Reposição de Estoque Eficiente é Capaz de Aumentar o Lucro do Negócio

Uma reposição de estoque eficiente é imprescindível para o seu negócio continuar crescendo, lucrando e aumentando a cartilha de consumidores fiéis.

Logo, sabendo que uma reposição de qualidade é necessária para manter o seu supermercado a nível competitivo no mercado, é importante ressaltarmos que não basta que a reposição seja eficaz, é preciso de mais.

Portanto, saber como montar um planograma de gôndolas para gerar mais vendas é fundamental, além de evitar sua ruptura. Inclusive, realizar o acompanhamento de vendas de cada item, reconhecendo os que são de maior saída e investindo neles é essencial.

reposição de estoque

A seguir será apresentado da importância de uma reposição de estoque, como montar o planograma e como ele é capaz de alavancar as vendas, assim como constatar quais são os melhores produtos para o seu supermercado e evitar a ruptura de gôndolas.

O que é Reposição de Estoque e Qual a sua Importância?

A reposição de estoque é fundamental para repor as mercadorias que estão com espaços vazios nas prateleiras do estabelecimento ou no próprio depósito, havendo todos os produtos sempre disponíveis aos compradores.

Porém, quando a reposição não é realizada com a agilidade que deveria, algumas consequências surgem para o supermercado, como:

  • Ruptura de Gôndolas, que ocorre quando as mercadorias acabam e as prateleiras e o estoque se tornam vazios;
  • Perda de clientes para outros estabelecimentos que possuem os produtos que eles buscavam.

Sendo assim, o repositor e o responsável pela encomenda de novas mercadorias precisam estar atentos se há alguma mercadoria que necessite de reposição, devendo sempre haver um estoque suficiente para suprir a demanda dos clientes.

Quando o encarregado pela reposição e compra de estoque efetuam os seus papéis com excelência, o supermercado conquista o reconhecimento de sua marca por meio da fidelização de clientes.

Isso acontece porque estes consumidores sabem que o seu negócio sempre possui os itens que eles precisam, não havendo necessidade de buscar por um outro empreendimento para realizar suas compras.

Acompanhamento das Ações de Venda entre o Estabelecimento e o Fornecedor

O acompanhamento das ações de venda devem ser realizadas para estabelecer, além de uma boa comunicação entre o supermercado e o fornecedor, a garantia de que não haverá mercadorias em falta no estoque, realizando uma reposição eficiente. 

Logo, o estoque precisa ser constantemente verificado e contabilizado, definindo quais são os produtos que mais estão sendo vendidos e com qual recorrência um novo pedido de mercadorias deve ser realizado por item.

Em relação aos produtos que geram menos vendas e ficam mais tempo parados no estoque, é importante se atentar às datas de vencimento e estabelecer a quantia ideal para encomendar do fornecedor.

Um software de Gestão de Estoque pode ser implementado no supermercado para facilitar o registro de saídas e entradas do estoque, contabilizando de forma automática cada mercadoria.

Como o Planograma de Gôndolas Auxilia no Aumento das Vendas

Um planograma de gôndolas bem determinado é capaz de dividir o supermercado em zonas frias e zonas quentes, posicionando cada produto e marca na prateleira adequada para realizar mais vendas e gerar mais lucros para o negócio.

Para isso, é preciso saber quais são os produtos de maior saída e de menor saída, assim como as marcas que são consideradas top of mind e as que possuem menor número de compras.

Colocar o merchandising em prática é aconselhável, devendo ser realizadas as seguintes ações:

  • Aderir as placas de sinalização das categorias de produtos, facilitando a identificação das mercadorias pelos consumidores;
  • Dividir os itens de maior saída e menor saída por zonas quentes e frias

As zonas quentes são os locais de maior movimentação dos consumidores, como próximos ao caixa e a entrada do estabelecimento, sendo preenchidos com produtos de maior saída.

Por outro lado, as zonas frias são consideradas como os locais de menor movimentação, as prateleiras mais afastadas, onde são posicionados os produtos de menor saída.

Apostar em pontos focais de iluminação, valorizando os produtos de maior saída e realçando os que possuem poucas vendas.

compras supermercado reposição de estoque

Inclusive, em relação às marcas em uma prateleira, as de maior saída são alocadas na altura dos olhos dos compradores, enquanto que as mais desconhecidas são colocadas nas prateleiras mais altas ou mais baixas.

Evitando a Ruptura de Gôndolas com Reposição de Estoque Eficiente

A ruptura de gôndolas é, ainda hoje, um dos maiores problemas que os supermercados enfrentam. Além de não haver produtos na prateleira, o estoque também está zerado e não há nada o que fazer senão esperar a nova entrega chegar. 

A ruptura traz grandes consequências, como perder clientes para outros estabelecimentos, já que eles não encontraram os produtos que precisavam no seu supermercado. 

Para que isso não ocorra, será necessário um Controle de Estoque bem estabelecido e fornecedores fiéis, que poderão agilizar a entrega dos novos produtos em caso de haver ruptura de gôndolas.

No entanto, se os seus colaboradores não souberem como realizar todas as ações descritas neste artigo, não se preocupe. A Niduu é capaz de auxiliar no desenvolvimento e aprendizado da sua equipe.

Quem é a Niduu?

A Niduu é uma empresa de treinamento corporativa que entrega resultados reais para o seu empreendimento e é capaz de aumentar a lucratividade do seu negócio por meio da capacitação dos colaboradores.

Inclusive, enquanto a sua equipe estiver em treinamento, você tem a possibilidade de acompanhar todo o aprendizado, visualizando as dificuldades de cada um e o seu aperfeiçoamento.

O treinamento é realizado de forma online e cada membro da sua empresa pode escolher a melhor hora e local para aprender. Cada módulo é dado em doses de conhecimento, evitando cansaços e auxiliando na fixação do aprendizado para os seus colaboradores.

Por fim, você terá uma equipe de alto nível e a reposição de estoque será realizada com excelência, conquistando mais clientes e aumentando o lucro do negócio.

Agora você aprendeu como a reposição de estoque, tanto no depósito quanto nas prateleiras, é essencial para que o seu supermercado tenha sucesso nas vendas. Inclusive, não se esqueça que a Niduu pode ser o empurrão necessário para os seus lucros aumentarem!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar