Habilidades de liderança: como estimular essa soft skill nos gestores de equipe?

Você quer um chefe ou um líder para os seus colaboradores? Descubra como os gestores de equipes desenvolvem todas as habilidades de liderança para alcançar o máximo potencial dos talentos aqui!

Qual empresa não busca por gestores de equipe de alto desempenho? Todas as equipes querem ter um líder que inspira e motiva no trabalho, trazendo soluções inovadoras e resultados reais para a empresa. Mas o que os dados dizem?

Há alguns anos, o Hay Group realizou uma pesquisa onde 3 mil gestores brasileiros foram analisados, sendo constatado que 63% contribuíam para um clima desmotivador e apenas 12% promoviam um ambiente propício para a equipe obter alto desempenho.

A KPMG também levantou alguns dados que preocupam as empresas, já que 91% dos colaboradores contaram que os seus gestores não atuavam de acordo com a cultura da empresa, e 70% acreditavam que poucos gestores eram, de fato, bons líderes.

Então, identificando a lacuna no mercado, o que fazer? Será que é possível transformar gestores comuns de equipes em líderes de alta performance?

A figura de liderança na empresa

Os gestores de equipe, também chamados de líderes, são os responsáveis pela tomada de decisões estratégicas do time para alavancar os resultados dos colaboradores na empresa. As suas principais funções envolvem:

liderança

5 dicas para desenvolver a habilidade de liderança nos gestores de equipe

Apesar dos gestores de equipe transparecerem uma liderança nata quando se trata de levar os outros colaboradores ao sucesso, eles não nascem sabendo.

Então, se você busca desenvolver a habilidade de liderança dos gestores da sua empresa, aqui há cinco dicas incríveis para formar líderes que inspiram, motivam e guiam os demais talentos à alcançar o seu máximo potencial. Acompanhe.

Dica #1: investir no desenvolvimento de outras soft skills

Um bom gerente de equipe tem outras habilidades comportamentais apuradas que completam a capacidade de liderança, como:

  • Empatia para compreender as necessidades do time e dos seus integrantes para prestar suporte e superá-las;
  • Adaptabilidade para adequar a si mesmo e a equipe em situações adversas e continuar conquistando bons resultados na empresa;
  • Flexibilidade cognitiva para sair da zona de conforto e surgir com soluções inovadoras para beneficiar os colaboradores da equipe e a companhia;
  • Poder de influência para inspirar a equipe e motivar cada membro a atingir as metas estipuladas pela empresa;
  • Resolução de conflitos para dissipar problemas internos da equipe ou surgir com soluções para dificuldades operacionais;
  • Pensamento crítico para analisar os problemas que possam estar ocorrendo em relação ao desempenho da equipe, dar feedbacks e implementar otimizações;
  • Inteligência emocional para não deixar questões pessoais e profissionais influenciarem no trabalho que é realizado junto ao time;
  • Conexão interpessoal bem estabelecida com os membros da equipe para manter uma comunicação clara, assertiva e aberta com todos.

Todas essas habilidades fazem parte de bons gestores de equipe porque lidam diretamente com a gestão de pessoas, que exigem muitas habilidades comportamentais para enxergar o outro e saber como liderá-lo.

Dica #2: entregar senso de propósito à equipe

O propósito da equipe é o que a mantém engajada com a empresa, dedicada às atividades do cargo e motivada em realizar o melhor trabalho possível. 

Portanto, essa é uma das tarefas dos gestores, a de entregar um propósito que seja grande o suficiente para inspirar os colaboradores e convencê-los a darem o melhor de si. Porém, como encontrá-lo?

Aqui, o departamento de RH é capaz de prestar suporte na busca pelo propósito que os gestores devem entregar para a equipe, já que precisa ser uma missão que esteja em sintonia com o negócio.

Em outras palavras, o propósito deve estar ligado diretamente ao objetivo da empresa, mas deve ser ofertado de uma maneira que cative a equipe.

Dica #3: compreender que o time não é homogêneo

Um dos maiores erros de gestores de equipe é acreditarem que o time é homogêneo. 

Essa confusão acontece porque os colaboradores trabalham em equipe para alcançar um propósito em comum, mas os líderes precisam lembrar que cada pessoa tem as suas especificidades, e devem ser tratadas de maneira individual.

Por exemplo, entregar um feedback construtivo em um ambiente descontraído e entre os outros membros da equipe pode ser tranquilo para o colaborador I, mas se o gestor entregar o feedback da mesma forma para o colaborador II, ele pode se sentir envergonhado e ficar desmotivado no trabalho.

Então, por mais que haja um senso de coletividade na equipe, é importante que os gestores compreendam que cada profissional é único e deve ser tratado de acordo com a sua individualidade.

Dica #4: estimular a comunicação aberta entre as partes

O incentivo à comunicação aberta dos gestores com os membros da equipe é um dos principais fatores no desenvolvimento de líderes de alta performance.   

Como os gestores estão em constante contato com os colaboradores, o departamento de RH pode incentivar a implementação de uma cultura de feedback na empresa, onde os líderes coletam feedbacks a respeito de sua gestão e vice-versa. 

Inclusive, os gestores conseguem deixar claro as expectativas, as atividades que devem ser realizadas, os prazos de entregas e mais, sem que a satisfação e o desempenho dos colaboradores sejam comprometidos porque, simplesmente, a comunicação é eficiente. 

Em outras palavras, quando os gestores e as equipes conquistam uma comunicação aberta, ambos os lados têm a liberdade de conversar sobre quaisquer aspectos do negócio, trabalhando em conjunto para alcançarem resultados de qualidade.

Dica #5: receber auxílio na identificação do perfil de liderança

Os gestores de equipe precisam ter ciência sobre o tipo de liderança que exercem porque, dessa maneira, têm conhecimento sobre quais são seus pontos fortes, os quais servem para impulsionar a equipe, e quais são os pontos fracos, àqueles que devem ser aprimorados em prol do negócio. Veja.

Carismático

O gestor carismático tem alto nível de influência na equipe e facilidade na comunicação aberta, conseguindo motivar os colaboradores, incentivando o trabalho em equipe e trazendo bons resultados para a empresa.

Porém, é preciso se atentar para que os colaboradores não ultrapassem os limites, já que esse gestor tende a ser muito flexível e empático.

Sistemático

O gestor sistemático costuma extrair bons resultados da equipe porque é extremamente organizado, atento aos processos e racional.

Por outro lado, tem dificuldade em sair da zona de conforto, entregando soluções inovadoras e respeitando a individualidade dos membros da equipe.

Democrático

O gestor que é democrático desempenha o papel de líder com excelência porque é capaz de motivar a equipe ao valorizar cada aspecto individual dos colaboradores, incentivando que os membros tenham participação ativa nas decisões do time.

Em contrapartida, geralmente necessita desenvolver a habilidade de resolução de conflitos porque tende a evitá-los ou, até mesmo, ignorá-los por medo de parecer estar tomando algum partido.

Ainda assim, representa uma liderança forte na empresa e para a equipe.

Treinador

Com forte habilidade de influência, conexão interpessoal, flexibilidade cognitiva e mais, o gestor de perfil treinador é o que mais se aproxima de uma liderança ideal para a equipe.

Ele representa um mentor/tutor para o time e, assim, se torna o exemplo, a inspiração e a motivação dos colaboradores, conseguindo extrair o máximo potencial de cada um e gerando grandes resultados para a empresa.

Esse gestor é empático com a equipe, mas também sabe chamar a atenção quando necessário, ainda assim os tratando com respeito e assumindo responsabilidade junto ao time.

Controlador

O gestor que tem perfil de controlador é o mais temido entre os colaboradores porque não incentiva a comunicação aberta, não é flexível com a equipe e tem forte tendência a ser autoritário.

Inclusive, o controlador geralmente é citado como chefe, mas o que você quer para a sua empresa é um líder!

Considerações finais

Sabendo da importância de haver gestores de equipe de alta performance na sua empresa, o que acha de identificar os colaboradores que têm perfil de liderança e desenvolvê-los para o seu negócio?

Se você busca treinar e desenvolver esses talentos para maximizar o potencial da equipe e atingir as metas da companhia em pouco tempo, entre em contato agora mesmo com a Niduu e prepare a sua empresa para o sucesso!

habilidades de liderança

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar