10 modelos de entrevista de seleção para a empresa acertar nas contratações

Para as empresas, saber realizar uma entrevista de seleção é essencial para contratar o colaborador certo para a equipe e para o negócio. Aqui estão os dez métodos de entrevista que todo recrutador deve conhecer.

___

Atualmente, o departamento de RH, a área da empresa que é responsável pelo processo de recrutamento e seleção de novos talentos, tem a disponibilidade de aplicar diversos modelos de entrevistas para os candidatos aos cargos da companhia.

Essa etapa é uma das mais importantes para filtrar os profissionais que são mais adequados para as vagas e direcioná-los para as próximas fases do processo.

Sendo assim, é fundamental que se observe e analise os candidatos a fundo, utilizando modelos específicos de entrevistas que auxiliem os recrutadores a escolherem pelo talento que tem o fit cultural com o negócio e com a equipe.

Então, vamos conhecer os modelos de entrevista de seleção a seguir?

Modelo #1: entrevista estruturada

A entrevista estruturada é aquela onde os recrutados organizam, previamente, um roteiro de perguntas padronizadas para os candidatos. As questões comumente usadas nesse modelo de entrevista são as seguintes:

  • Quais são os seus pontos fortes? Quais são os seus pontos fracos?
  • Você já vivenciou uma situação onde havia uma problemática a ser resolvida? Qual foi a sua reação frente a ela e como você solucionou? 
  • Quais são os seus objetivos pessoais e profissionais a curto e longo prazo?

Essa entrevista pode ser realizada de maneira presencial ou, se preferível, online através de chamadas de vídeo, as quais podem ser realizadas com, por exemplo, o Skype, o Zoom ou o Google Meet.

Apesar de ser uma ótima forma de conhecer as principais características e competências dos candidatos ao coletar o máximo de informações com perguntas estratégicas, não é possível se aprofundar em cada um deles devido a padronização das questões.

Modelo #2: entrevista não-estruturada

A entrevista não-estruturada é o oposto da anterior. Aqui, os recrutadores estabelecem alguns pontos que devem ser abordados durante a conversa com os candidatos e, quando necessário, se aprofundam em algum, por exemplo:

  • Habilidades e competências, tanto as comportamentais quanto técnicas;
  • Experiências profissionais e cases de sucesso;
  • Formação acadêmica e cursos que agregam na área de atuação;
  • Interesses e planos pessoais que podem afetar a carreira.

Inclusive, é recomendado que as perguntas sejam realizadas de maneira que a resposta seja aberta, não apenas afirmativa ou negativa. Assim é possível conhecer os candidatos a fundo e analisar qual é o que mais se encaixa na cultura organizacional da empresa, se alinhando ao negócio e à equipe. 

Por outro lado, a sua desvantagem é o fato de que os recrutadores podem se esquecer de abordar algum assunto importante durante a entrevista.

Modelo #3: entrevista semiestruturada

A entrevista semiestruturada se encontra entre as duas citadas anteriormente porque nela é possível realizar uma conversa focada ao mesmo tempo que há a possibilidade de ser flexível nas questões direcionadas aos candidatos.

Portanto, é usado um roteiro padronizado de perguntas, assim como na entrevista estruturada, mas com a chance de se aprofundar em outras áreas e questões importantes de serem analisadas, como na não-estruturada.

Modelo #4: entrevista técnica

Geralmente, em uma entrevista técnica, testes e dinâmicas são colocadas em prática para analisar e comprovar o grau de conhecimento que os candidatos possuem para o cargo.

No entanto, como o recrutamento e a seleção abrange todos os departamentos da empresa, é importante que haja o acompanhamento de um colaborador com experiência na área que o candidato está se inscrevendo.

Através desse suporte na avaliação de habilidades e competências técnicas dos profissionais, os recrutadores conseguem realizar contratações certeiras.

Modelo #5: entrevista coletiva

Também conhecida como em grupo, a entrevista coletiva consiste em uma conversa simultânea com os candidatos. 

Se há muitos candidatos por vaga, é indicado estipular a quantidade de participantes de cada roda de conversa. Dessa forma, se torna simples diferenciar um concorrente do outro e os avaliar de maneira comparativa para encontrar o mais adequado para a vaga.

Além disso, é necessário reforçarmos que as dinâmicas de grupo são diferentes das entrevista coletiva, a ideia aqui é incentivar um bate-papo com os candidatos.

Modelo #6: entrevista por chamada de vídeo

Atualmente, a entrevista por chamada de vídeo vem ganhando espaço no mercado devido ao isolamento social decorrente da pandemia, e como não há necessidade de locomoção para ser realizada, as chances desse modelo de entrevista ser aderido de forma definitiva são grandes.

Para essa entrevista dar certo, é preciso que os recrutadores e os candidatos combinem um horário tranquilo para ambos acessarem a internet, além de estipular um tempo de início e final da conversa.

Aqui, a desvantagem é que a fluidez da entrevista depende do sinal da internet, mas se esse não for um problema, essa é uma excelente maneira de realizar a entrevista.

Modelo #7: entrevista-desafio

A gamificação também pode ser aplicada no processo de recrutamento e seleção, especificamente durante a etapa de entrevista, a qual é chamada de entrevista-desafio nesse caso.

Com esse modelo de entrevista, situações do cotidiano do cargo são criadas para observar a maneira dos candidatos desempenharem as funções e elaborarem soluções para os processos. 

Assim os recrutadores identificam os talentos e as habilidades de cada profissional, compreendendo o seu comportamento frente às situações e determinando se são o que a empresa busca.

A entrevista-desafio é aplicável em dinâmicas em grupo para simplificar a análise dos recrutadores.

Modelo #8: entrevista comportamental

Focando em compreender as habilidades comportamentais dos candidatos, os recrutadores perguntam sobre as experiências passadas de outros trabalhos, por exemplo, resultados positivos que tenham sido relevantes para as companhias anteriores ou cases de sucesso.

Portanto, para que essa análise seja realizada, os candidatos pontuam o contexto, as atitudes que tomaram frente à experiência e quais foram os resultados conquistados.

Através da entrevista comportamental, os recrutadores identificam detalhes importantes dos profissionais, como saberem trabalhar em equipe, desempenharem um bom papel como líder, terem uma boa comunicação interpessoal, etc.

O Teste de Bartle, inclusive, é uma excelente ferramenta para compreender o perfil dos candidatos. É possível solicitar que os candidatos realizem o teste ao clicar aqui.

teste do tipo de jogador

Modelo #9: entrevista de caso

A entrevista de caso colocam os candidatos em ação para realizar alguma função básica e necessária que o cargo exige, dessa forma os recrutadores observam a desenvoltura e o conhecimento dos candidatos para realizarem a tarefa. 

Por exemplo, para uma empresa que atua no mercado varejista, colocar o profissional para atender no caixa, mas sob supervisão. 

Logo, os recrutadores tem a oportunidade de analisar tanto o comportamento e o conhecimento quanto a postura e as técnicas que os candidatos usam para melhorar a experiência dos clientes da empresa.

Modelo #10: entrevista com vários recrutadores

Por fim, a entrevista com vários recrutadores é uma entrevista coletiva invertida. Ao invés dos recrutadores estarem com vários candidatos para serem avaliados em grupo no bate-papo, um único candidato é entrevistado por vários profissionais que já fazem parte do quadro de colaboradores da empresa.

No caso dessa entrevista, essa é uma excelente forma de analisar as competências e as habilidades dos candidatos por várias perspectivas diferentes. 

Geralmente, os outros recrutadores que participam dessa entrevista são os gestores e líderes de equipe, profissionais do time que o novo talento integrará e colaboradores que possuem as mesmas funções do cargo, ou semelhante.

Considerações finais

As entrevistas acima são capazes de aprofundar a análise de candidatos e, com isso, realizar contratações certeiras e que atendam as necessidades da empresa, além de serem agregadoras de novos talentos para a equipe.

Inclusive, é possível combater a taxa de rotatividade, que segundo a Harvard Business Review, é de 80% quando as contratações são mal feitas, sem contar os gastos que são gerados com demissões, novos processos seletivos, contratações e treinamentos.

Como a entrevista de seleção é uma etapa essencial para a sua empresa, entre em contato com a Niduu e se certifique que os recrutadores da sua companhia estão preparados para realizar todo o processo com a excelência desejada.

conheça a Niduu e forneça treinamentos de alto nível

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar