Análise de dados de treinamentos: como otimizar os processos internos da sua organização?

A análise de dados de treinamentos chega nas organizações para otimizar os programas de capacitação corporativa e desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, atingindo melhores resultados no negócio.


Em 2016, o U.S. Bureau of Labor Statistics divulgou um artigo que apontava a crescente possibilidade da utilização da análise de dados como base para elaboração de treinamentos corporativos por profissionais de aprendizagem e desenvolvimento para seus colaboradores. 

Com a divulgação deste conteúdo, se tornou claro o papel da análise de dados para atingir melhores resultados nos programas de capacitação de talentos e, inclusive, para o alcance de metas das organizações.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para você compreender mais sobre como a análise vem sendo utilizada nas empresas para otimizar seus processos internos, então acompanhe este artigo.

A análise de dados de treinamentos incorpora novas estratégias aos programas de capacitação corporativa

A análise de dados de treinamentos corporativos é responsável por determinar o impacto que o aprendizado de colaboradores gera nos resultados da organização ao desenvolver e aperfeiçoar as habilidades técnicas e comportamentais dos talentos. 

Por meio dessa análise, também é possível otimizar as decisões estratégicas de ensino dos colaboradores, como a escolha do material, sua implementação e o investimento em soluções de aprendizagem, como é o caso da Niduu.

Recentemente, muitas organizações têm investido na análise de dados de treinamentos, mas apesar de cada corporação ter o seu próprio nome para a aprendizagem, como as Universidades Corporativas, o foco é sempre o mesmo. Veja alguns exemplos:

  • A análise de dados é usada para pontuar novas percepções a respeito das estratégias de liderança relacionadas a análise de aprendizado e desenvolvimento de uma empresa” - Learning & Development Measurement & Analytics Data Scientist
  • É a habilidade de negociar acordos de fornecimento de dados com parceiros interessados” - Learning & Development Analyst
  • A base de conhecimento da análise de dados é usada para promover uma abordagem baseada em evidências para todos os níveis relacionados à aprendizagem" - Associate Director, Learning Analytics

Além de tudo, pode-se descrever a análise de dados como um conjunto de pesquisa, estudo e mensuração de resultados coletados para constatações capazes de incorporar novas estratégias aos programas de capacitação corporativa, os tornando mais eficientes aos colaboradores e às organizações.

Segundo Christopher Yates, chefe de aprendizagem e desenvolvimento da Microsoft na época, a análise de dados de treinamentos é uma parte crítica da transformação digital. Em suas palavras: “Sem a análise de dados, você baseia suas decisões na sorte ou na maneira que as coisas sempre foram feitas. Sem insights, tudo o que se tem são palpites ou sensações no estômago sobre o que está funcionando ou não.

Mas afinal, como os programas de capacitação corporativa são baseados na análise de dados?

Os programas de capacitação corporativa são baseados na análise de dados por meio de práticas que otimizam a experiência de aprendizagem dos colaboradores, fazendo com que se sintam mais engajados no ensino e preparados para desempenhar as atividades do cargo com maior excelência.

Acompanhe três das principais práticas que fazem toda a diferença em um programa de treinamento corporativo baseado na análise de dados a seguir.

Prática #1: elaborar o conteúdo da aprendizagem

O conteúdo da aprendizagem deve ser pensado para cada grupo de colaboradores, então os dados podem ser coletados do histórico de trabalho destes talentos para elaborar um programa realmente eficiente para os profissionais, o qual deve desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades técnicas e comportamentais.

Inclusive, a análise de dados também serve para melhorar as iterações dos conteúdos padronizados de aprendizagem.

Prática #2: adaptar o conteúdo de aprendizagem aos participantes

Como os dados são responsáveis por pontuar onde os colaboradores estão indo bem no treinamento e onde possuem certas dificuldades, é possível investir nessas lacunas de conhecimento para supri-las, além de realizar ajustes no conteúdo quando necessário.

Aqui, também é válido citarmos que a gamificação representa uma enorme vantagem na adaptação da aprendizagem para cada colaborador. Assim, estimula o engajamento dos talentos ao ensino por meio de mecânicas de jogos que os envolvem no ensino - como recompensas e premiações específicas para cada perfil comportamental - e impulsionando seus resultados para a organização.

Prática #3: realizar o acompanhamento e a análise de resultados do conteúdo

O acompanhamento e a análise de resultados gerados por meio dos conteúdos de aprendizagem são fundamentais para serem coletados porque são mensurados em conjunto com o desempenho dos colaboradores em seus cargos.

Esse acompanhamento e análise podem ser colocados em prática através de feedbacks construtivos dos participantes sobre a experiência no treinamento corporativo ou, se houver uma solução em educação corporativa prestando suporte para a organização, ela disponibiliza os dados relevantes para observação em seu sistema.

Como a Niduu é uma empresa de educação corporativa, todos os dados relevantes para acompanhamento e análise dos colaboradores em capacitações da empresa são disponibilizados no sistema em tempo real, então se é isso que busca para sua organização, nos envie uma mensagem.

Como realizar a análise de dados de maneira quantitativa e qualitativa?

Existem diversas maneiras em que a análise de dados pode ser colocada em prática, mas de forma geral, todos os dados coletados são classificados entre quantitativo e qualitativo. 

Enquanto os dados quantitativos englobam dados que podem ser contados, colocados em ordem, comparados, agrupados e categorizados, os dados qualitativos são aqueles referentes às percepções e experiências dos colaboradores.

Confira os exemplos a seguir para compreender mais quais são os dados quantitativos mais vistos na aprendizagem:

  • Porcentagem de participantes que concluíram as trilhas de conhecimento;
  • Quantidade de tempo que os talentos demoraram para finalizar os módulos de conteúdos;
  • Quantos recém-contratados continuam na empresa após completarem um ano na companhia;
  • Como está a receita de vendas dos colaboradores e equipe antes e após concluírem o treinamento.

Agora, confira dois exemplos sobre os dados qualitativos do treinamento corporativo de uma organização:

  • Porcentagem de participantes que concordaram que a trilha de conhecimento é relevante para otimizar as atividades de seu cargo;
  • Se a positivação dos clientes é melhor em relação aos colaboradores que concluíram o treinamento ou se é melhor para aqueles que não o fizeram.

Conclusão

Por fim, pode-se perceber a importância de realizar a análise de dados de treinamentos corporativos para otimizar os processos internos da organização e atingir melhores resultados no negócio.

Essa análise de dados também é responsável por melhorar a experiência dos talentos na empresa, assim como de novos contratados, e desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais, fazendo com que se tornem melhores profissionais e pessoas.

Então agora que você compreendeu mais sobre a análise de dados de treinamentos, entre em contato com a Niduu.

Banner Conheça a Niduu

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar