Qual é o papel do RH na diversidade, inclusão e equidade de grupos sociais minoritários?

O papel do RH na diversidade, inclusão e equidade de grupos sociais minoritários na empresa é fundamental para o desenvolvimento da consciência cultural e social dos colaboradores, reconhecendo, aceitando e respeitando as diferenças de cada um.


Atualmente, uma das grandes lutas dos grupos minoritários é encontrar oportunidades no mercado que abraçam a diversidade, inclusão e equidade de pessoas LGBTQI+, com deficiência, em situação de vulnerabilidade, idosas, negras e mais.

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) realizou uma pesquisa intitulada “A Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil”, onde foi levantado os seguintes dados pautados na recorrência de posturas preconceituosas nas empresas:

Mulher negra diretora de RH

Ainda assim, a pesquisa realizada pela Aberje também aponta os seguintes avanços no mundo dos negócios:

Dados da pesquisa da Aberje

Adriana Barbosa, CEO da PretaHub, Fundadora da Feira Preta e porta voz dos afro empreendedores conta em seu artigo para a UOL as seguintes palavras:

“As pessoas com as quais você trabalha, a sua  rede de trabalho, se elas forem plurais, elas estão naturalmente e constantemente tirando você dos seus lugares de conforto e, com isso, colaborando para que seu negócio esteja sempre um passo à frente em inovação, inventividade e criatividade.”

Então ao pautar os dados acima e abordar as palavras de Adriana Barbosa, qual é o papel do RH da sua empresa no investimento da diversidade, inclusão e equidade no negócio?

O importante papel do RH na diversidade, inclusão e equidade de grupos sociais minoritários nas empresas

Nas empresas, o RH e os líderes caminham lado a lado para colocarem em prática a gestão da diversidade e estimular a inclusão e equidade de pessoas que se enquadram em grupos sociais minoritários na companhia.

Então é importante verificar se as três definições estão em vigor, bem compreendidas e aceitas por todos os profissionais do negócio e, principalmente, se já fazem parte da cultura da empresa. Veja:

  • Diversidade: todas as características - sejam físicas, culturais ou sociais - que diversifica as pessoas entre si;
  • Inclusão: ações que estimulam o acolhimento, a aceitação e o respeito de todas as pessoas, independentemente de suas diversificações;
  • Equidade: oportunidades e direitos iguais para todas as pessoas.

Aos gestores de empresas, também é essencial ressaltarmos que a diversidade, inclusão e equidade não agrega benefícios apenas aos talentos do mercado, mas também à própria companhia. Confira as pesquisas realizadas pelas seguintes organizações:

  • McKinsey & Company: empresas que abraçam a diversidade étnica e de gênero se destacam no mercado se comparadas às companhias em até 35%;
  • Boston Consulting Group: empresas que possuem equipes com gerenciamento diversificado aumentam a receita do negócio em 19% devido à inovação;
  • Fast Company: há um retorno de 34% maior para os acionistas de empresas que possuem maior representatividade de mulheres em cargos executivos. 

Assim, se torna essencial que o papel do RH na diversidade, inclusão e equidade de grupos sociais minoritários, juntamente aos líderes de equipe, seja de treinar os colaboradores para abraçarem uma cultura que carrega esses valores.

Checklist de diversidade, inclusão e equidade nas empresas

A seguir há um checklist para verificar como está a gestão da diversidade, inclusão e equidade nos processos da sua empresa. Para os itens que não estão vigentes no negócio atualmente, considere torná-los.

Análise #1: recrutamento e seleção de novos talentos

O processo de recrutamento e seleção de novos talentos, quando há apenas uma pessoa responsável pela contratação, pode ser carregado de vieses. Então é necessário se atentar às seguintes questões abaixo, acompanhe:

  • A divulgação da vaga está sendo realizada em diversos meios de comunicação para garantir que haja um pool de talentos diversificado?
  • A seleção de candidatos está sendo pautada apenas em suas competências e habilidades técnicas e comportamentais sem que suas questões pessoais, como orientação sexual e etnia, sejam analisadas?
  • O recrutador conhece os tipos de entrevista de seleção e opta pela melhor maneira de entrevistar os colaboradores sem que alguns talentos sejam beneficiados em relação a outros?
  • Os indicadores de recrutamento e seleção mostram que há um número apropriado de pessoas diversificadas na empresa?


Análise #2: gestão de desempenho dos colaboradores

Quanto se trata da gestão de desempenho, os gerentes e líderes de equipe devem estar preparados para implementá-la nos colaboradores, então responda as seguintes perguntas:

  • Os profissionais de gestão e liderança são treinados para reforçar a diversidade, inclusão e equidade nas equipes e, inclusive, avaliar essa adoção?
  • Quando chega o momento de analisar o desempenho destes profissionais, há algum que apresenta baixa efetividade na implementação da diversidade na empresa?
  • Os gestores e líderes que fazem parte de grupos sociais minoritários alcançam e mantêm o desempenho semelhante aos profissionais que não se enquadram nessa minoria?


Análise #3: salários por cargo e programas de recompensa e bonificação para os colaboradores

Os salários por cargo e os programas de recompensa e bonificação devem garantir que o grupo social minoritário tenha as mesmas vantagens que o restante dos colaboradores, então as perguntas levantadas são as seguintes:

  • Há igualdade salarial para todos os colaboradores, inclusive aqueles que ocupam o mesmo cargo?
  • Os aumentos e bônus estão vinculados ao desempenho de cada profissional?
  • As métricas usadas para mensurar os desempenhos são bem definidas para que os vieses inconscientes não comprometam negativamente a igualdade da remuneração?


Análise #4: treinamento e desenvolvimento de colaboradores

É igualmente importante analisar se todos os colaboradores estão tendo as mesmas oportunidades de treinamento e desenvolvimento. Para determinar essa eficiência são as seguintes perguntas que devem ser respondidas:

  • Todos os profissionais têm a oportunidade de realizar as capacitações de maneira online através do mobile learning?
  • Os colaboradores, assim como os gestores e líderes de equipe, passam por treinamentos que pautam preconceitos inconscientes, micro agressões no ambiente de trabalho e assédio, diversidade, inclusão e equidade?
  • Em oportunidades de desenvolvimento, as pessoas que são escolhidas para se aperfeiçoarem são selecionadas sem vieses e preconceitos?


Análise #5: representatividade interna de grupos sociais minoritários

A representatividade interna é importante para abrir novos espaços e caminhos para talentos que se enquadram nos grupos sociais minoritários, então responda as perguntas que estão abaixo:

  • Você sabe se os seus colaboradores se sentem incluídos, se são tratados com igualdade e possuem oportunidades iguais ao restante de seus colegas de trabalho?
  • É utilizado uma análise de desempenho periodicamente para determinar como está a gestão da diversidade na empresa?
  • É comum que pautas de diversidade, inclusão e equidade sejam levadas aos colaboradores para reflexão e compreensão das lutas e dificuldades que os grupos minoritários enfrentam diariamente em âmbito profissional e pessoal?


Considerações finais

O papel do RH na diversidade, inclusão e equidade é torná-lo parte da cultura da empresa enquanto o papel dos líderes das equipes é fazer os colaboradores abraçar esses valores, e para isso é necessário combater os vieses que os talentos possuem acerca de pessoas que vêm de realidades diferentes das próprias.

Como essa é uma mudança positiva que vem acontecendo nos últimos anos, todos os profissionais devem receber um treinamento em diversidade e inclusão para que seja pautado e reforçado a importância de aceitar e respeitar todas as pessoas, independentemente de suas orientações sexuais, se tem deficiência ou não, de suas situações de vulnerabilidade, de suas idades ou etnias.

O checklist citado acima, assim como o de integração, é suporte que você e a sua empresa precisam para começar a implementar e reforçar a diversidade, inclusão e equidade na companhia, então para treinamentos corporativos que abordam esses assuntos, entre em contato com a Niduu.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar