Por que é Importante Mensurar os Resultados de Treinamento da Empresa?

Investir em treinamento e qualificação corporativa é importante para engajar e reter talentos. Não é à toa que empresas do mundo inteiro investem mais de 200 bilhões de dólares todos os anos em programas de treinamentos para seus colaboradores. Contudo, de nada adianta esse esforço, se não houver meios de mensurar resultados de treinamento da empresa.

Afinal de contas, como saber se o treinamento está sendo eficiente e se está gerando aprendizado, se não houver mecanismos que possam avaliar sua eficácia. Ou então indicar a necessidade de melhorias futuras?

Sabendo da importância que existe em mensurar resultados de treinamentos corporativos é que preparamos esse artigo.

Descubra aqui porquê medir os resultados de um treinamento é importante e quais são os impactos do processo de aprendizagem corporativa para os funcionários e para a empresa. Confira!

Por que é Importante Mensurar Resultados de Treinamento da Empresa?

Existem várias barreiras que levam muitos gestores, líderes, bem como profissionais de RH a acreditar que mensurar resultados de treinamento seja algo difícil de realizar. Entre as principais, podemos citar:

  • Ausência de tempo;
  • Falta de recursos tecnológicos para mensurar resultados dos treinamentos;
  • Ausência de habilidades necessárias para identificar se o treinamento está sendo eficaz e se ele traz de fato resultados para a organização;
  • Falta de credibilidade por parte dos profissionais na possibilidade de extrair resultados a partir do comportamento humano.

Além disso, segundo a prestadora de serviço de qualidade em auditoria (PwC), apenas cerca de 13% das empresas revelam mensurar resultados de treinamento corporativo, pois seus gestores veem essa avaliação como algo subjetivo.

Apesar disso, saiba que é possível mensurar resultados de treinamento na empresa. E mais, esse processo de avaliação também é fundamental para o sucesso das organizações.

É por meio da mensuração de resultados que se torna possível avaliar, bem como identificar o grau de eficácia das ações implementadas nos treinamentos corporativos.

Além disso, mensurar resultados de treinamento também aperfeiçoa o processo de gestão de pessoas, identifica pontos de melhoria que justificam investimentos em ações futuras, ajuda a definir prioridades, melhora o engajamento.

Ou seja, mensurar resultados de treinamento promove uma profunda mudança de comportamento e aprendizagem no ambiente de trabalho como um todo.

Quais são os Impactos da Aprendizagem nos Colaboradores e na Empresa?

Investir em aprendizado é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer. Não é por acaso que, mesmo em épocas difíceis, as organizações não deixaram de investir no aprendizado da sua equipe, conforme mostra o relatório Panorama do Treinamento no Brasil.

Mas, você já se perguntou de que forma o processo de aprendizagem afeta colaboradores e a empresa? 

Para a empresa

Basicamente, para as empresas, os impactos da aprendizagem são gigantescos. Isso porque com o aprendizado adequado, os funcionários conseguem solucionar problemas com mais facilidade.

Além disso, o treinamento também ajuda o colaborador a se adaptar melhor as novas necessidades do mercado, bem como a ser proativo e inovar visando ajudar no crescimento da organização e da sua carreira.

Aprendizagem on demand

Desafios surgem o tempo inteiro no mundo corporativo e é importante que os colaboradores estejam prontos para superá-los.

Ao identificar um gap de conhecimento, é importante que a empresa esteja disposta e consiga disponibilizar o conteúdo em tempo hábil para que os colaboradores consigam aprender mais rapidamente.

Para isso, desenvolvemos uma planilha de levantamento de necessidades de treinamento que pode ser aplicada na sua empresa.

mensurar treinamentos da sua empresa

Maior produtividade e retenção de talentos

Investindo em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, a empresa potencializa e capacita sua equipe, além de contribuir para elevar a produtividade no ambiente de trabalho e retenção de talentos.

Só para ter uma ideia, um levantamento da Education First mostrou que as empresas que investem em práticas com foco no aprendizado da sua equipe estão propensas a crescer 5% a mais do que as organizações que não investem nesse tipo de prática.

Além disso, segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn, cerca de 94% dos funcionários afirmaram que permaneceriam trabalhando na empresa por mais tempo se a mesma investisse no desenvolvimento de suas carreiras.

Ou seja, atualmente, os melhores profissionais não buscam apenas um bom salário, mas também uma cultura organizacional que valoriza e qualifica aqueles que fazem parte da empresa.

Alto índice de satisfação

A qualidade do aprendizado em uma empresa também reduz falhas que podem levar a insatisfação do cliente.

Gestores e líderes que investem em treinamento de alta qualidade, assim como conseguem mensurar resultados de treinamento com eficiência, criam equipes mais bem preparadas para interagir de forma positiva junto aos clientes e, com isso, garantir um maior índice de retenção.

Além disso, elevando a satisfação do público a partir da qualidade do aprendizado que se fornece a uma equipe, a empresa também está otimizando sua reputação no mercado.

Para os colaboradores

Um aprendizado interativo e eficiente traz benefícios não apenas para as empresas, mas também para os funcionários.

E um dos impactos mais expressivos que se pode notar nesse caso se refere a bagagem de conhecimento que o colaborador adquire no decorrer do treinamento.

A partir do momento que um funcionário recebe um aprendizado de alto nível, suas habilidades e competências técnicas melhoram consideravelmente.

Como resultado, suas perspectivas dentro da empresa se ampliam bastante, possibilitando que ele se mantenha sempre motivado e disposto a encarar novos desafios.

Ou seja, os treinamentos corporativos e todo o processo de aprendizagem que se gera a partir dele, oferece ao colaborador uma nova visão de mundo.

Com isso, eles passam a ter ideias com conceitos inovadores e atualizados. E, com isso, têm maiores chances de desenvolver uma cultura de inovação que possa ajuda-los a crescer dentro da empresa, como também a colabora para o crescimento da própria organização em si.

Conclusão

Sabemos o quanto o mercado atual é dinâmico. O perfil dos clientes, aliado a transformação digital, vem alterando o cenário de grande parte das empresas.

E para se adaptar a essas mudanças, contar com colaboradores que estejam preparados a elas é essencial.

Sendo assim, a aprendizagem, assim como o ato de mensurar resultados de treinamento corporativo possuem grande importância nesse processo de evolução, garantindo colaboradores mais bem preparados. E também um diferencial competitivo importante para o crescimento da empresa.

E você, também acredita que uma aprendizagem de qualidade e eficiente é fundamental para o crescimento de uma organização? Como anda seu programa de treinamentos? Será que ele oferece todo o aprendizado que sua equipe precisa para ajudar sua empresa a crescer?

Entre em contato conosco e conheça agora a solução que você precisa para elevar os resultados da sua empresa de uma forma simples e interativa!

mensurar treinamentos dos colaboradores 

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar