Case Big Box: desenvolvendo membros da CIPA em Segurança do Trabalho

Com a expansão constante dos estabelecimentos Big Box, desenvolver os membros da CIPA se tornou uma necessidade indispensável para a empresa. Com isso, a Niduu propôs soluções e estratégias capazes de capacitar os talentos para suprir a demanda do negócio.


O Big Box é uma rede de supermercado que busca entregar produtos da melhor qualidade pelo melhor preço aos seus clientes, ampliando rapidamente sua presença em Brasília devido ao bom atendimento e economia.

Atualmente, a empresa proporciona diversos benefícios aos seus consumidores, como:

  • Ultrabox: itens que são comercializados em formato de atacado e varejo;
  • Delivery e Super Fácil: o pedido é realizado online e a entrega é a domicílios;
  • Conveniência: sua estrutura conta com estacionamento coberto, caixa eletrônico, lotérica, lanchonete, farmácia, academia, cafeteria e empório.

Hoje, o Big Box é considerado o melhor supermercado de Brasília. Mas sendo o melhor, é necessário manter o padrão de qualidade

Qual era o grande desafio que o Big Box vivenciava?

A rede de supermercado Big Box reúne mais de 20 estabelecimentos em todo o Distrito Federal, e consequentemente, um alto número de colaboradores também.

Sabendo que a capacitação de talentos é fundamental para o sucesso do negócio, a empresa analisou as necessidades de treinamento das equipes e reconheceu a essencialidade de investir na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Essa equipe é composta por 170 colaboradores que precisavam desenvolver suas competências técnicas e comportamentais acerca de procedimentos de Segurança do Trabalho.

Porém, esse não foi o único desafio

Pensando na saúde de seus colaboradores em meio a pandemia da Covid-19 e no custo-benefício que os treinamentos remotos entregam se comparados aos tradicionais, o Big Box levantou a seguinte questão:

“Como capacitar os talentos da CIPA sem retirá-los de seus postos de trabalho?”

Foi então que a empresa entrou em contato com a Niduu, apresentando seus desafios e buscando soluções plausíveis para as necessidades de treinamento da equipe.

Quais foram as soluções propostas pela Niduu para o Big Box?

Uma vez que a Niduu foi contatada, levou-se em conta os seguintes desafios:

  • Preencher as lacunas de conhecimento dos 170 colaboradores da CIPA;
  • Otimizar o tempo de capacitação para se desenvolverem de maneira eficiente, mas em um curto espaço de tempo;
  • Realizar o treinamento de forma remota para não haver custos com deslocamento de talentos ou comprometer sua produtividade.

Logo, tendo conhecimento dos desafios que o Big Box vivenciava, além de suas considerações acerca das capacitações de seus colaboradores, a Niduu propôs as seguintes soluções:

  • Entregar livre acesso aos cursos de prateleira do aplicativo da Niduu aos talentos da CIPA;
  • Disponibilizar trilhas de conhecimento relevantes no próprio aplicativo para a equipe durante um prazo de 20 dias.

Por meio dessas soluções, tornou-se possível capacitar os colaboradores do Big Box e atender as considerações da empresa, principalmente ao ser usado duas grandes estratégias de ensino durante os treinamentos corporativos.

Quais as estratégias elaboradas pela Niduu e como suas implementações ocorreram?

Como visto acima, a Niduu elaborou duas soluções para os desafios do Big Box. Mas quais foram as estratégias usadas em ambas as capacitações para levarem resultados reais para a empresa?

As estratégias implementadas no aplicativo de capacitação envolvem tanto o mobile learning quanto o microlearning. Cada uma delas atendendo uma necessidade e consideração do negócio.

O mobile learning permitiu que os colaboradores da CIPA realizassem suas capacitações a distância, - em qualquer lugar e em qualquer horário disponível - além de:

  • Respeitar o tempo de aprendizagem individual dos talentos;
  • Economizar em questão de custos de locomoção para a empresa;
  • Evitar que os colaboradores perdessem produtividade ao serem retirados de seus postos de trabalho.

O microlearning, por sua vez, permitiu que os talentos se desenvolvessem de maneira eficiente em um curto espaço de tempo, como o Big Box solicitou, além de:

  • Serem capazes de reterem o conhecimento com facilidade devido aos módulos de conhecimento serem curtos e objetivos;
  • Reforçarem a aprendizagem através de desafios criados dentro do próprio aplicativo da Niduu;
  • Aplicarem o conhecimento ganho no treinamento com maior naturalidade na rotina de trabalho.

Assim como ambas as estratégias representaram uma grande vantagem nas capacitações dos colaboradores da CIPA, tanto para os talentos quanto para a empresa, uma terceira estratégia também foi implementada: a gamificação.

Mas por que fazer uso da gamificação se o mobile learning e o microlearning já atendem as necessidades e considerações do Big Box? 

A verdade é que, por meio das mecânicas de jogos adicionadas aos treinamentos corporativos, - como sistema de pontuação e ranqueamento, competições saudáveis entre os participantes, e prêmios e recompensas - a gamificação proporciona inúmeras vantagens aos envolvidos. 

Por exemplo:

  • Otimização do engajamento dos talentos durante todo o processo de aprendizagem;
  • Maior motivação para completarem os módulos de conhecimento e conquistarem um bom ranqueamento para recompensas;
  • Acompanhamento da evolução dos participantes de maneira individual e em tempo real, havendo possibilidade de feedbacks construtivos;
  • Estímulo à busca do conhecimento constante e voluntário;
  • Promoção do espírito da equipe e estreitamento dos laços de companheirismo e parceria entre os colaboradores;
  • Impulsionamento dos resultados esperados pela empresa, e muito mais.

Com tantas vantagens implicadas, as três estratégias citadas acima se tornaram o diferencial que a Niduu implementou nas soluções de treinamento corporativo para a equipe da CIPA do Big Box.

Resultados atingidos pelo Big Box após as soluções da Niduu

Ao final do prazo de 20 dias, os 170 colaboradores do Big Box receberam certificações sobre Segurança do Trabalho e demonstraram sua satisfação em relação ao treinamento elaborado pela Niduu para o seu aprendizado.

Os participantes ressaltaram que o ensino foi entregue de maneira simples, ao mesmo tempo eficiente.

Isso tornou-se possível graças às estratégias implementadas nos módulos de conhecimento e ao aplicativo intuitivo que a Niduu desenvolveu pensando na funcionalidade proporcionada aos usuários.

Os colaboradores também se mostraram contentes com o conhecimento disseminado nos módulos, visto que eram ricos em informações relevantes acerca do trabalho realizado por cada um.

Portanto, com a positivação do treinamento por parte dos talentos, os resultados atingidos pelo Big Box após as soluções da Niduu alcançaram a expectativa da empresa. 

Atualmente, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) estão preparados para atender, com destreza, quaisquer intercorrências que possam vir a acontecer nas lojas da empresa.

Considerações finais

Com uma história que se iniciou em 1989 em uma pequena mercearia, o Big Box reconhece e valoriza a motivação, a dedicação e o comprometimento de seus colaboradores, assim como investe em seu potencial para crescer junto à empresa.

Por meio da parceria estabelecida com a Niduu, os talentos conseguiram desenvolver suas competências técnicas e comportamentais com precisão, agregando diversos resultados positivos para a rede de supermercados.

E se você também busca um treinamento corporativo que atende as necessidades de treinamento da sua empresa e capacita os seus colaboradores acima de expectativas, entre em contato com a Niduu

O próximo case de sucesso pode ser o seu!

Niduu, a melhor plataforma gamificada de treinamentos corporativos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar