto, o contrário também acontece e um colaborador despreparado é capaz de comprometer a segurança da organização. É por esse motivo que as capacitações são recomendadas.
Logo, as capacitações não devem apenas abordar a importância da cibersegurança, o que pode dar errado caso esteja exposto aos riscos e como realizar alterações de senhas. É preciso que todos os tópicos sejam pautados, desde os custos de salvaguardas até as consequências de não implementar essa segurança na empresa.
Ao proporcionar um treinamento em segurança cibernética amplo o suficiente para entregar o conhecimento necessário aos colaboradores e dar suporte em sua proteção pessoal e profissional traz benefícios para todas as áreas de suas vidas.
A aprendizagem colaborativa surge como solução à eficiência da segurança cibernética nas organizações
A aprendizagem colaborativa é uma metodologia de ensino que promove a interação dos participantes através de módulos dinâmicos e participativos, onde o cooperativismo e o trabalho em equipe são estimulados.
Assim, com boa parte dos processos sendo realizados por meio do computador atualmente, inclusive a própria interação dos colaboradores, a aprendizagem colaborativa surge como solução à eficiência da segurança cibernética porque capacita as equipes como um todo e impulsiona a produtividade do time, acelerando os resultados relacionados à implementação da segurança cibernética na organização.
Conclusão
Por fim, ao conhecer a importância de treinar os colaboradores da sua organização e os impactos positivos que isso traz para a empresa como um todo, chega o momento de conhecer a Niduu.
A Niduu é uma solução em educação corporativa capaz de elaborar treinamentos específicos para empresas e seus colaboradores. Sendo assim, em conjunto, os melhores módulos sobre cibersegurança são criados para as suas equipes se desenvolverem e se aperfeiçoarem na proteção do sistema interno da organização e de seus dispositivos pessoais, evitando exposição a riscos de crimes virtuais e suas consequências.
Nós elaboramos um treinamento em cibersegurança baseado nas lacunas de conhecimento dos talentos da sua empresa e mensuramos a evolução de cada um individualmente, além de promovermos uma abordagem de aprendizagem colaborativa com soluções de microlearning com gamificação e mobile learning.
Assim, enquanto os colaboradores se capacitam e interagem entre si, também se engajam na aprendizagem, compartilham conhecimentos e reforçam o cooperativismo e trabalho em equipe, tudo por meio do próprio celular.
Então, se você busca proporcionar um treinamento em segurança cibernética eficiente e que traga resultados reais para a sua organização em termos de proteção do sistema e de dados, não deixe de entrar em contato conosco!