Comprar Gôndolas: O Layout Perfeito para o seu Negócio

A necessidade de comprar gôndolas é um fato para qualquer negócio, tanto para supermercados, varejos e atacados. 

Portanto, é fundamental que esse item seja comprado da maneira correta, preenchendo perfeitamente o local disponível para a exposição de mercadorias.

gôndolas supermercado

No entanto, é preciso que você compreenda as melhores gôndolas para o seu empreendimento e as especificidades de cada tipo, além dos detalhes que devem ser considerados no momento da apresentação dos produtos.

Aqui, você será capaz de aprender o que precisa para realizar uma boa compra de gôndolas, além da iluminação perfeita para atrair mais público e gerar mais vendas e a montagem do planograma ideal para o seu negócio!

Onde Comprar Gôndolas para Melhorar o Layout em Pequenos Espaços

Se você quer saber onde comprar gôndolas, saiba que podem ser adquiridas em lojas de departamento ou, até mesmo, em lojas atacadistas especializadas em produtos para montagem do layout de novos empreendimentos.

Pois então, sabendo disso, será preciso buscar pela melhor gôndola para compor o layout da sua loja a simplificar a exibição das mercadorias. Logo, se o espaço for pequeno, apostar em exposições verticais é solução.

É considerável dividir as gôndolas em categorias, como:

  • Itens alimentícios e bebida;
  • Itens de higiene pessoal e de limpeza de casa;
  • Itens de vestuário infantil ou adulto e assim por diante.

A disposição deve ser feita em blocos e não por linhas. Para isso, cada categoria deve ser exposta de forma vertical, com sua variedade de produtos sendo dividida por zonas quentes e frias.

Os produtos de menor saída nas zonas frias, que é onde a maioria das pessoas acabam não dando tanta atenção. Enquanto que, nas zonas quentes, devem estar localizado os produtos de maior saída, geralmente sendo na altura dos olhos do consumidor.

Por fim, para o seu cliente encontrar as mercadorias que precisa comprar com mais facilidade, utilize placas de identificação para indicar cada conjunto exposto.

Atenção às Especificidades na Hora de Comprar Gôndolas

O mercado possui diversos tipos de gôndolas, indo desde materiais diferenciados até gôndolas adaptadas para a demanda e a necessidade do seu negócio. Porém, existem 3 coisas que devem ser levadas em consideração ao realizar a compra:

  1. A resistência do material;
  2. Se há divisórias capazes de simplificar a divisão dos produtos expostos ou não;
  3. O tamanho ideal para o posicionamento da gôndola no seu estabelecimento.

Sobre a resistência, é indicado que se compre gôndolas de alumínio ou aço. É essencial dar preferência para materiais que sejam resistentes, capazes de suportar qualquer peso que seja colocado em suas prateleiras.

Inclusive, é fundamental conferir se há divisórias de produtos, simplificando a identificação da mercadoria pelos seus clientes. Lembre-se que o público busca pela praticidade e economia de tempo.

Agora, o tamanho é um detalhe imprescindível de se atentar. Comprar uma gôndola no tamanho errado prejudica a disposição dos itens, dificulta a circulação do público, além disso, compromete o funcionamento e a lucratividade do negócio.

Portanto, organize no layout da empresa e monte o planograma das mercadorias antes de comprar as gôndolas. Dessa forma, é possível comprar as gôndolas ideais para o aproveitamento máximo do espaço no seu empreendimento.

Busque por uma Boa Iluminação para as Gôndolas

Uma boa iluminação para as gôndolas destaca mais os produtos, atraindo os consumidores e gerando mais vendas.

Inclusive, a iluminação é o fator principal para tornar frutas, legumes e vegetais com a aparência mais atrativa em supermercados. Portanto, se esse for o seu empreendimento, aposte nisso, evitando luzes azuladas ou esverdeadas que dão a impressão do item não estar maduro.

gôndolas supermercado frutas

Agora, para manter um padrão de iluminação nas gôndolas de qualquer negócio, é possível centralizar a iluminação no corredor, dando uma boa visibilidade de todas as mercadorias expostas, sem que haja sombras. 

Uma opção viável são gôndolas que já possuem a iluminação embutida. Inclusive, é fundamental que todas as luzes sejam de led, combatendo o desperdício de energia no estabelecimento.

Iluminação Adequada para Ambientes Pequenos

Como dito anteriormente, é preciso aproveitar da melhor maneira possível a disposição das gôndolas em espaços pequenos, e uma iluminação adequada pode auxiliar na percepção de amplitude do estabelecimento.

Portanto, aposte em luzes mais claras, que são capazes de proporcionar a sensação de ambientes mais espaçosos, combinada com toda a composição clean da loja, como pisos e paredes em tonalidades claras também.

No entanto, nem sempre a iluminação do ambiente é suficiente para destacar as mercadorias. Se for esse o caso da sua empresa, opte por:

  • Pontos de luz nas gôndolas ou prateleiras;
  • Luminárias estrategicamente posicionadas e com lâmpadas em tonalidade amarelada, evitando que o brilho seja excessivo no ponto focal.

Agora, se você deseja dar uma maior amplitude para o ambiente, além do jogo de iluminação, utiliza a técnica dos espelhos, capaz de criar a ilusão de um local maior. Aqui, aposte sua instalação em:

  • Pilares que podem haver no negócio;
  • No fundo das gôndolas, refletindo os itens que já estão expostos;
  • Nas próprias paredes.


Planograma de Gôndolas para o seu Empreendimento

Um planograma de gôndolas é imprescindível para concretizar mais vendas e tornar, do seu negócio, um empreendimento mais lucrativo. Mas e você ainda não sabe o que é um planograma, é o posicionamento estratégico de cada produto na gôndola.

Inclusive, o planograma pode ser considerado uma das técnicas de merchandising dos empreendimentos, que envolve alguns detalhes de exibição, como:

  • O espaço em que uma determinada mercadoria ocupará nas prateleiras;
  • A melhor forma de exposição de cada item, podendo ser de forma horizontal ou da forma vertical, como já foi visto acima.

No entanto, será preciso analisar mais a fundo para determinar qual a melhor forma de exibição das mercadorias no seu estabelecimento, observando:

  • O comportamento do consumidor e qual é o público predominante;
  • As estratégias de concretização de vendas em cada setor e categoria de produtos;
  • Como a experiência do cliente está no seu estabelecimento e maneiras possíveis para melhorá-lo.

Sabendo disso, é possível encontrar a sua persona ideal e, com isso, focar nos produtos de maior saída que esse público consome, os localizando no centro das gôndolas e nas zonas quentes.

Agora, você sabe como comprar gôndolas adequadas para a necessidade de demanda do seu empreendimento, assim como planejar uma boa iluminação e montar o planograma do seu negócio.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar