Gamificação e Microlearning: Confira as 6 Melhores Práticas!

A Gamificação e Microlearning são os fatores principais que influenciam seus colaboradores a terem um treinamento eficiente e se tornarem profissionais de alto nível! Porém, não adianta citarmos os resultados finais se você não conhece as vantagens!

gamificacao no treinamento corporativo

Esses são os benefícios do microlearning situados pelo Journal of Applied Psychology e divulgados pelo Você S/A da Abril. Agora, quem aborda os benefícios da gamificação é o Review 42, onde mostra que:

microlearning no treinamento corporativo

Mas será que você sabe quais são as melhores práticas da gamificação e do microlearning para o seu negócio? Vamos conferir!

#1: A Aprendizagem é Focada em um GAP de Conhecimento de Cada Vez

A ideia do microlearning é focar em um gap de conhecimento de cada vez para que, assim, os colaboradores consigam fixar o ensino por conteúdos simplificados e objetivos.

Segundo Márcia Costa, vice-presidente de RH da C&A Brasil para a Você/SA, ela já havia percebido, há alguns anos, que os métodos tradicionais de capacitações já não se encaixavam com as necessidades dos profissionais atualmente.

A solução foi reformular a Academia da Moda, universidade corporativa da C&A, em um treinamento onde o aprendizado é entregue de maneira digital e em doses de conhecimento, o então dito microlearning

Inclusive, a mesma pesquisa realizada pelo International Journal of Educational Research Review comparou resultados de dois grupos de jovens que estavam recebendo treinamento.  Um dos grupos estava sendo capacitado de maneira tradicional e o outro grupo estava utilizando o microlearning no ensino.

O resultado foi claro: o grupo que utilizou o microlearning obteve um resultado 18% melhor do que o grupo que passou pela experiência de um treinamento tradicional.

Portanto, a ideia do microlearning é abordar um GAP de cada vez, focando a atenção e dedicação do seu colaborador em um objetivo único em cada módulo.

#2: Basear o Aprendizado em Possíveis Cenários Corporativos

Quando alguém te pede para fazer algo, mas não explica qual é o propósito, você fica animado? É o mesmo princípio com os seus colaboradores!

Nós indicamos que você explique a importância da microlearning e da gamificação, qual é o motivo para estarem fazendo o treinamento, as expectativas que a empresa tem em relação a isso e quais são os resultados que esperam conquistar.

Além dessa explicação, não deixe de utilizar cenários e histórias para tornar a capacitação mais interessante para os participantes. Há uma prática chamada storytelling, você pode inserir no microlearning e na gamificação para gerar mais engajamento dos colaboradores.

Adotar os cenários nas estratégias de gamificação em treinamentos corporativos, abre a mente dos colaboradores para outras situações que podem ocorrer no trabalho, os preparando em diversos aspectos para os possíveis acontecimentos na empresa, seja com clientes ou outros colaboradores, e o futuro do negócio.

#3: Disponibilizar Conteúdos e Materiais de Valor

Os materiais disponibilizados para as capacitações precisam estar de acordo com o gap de conhecimento que será preenchido e, também, ser claro, objetivo e envolver o colaborador.

Aliás, não basta que haja apenas uma maneira de entregar o conteúdo, se você busca conquistar todos os profissionais da sua empresa no treinamento, é preciso entregar o conteúdo em diversos formatos.

Inclusive, o conselho que podemos dar aqui é: adote a opção de conteúdos por vídeo! Materiais em vídeo são populares porque:

  • Integram elementos que realmente agregam aos colaboradores, como imagens, infográficos e animações;
  • Entregam a informação de uma maneira rápida para consumo, o que atrai as novas gerações que estão ingressando no mercado agora;
  • Não sobrecarregam o colaborador que está em capacitação porque, junto do microlearning, os vídeos são curtos e abordam apenas um tema por vez.

#4: Adotar o Mobile Learning

O mobile learning consiste no colaborador utilizar o seu próprio dispositivo para realizar um treinamento online gamificado.

Atualmente, há um termo ficando muito conhecido, o chamado “Bring Your Own Device”, ou apenas “BYOD”, onde as instituições solicitam aos seus alunos que tenham seus dispositivos em mãos para realizar a capacitação onde quer que estejam.

Na Niduu, aliamos o microlearning e a gamificação ao mobile learning, assim os colaboradores podem desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades e competências a partir de qualquer hora e lugar, pensando no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais da sua empresa.

#5: Avaliar e Mensurar os Resultados de Treinamentos

Uma das melhores práticas de gamificação e microlearning aliado ao mobile learning é, sem dúvidas, avaliar e mensurar os resultados de treinamentos.

Para ter certeza que a capacitação foi eficaz e trouxe novos conhecimentos aos colaboradores, é indicado que se avalie e mensura o desenvolvimento dos profissionais durante a jornada de aprendizagem, o que permite que você promova treinamentos personalizados conforme a necessidade dos seus colaboradores e realize o acompanhamento do desenvolvimento de cada profissional durante o aprendizado.

#6: Aplicar a Gamificação Offline na Rotina Diária dos Colaboradores

A gamificação não é aplicada apenas nas capacitações corporativas, ela também pode ser inserida na rotina diária dos colaboradores da sua empresa.

Geralmente, a gamificação offline é utilizada para lançar novos desafios, estimular a competição saudável entre os colaboradores e promover o engajamento destes profissionais com o propósito da empresa ao adotar as mecânicas de jogos no dia a dia do negócio. Essas mecânicas se resumem em:

  • Objetivos claros que devem ser conquistados pelos participantes;
  • Sistema de ranqueamento de pontos e colocações;
  • Recompensas bem definidas e que os profissionais querem conquistas.

Quando pensar na gamificação offline, pense em aplicar as mecânicas citadas acima para aumentar a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, favorecer a sua empresa, por exemplo:

  • O profissional que mais vender esse mês terá uma comissão de 2% em cima de suas próprias vendas!

A ideia é estimular os colaboradores a conquistarem mais resultados para o negócio ao criar uma competição saudável entre eles, com ranqueamento e bonificações que os interessem. 

A gamificação e o microlearning são excelentes ferramentas para aperfeiçoar os seus colaboradores! Se você quer saber mais sobre como a Niduu pode utilizar esses elementos para alavancar os resultados da sua empresa, solicite contato de um de nossos especialistas!

Niduu, a melhor plataforma gamificada de treinamentos corporativos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar