A Gamificação e Microlearning são os fatores principais que influenciam seus colaboradores a terem um treinamento eficiente e se tornarem profissionais de alto nível! Porém, não adianta citarmos os resultados finais se você não conhece as vantagens!
Esses são os benefícios do microlearning situados pelo Journal of Applied Psychology e divulgados pelo Você S/A da Abril. Agora, quem aborda os benefícios da gamificação é o Review 42, onde mostra que:
Mas será que você sabe quais são as melhores práticas da gamificação e do microlearning para o seu negócio? Vamos conferir!
#1: A Aprendizagem é Focada em um GAP de Conhecimento de Cada Vez
A ideia do microlearning é focar em um gap de conhecimento de cada vez para que, assim, os colaboradores consigam fixar o ensino por conteúdos simplificados e objetivos.
Segundo Márcia Costa, vice-presidente de RH da C&A Brasil para a Você/SA, ela já havia percebido, há alguns anos, que os métodos tradicionais de capacitações já não se encaixavam com as necessidades dos profissionais atualmente.
A solução foi reformular a Academia da Moda, universidade corporativa da C&A, em um treinamento onde o aprendizado é entregue de maneira digital e em doses de conhecimento, o então dito microlearning.
Inclusive, a mesma pesquisa realizada pelo International Journal of Educational Research Review comparou resultados de dois grupos de jovens que estavam recebendo treinamento. Um dos grupos estava sendo capacitado de maneira tradicional e o outro grupo estava utilizando o microlearning no ensino.
O resultado foi claro: o grupo que utilizou o microlearning obteve um resultado 18% melhor do que o grupo que passou pela experiência de um treinamento tradicional.
Portanto, a ideia do microlearning é abordar um GAP de cada vez, focando a atenção e dedicação do seu colaborador em um objetivo único em cada módulo.
#2: Basear o Aprendizado em Possíveis Cenários Corporativos
Quando alguém te pede para fazer algo, mas não explica qual é o propósito, você fica animado? É o mesmo princípio com os seus colaboradores!
Nós indicamos que você explique a importância da microlearning e da gamificação, qual é o motivo para estarem fazendo o treinamento, as expectativas que a empresa tem em relação a isso e quais são os resultados que esperam conquistar.
Além dessa explicação, não deixe de utilizar cenários e histórias para tornar a capacitação mais interessante para os participantes. Há uma prática chamada storytelling, você pode inserir no microlearning e na gamificação para gerar mais engajamento dos colaboradores.
Adotar os cenários nas estratégias de gamificação em treinamentos corporativos, abre a mente dos colaboradores para outras situações que podem ocorrer no trabalho, os preparando em diversos aspectos para os possíveis acontecimentos na empresa, seja com clientes ou outros colaboradores, e o futuro do negócio.
#3: Disponibilizar Conteúdos e Materiais de Valor
Os materiais disponibilizados para as capacitações precisam estar de acordo com o gap de conhecimento que será preenchido e, também, ser claro, objetivo e envolver o colaborador.
Aliás, não basta que haja apenas uma maneira de entregar o conteúdo, se você busca conquistar todos os profissionais da sua empresa no treinamento, é preciso entregar o conteúdo em diversos formatos.
Inclusive, o conselho que podemos dar aqui é: adote a opção de conteúdos por vídeo! Materiais em vídeo são populares porque:
- Integram elementos que realmente agregam aos colaboradores, como imagens, infográficos e animações;
- Entregam a informação de uma maneira rápida para consumo, o que atrai as novas gerações que estão ingressando no mercado agora;
- Não sobrecarregam o colaborador que está em capacitação porque, junto do microlearning, os vídeos são curtos e abordam apenas um tema por vez.
#4: Adotar o Mobile Learning
O mobile learning consiste no colaborador utilizar o seu próprio dispositivo para realizar um treinamento online gamificado.
Atualmente, há um termo ficando muito conhecido, o chamado “Bring Your Own Device”, ou apenas “BYOD”, onde as instituições solicitam aos seus alunos que tenham seus dispositivos em mãos para realizar a capacitação onde quer que estejam.
Na Niduu, aliamos o microlearning e a gamificação ao mobile learning, assim os colaboradores podem desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades e competências a partir de qualquer hora e lugar, pensando no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais da sua empresa.
#5: Avaliar e Mensurar os Resultados de Treinamentos
Uma das melhores práticas de gamificação e microlearning aliado ao mobile learning é, sem dúvidas, avaliar e mensurar os resultados de treinamentos.
Para ter certeza que a capacitação foi eficaz e trouxe novos conhecimentos aos colaboradores, é indicado que se avalie e mensura o desenvolvimento dos profissionais durante a jornada de aprendizagem, o que permite que você promova treinamentos personalizados conforme a necessidade dos seus colaboradores e realize o acompanhamento do desenvolvimento de cada profissional durante o aprendizado.
#6: Aplicar a Gamificação Offline na Rotina Diária dos Colaboradores
A gamificação não é aplicada apenas nas capacitações corporativas, ela também pode ser inserida na rotina diária dos colaboradores da sua empresa.
Geralmente, a gamificação offline é utilizada para lançar novos desafios, estimular a competição saudável entre os colaboradores e promover o engajamento destes profissionais com o propósito da empresa ao adotar as mecânicas de jogos no dia a dia do negócio. Essas mecânicas se resumem em:
- Objetivos claros que devem ser conquistados pelos participantes;
- Sistema de ranqueamento de pontos e colocações;
- Recompensas bem definidas e que os profissionais querem conquistas.
Quando pensar na gamificação offline, pense em aplicar as mecânicas citadas acima para aumentar a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, favorecer a sua empresa, por exemplo:
- O profissional que mais vender esse mês terá uma comissão de 2% em cima de suas próprias vendas!
A ideia é estimular os colaboradores a conquistarem mais resultados para o negócio ao criar uma competição saudável entre eles, com ranqueamento e bonificações que os interessem.
A gamificação e o microlearning são excelentes ferramentas para aperfeiçoar os seus colaboradores! Se você quer saber mais sobre como a Niduu pode utilizar esses elementos para alavancar os resultados da sua empresa, solicite contato de um de nossos especialistas!