Como Ter um Bom Atendimento no Caixa de Supermercado?

Um bom atendimento no caixa de supermercado é essencial para satisfazer os consumidores e garantir que retornem ao seu estabelecimento.

Para isso, o colaborador do caixa de supermercado necessita, além de ser educado e prestativo, saber realizar um fechamento de compra eficiente e estar sempre preparado para atender todos os compradores.

Portanto, o responsável por essa contratação deve estar atento se o novo membro da equipe é apto a desempenhar o cargo e se ele possui todas as ferramentas necessárias para um atendimento de qualidade.

 bom atendimento no caixa de supermercado

Abaixo você terá a possibilidade de aprender como a contratação de um colaborador adequado para o cargo de caixa deve ser feito, além de como evitar os maiores erros na função, prestando um fechamento de caixa certeiro e conhecendo suas ferramentas.

Vamos seguir adiante?

Como Fazer um Bom Atendimento no Caixa de Supermercado? 

Para um bom atendimento no caixa de supermercado, o colaborador contratado precisará ser ágil, simpático e saber realizar o fechamento das vendas corretamente, satisfazendo o consumidor e deixando uma boa impressão do estabelecimento.

Logo, é perceptível a necessidade de saber como realizar uma contratação eficiente para o cargo. Se você ainda possui dúvidas sobre isso, acompanhe abaixo.

Contratando um Colaborador Adequado para o Cargo de Caixa de Supermercado

A contratação de um colaborador de caixa é uma das etapas mais importantes de um empreendimento.

Portanto, o responsável pela escolha do novo membro deverá se atentar se o indivíduo interessado no cargo possui as habilidades para a função, como as 3 seguintes:

  1. Sociabilidade - característica importante para trabalhar com o público, geralmente sendo uma pessoa comunicativa e de comportamento cortês;
  2. Profissionalismo - esse colaborador estará lidando com quantias altas de dinheiro, então o profissionalismo será fundamental nesse momento, além de, preferencialmente, possuir conhecimentos básicos em matemática e contabilidade, evitando erros de caixa;
  3. Confiabilidade - essa característica é ligada com o profissionalismo, visto que o operador de caixa deverá ser honesto e não furtar valores. Aliás, quando algum erro não intencional acontecer no caixa desse colaborador, ele deve saber assumir o ocorrido.

Essas características são as principais bases de um bom atendimento no caixa de supermercado, então será preciso focar nelas quando um novo colaborador de caixa é contratado.

Os 5 Maiores Erros de Colaboradores de Caixa de Supermercado e Como Evitá-los 

É comum ocorrerem erros, mas é preciso dar atenção especial para corrigi-los e evitar que aconteçam novamente. Alguns dos 5 erros muito comuns durante as operações de caixa de supermercado são:

  1. Ser frio durante o atendimento;
  2. Estar desinformado sobre planos e recargas de celulares;
  3. Não realizar a sangria;
  4. Acabar realizando o embolse do abandono de troco;
  5. Comprometer, sem intenção, o fechamento do caixa no final do dia.

No entanto, todos esses erros podem ser evitados quando o colaborador recebe o treinamento adequado para desempenhar a sua função, assim como a orientação de seu superior.

Em relação ao embolse do abandono de troco, é uma situação em que o responsável pelo novo membro da equipe deverá orientá-lo, havendo as seguintes opções:

  • O colaborador poderá ficar com o troco que foi deixado pelo consumidor;
  • O colaborador deixará o troco em seu caixa para utilização do valor pelo estabelecimento.

Tudo dependerá do que for conversado entre as partes e o que o superior orientou. Inclusive, é importante o novo colaborador realizar os informes do seu caixa para que não haja a quebra de fechamento do caixa no final do dia.

Os informes são importantes, também, para ter o maior controle dos valores no momento do fechamento do caixa

Você sabia que a Niduu pode auxiliar o seu empreendimento a ter um bom atendimento no caixa

Com a Niduu, a sua equipe passa por treinamentos personalizados voltados especialmente para o desenvolvimento de suas funções e eficácia no atendimento.

Inclusive, você conseguirá acompanhar todo o melhoramento dos seus colaboradores por meio de Indicadores de Desempenho dos treinamentos, sendo totalmente online, podendo ser feitos em qualquer hora e lugar.

Quer conhecer mais sobre como a Niduu ajuda o seu negócio a crescer? Então basta clicar aqui e entrar em contato com a Niduu!

Forneça as Ferramentas Necessárias para o Colaborador do Caixa

Certamente o operador de caixa de supermercado necessita de algumas ferramentas, as quais são essenciais para realizar um atendimento de qualidade e fazer o consumidor retornar ao estabelecimento, como já dito acima.

operador de caixa de supermercado

Essas ferramentas são:

  • A esteira para os clientes apoiarem seus produtos;
  • A área de empacotamento das mercadorias após o valor ser contabilizado;
  • A parte eletrônica do caixa, como o computador, balança e a gaveta de dinheiro.

O conjunto dessas ferramentas é conhecido como o check-out do caixa.

Realizando um Fechamento de Caixa Ideal em Supermercados

Em primeiro lugar, ao se realizar um fechamento de caixa, é interessante haver sempre algum membro da equipe de colaboradores acompanhando a operação

Para não tornar esse momento constrangedor para o operador de caixa, o colaborador escolhido para realizar a supervisão pode, também, auxiliar no fechamento, como:

  • Organizar as notas acumuladas do dia;
  • Contar as moedas que estão na gaveta do caixa;
  • Sempre conferir o relatório final do fechamento.

Esse acompanhamento é essencial por alguns motivos:

  • Dá a segurança de que não está havendo furtos ou erros por parte do operador no momento do fechamento;
  • Garante a integridade do colaborador do caixa de supermercado que está desempenhando a sua função com excelência, ou seja, em caso de haver algum desentendimento do valor de fechamento, ele estará protegido;
  • Evita que assaltos aconteçam, já que dois colaboradores no caixa no momento do fechamento desincentivam os ladrões de agirem.

Portanto, é fundamental desenvolver esse sistema de colaboração entre os membros da equipe no momento de conferência do fluxo de caixa.

Agora, para saber as etapas essenciais do fechamento, basta conferir abaixo.

As 4 Etapas do Fechamento do Caixa


1. Valor de Encaixe

Também conhecido como fundo de troco, é o valor inicial que cada caixa deve ter para começar o dia. 

Não há necessidade de ser um valor alto, bastam algumas cédulas de valor baixo e moedas. Esse valor será usado para fornecer o troco ao cliente.

2. Anotar Valores de Entradas e Saídas

Tanto de forma manual ou durante a utilização de softwares de gestão, é imprescindível anotar todos os valores que passarem pelo caixa, tanto de entrada quanto o de saída, inclusive o fundo de troco, o seu suprimento, quando necessário, e a sangria.

3. Conferência de Valores

No final do expediente, os valores devem ser contabilizados e separados por formas de pagamento, como:

  • Dinheiros;
  • Cartões;
  • Tickets ou outras opções.

Se houver troca de operador, é aconselhável que o fechamento do caixa seja feito antes.

4. Fechamento Final

Por fim, basta somar todas as entradas e subtrair do valor total das saídas. Agora você sabe como realizar um fechamento ideal e, inclusive, como ter um bom atendimento no caixa de supermercado!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar