Aproveitando 100% das Mercadorias com Gestão de Desperdício

A Gestão de Desperdício surgiu para evitar que haja perdas em relação a mercadorias e, claro, que tudo seja aproveitado da melhor maneira possível.

Portanto, quando a gestão de perdas é colocada em prática, é possível conquistar o faturamento mensal esperado, sendo coerente com as compras realizadas para abastecimento do estoque e a quantidade de vendas que foram concretizadas.

Para que isso ocorra, será preciso compreender o que é a Gestão de Desperdício e como ela pode ser colocada em ação no seu supermercado.

produtos supermercado gestão desperdício

O que é a Gestão de Desperdício?

Gestão de Desperdício são ações no empreendimento para que os produtos comercializados não sejam desperdiçados perdidos ou desperdiçados. Sendo que, com um bom aproveitamento da mercadoria, os lucros do negócio aumentam.

Quando o supermercado não possui uma estratégia adequada para seus produtos comercializados, é possível que haja:

  • Deterioração do alimento;
  • Vencimento de itens industrializados.

Por mais que pareça algo simples de ser controlado, a verdade é que esse é um dos maiores problemas que supermercados e outros comércios do ramo alimentício enfrentam.

Logo, quando o produto é inutilizado para comercialização, podem acontecer 2 situações:

  • Não ser retirado da prateleira após a data de vencimento e o supermercado correr o risco de enfrentar um processo por parte do consumidor;
  • O produto retornará ao produtor.

Em ambas as situações, acaba sendo um grande prejuízo para o estabelecimento e, dessa forma, é perceptível a necessidade de haver um treinamento de colaboradores para a implementação de uma boa uma Gestão de Desperdício no empreendimento.

Como a Gestão de Desperdício é Favorável para Supermercados

Além do aproveitamento completo dos produtos, não os deixando estragar ou vencer, a Gestão de Desperdício traz outros benefícios. Veja 3 deles a seguir:

1. Controle de Mercadorias

Como já dito anteriormente, será possível calcular o faturamento do supermercado de forma coerente e, com isso, analisar situações, como:

  • Furto de produtos;
  • Fraudes ou desvios que podem ser cometidos por colaboradores ou clientes;
  • Avarias que acontecem durante a manipulação dos itens, como embalagens amassadas ou quebradas.

Inclusive, em caso de produtos vencidos ou deteriorados também.,

Portanto, é importante ter esse controle para estabelecer estratégias eficazes para contornar esses problemas, já que afetam diretamente o lucro e pode comprometer a saúde financeira do empreendimento.

2. Aumento de Lucratividade

Uma vez que ações estratégicas para combater fraudes, avarias, furtos e desperdícios são colocadas em prática, é possível converter os gastos que haviam em lucros

Logo, quando se há o controle de mercadoria, o resultado é o aumento da lucratividade.

3. Controle do Estoque

Agora, quando se consegue estabelecer um bom controle de mercadoria, além de aumentar o lucro, é possível estudar qual a melhor quantidade de cada item no estoque.

Sendo assim, será necessário analisar as saídas de cada produto e a frequência em que o estoque deve ser reposto

É importante ressaltarmos que o estoque deve sempre estar de acordo com a necessidade do produto na gôndola.

Gestão de Desperdício na Prática

Para combater e evitar que mais desperdícios e perdas aconteçam, é fundamental colocar em prática as 5 seguintes ações no seu supermercado.

1. Utilização do PEPS

O PEPS, também conhecido como “Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai” ou FIFO, é uma metodologia que o próprio nome já explica.

Sendo assim, a primeira mercadoria que entra deve ser a primeira mercadoria exposta nas gôndolas do supermercado.

Com isso, não haverá produtos antigos no estoque que correrão o risco de vencer.

2. Controle do Consumo Interno

Em supermercados, é inevitável que haja as cozinhas, as quais são responsáveis pela panificação e, em alguns casos, até mesmo as refeições.

Sabendo disso, é certo de que a cozinha consome produtos de outros setores, como:

  • Hortifruti;
  • Frios;
  • Laticínios. 

Os colaboradores certamente devem anotar o seu consumo. No entanto, é possível que se esqueçam de realizar devido a correria que há no cotidiano da cozinha.

É preciso reforçar aos colaboradores a necessidade de anotar o consumo interno dos produtos do supermercado.

gestão de desperdício produtos supermercados

Inclusive, há os produtos de limpeza que são usados por todos os setores e que também devem ser anotados.

3. Atenção à Qualidade dos Fornecedor

Dar atenção especial à qualidade dos fornecedores do hortifruti é fundamental para manter os clientes satisfeitos com suas frutas e legumes. Será preciso analisar:

Sabendo disso, estabeleça as exigências dos produtos aos fornecedores, assim como o seu padrão de qualidade.

4. Investimento em Segurança

A segurança é necessária em todos os estabelecimentos, inclusive supermercados. 

Com um sistema de câmeras de segurança, é possível inibir furtos e manter os infratores longe do estabelecimento. 

Além disso, é interessante possuir colaboradores que trabalham na prevenção de perdas e que ficam, constantemente, andando pelos corredores para verificar atitudes de clientes ou suspeitos.

5. Treinamento de Colaboradores

Um programa de treinamentos para colaboradores é essencial para contribuir com a redução de desperdícios no supermercado, além de reforçar o protocolo dos setores da empresa. 

Com o treinamento adequado, cada colaborador trabalhará de forma eficaz para garantir que todas as mercadorias sejam manipuladas e expostas da maneira correta

Portanto, um bom treinamento resultará em um negócio mais lucrativo e a Niduu pode te auxiliar nisso.

Treinamento para Colaboradores de Supermercados com a Niduu

A Niduu é uma empresa especializada em treinamentos corporativos e que é capaz de montar um treinamento personalizado para o seu supermercado, visando as deficiências nos setores e os aperfeiçoando. 

Os aprendizados são em forma mobile e em doses de conhecimento, reforçando as lições com todos os participantes do treinamento e disponibilizando o acompanhamento de resultados para você.

Quer conhecer mais a Niduu e o que ela pode oferecer para você e o seu supermercado? Então entre em contato agora ao clicar aqui!

Lidando com Produtos Vencidos no Supermercado

Em primeiro lugar, os produtos vencidos nunca devem estar expostos para os clientes. Se algum produto venceu enquanto estava em gôndolas, o retire imediatamente.

O destino da mercadoria que alcançou o prazo de validade é simples, entre em contato com o produtor, revendedor ou comercializador para realizar o seu retorno do produto e este será responsável pelo descarte final.

Por fim, agora você sabe como implementar uma boa Gestão de Desperdícios no seu supermercado e combater fraudes, perdas e avarias.



Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar