5 Formas de Aumentar o seu ROI Através da Gamificação nos Treinamentos

Será que aumentar o seu ROI com a gamificação é uma tarefa fácil?

Afinal, o ROI não é a primeira coisa que pensamos quando falamos sobre implementar a gamificação entre os colaboradores, mas a verdade é que as mecânicas de jogos tornam possível que haja um grande retorno sobre o investimento sim!

Ignasi Sayol, presidente do Cluster de Logística da Catalunha, publicou um artigo onde explica como o Starbucks utilizou a gamificação para melhorar a gestão de cadeia de abastecimento e otimizar o ROI da empresa.

O problema: os gestores não faziam o pedido de abastecimento a tempo para os fornecedores e, como consequência, os estoques ficavam com produtos faltando. A solução: implementar a gamificação na rede.

A estratégia de gamificação adotada permitia que tanto os gestores quanto os fornecedores tivessem acesso ao desempenho de outras filiais. Como resultado, entravam em uma competição saudável com as outras lojas para manter uma boa colocação no ranking.

Para quem atrasasse o pedido, pontos negativos eram recebidos, enquanto para quem fizesse o pedido a tempo, pontos positivos eram ganhos.

Você já imagina os resultados positivos dessa implementação?

As mercadorias não precisam mais ser enviadas por avião. Como agora os gestores fazem os pedidos a tempo, os fornecedores utilizam as vias terrestres de entrega, que são muito mais baratas se comparadas às vias áreas.

Por fim, o Starbucks conseguiu aumentar o lucro por meio da redução de custos!

Agora você quer explorar outras 5 maneiras de aumentar o seu ROI através da gamificação? Então continue aqui!

#1: Foque no Engajamento do Colaborador

Um treinamentos corporativos de sucesso tem a gamificação, o mobile learning e o microlearning andando lado a lado. 

As capacitações corporativos que englobam essas características estão ganhando o mercado e deixando para trás os treinamentos tradicionais, que geram altos custos para as empresas porque:

Porém, com os treinamentos atuais, seus colaboradores se tornam engajados com o aprendizado e são recompensados ao final dele. Essa prática de ensino, que integra a gamificação, o microlearning e o mobile learning, traz diversos benefícios para o seu negócio, entre eles, o aumento do ROI.

 #2: Diminua os GAPs entre Teoria e Prática

O microlearning é o responsável por entregar conteúdos objetivos, simplificados e focados apenas em um GAP de conhecimento de cada vez, enquanto a gamificação torna esses estudos mais interativos e divertidos.

Durante os treinamentos, cenários e vídeos que simulam as questões e complexidades reais do mundo corporativo, onde seus colaboradores estão inseridos, são colocados em prática, assim como regras, desafios e recompensas.

Com isso, o ensino e a retenção do aprendizado se tornam possíveis, o que melhora o desempenho e produtividade dos profissionais da sua empresa e, consequentemente, beneficia o seu ROI.

#3: Promova a Fixação da Aprendizagem

Há um conceito intitulado “Curva do Esquecimento” e ele mostra os seguintes dados:

como aumentar ROI

No entanto, com o microlearning, essa curva é driblada porque os módulos são disponibilizados de maneira que reforce o aprendizado, possibilitando que os colaboradores revejam lições quantas vezes forem necessárias para sua fixação

Não poderíamos deixar de citar que, com o mobile learning, eles também podem acessar o aprendizado onde estiverem e em qualquer hora que puderem!

Inclusive, a gamificação tem um papel importante na retenção do ensino porque dá chance aos colaboradores de participarem de um aprendizado divertido e sem riscos, engajando mais nas capacitações e trazendo um melhor resultado para a empresa, como um ROI positivo!

#4: Impulsione a Motivação dos Colaboradores a Longo Prazo

Atualmente, é comum nos depararmos com colaboradores que buscam por gratificações instantâneas e, ao mesmo tempo, lidam com inúmeros fatores de distração na rotina de trabalho. Portanto, é importante focar no impulsionamento da motivação de cada um durante os treinamentos corporativos.

Comece buscando pelas motivações intrínsecas dos profissionais e que, aliada na estratégia de gamificação, motiva os participantes a se engajarem no aprendizado, alcançarem as metas e reterem o ensino.

Você quer entender os benefícios de ter colaboradores motivados em treinamentos? Então confira abaixo!

aumentar ROI com gamificação

Por fim, como consequência de todos esses benefícios, há o aumento do ROI do seu negócio!

#5: Incentive a Cultura de Aprendizagem Contínua

Nos dias atuais, os profissionais precisam se atualizar constantemente e desenvolver suas habilidades do futuro para se encaixarem às novas necessidades que o mercado apresenta. Assim, surge a necessidade de haver uma cultura de aprendizagem contínua bem estabelecida entre seus colaboradores.

Quando você for criar o seu treinamento gamificado, nós indicamos que elabore uma estratégia que incentiva os profissionais a continuarem buscando pelo conhecimento e, com a Niduu, você consegue!

A Niduu é uma solução em treinamentos corporativos gamificados, com microlearning e mobile learning capaz de impulsionar o engajamento dos seus colaboradores e desenvolver e aperfeiçoar suas competências e habilidades!

Portanto, entre em contato com a Niduu e conheça as melhores soluções de treinamento para aumentar o seu ROI hoje!

Niduu, a melhor plataforma gamificada de treinamentos corporativos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar