Como e Por que Investir no Onboarding de Novos Colaboradores?

Integrar significa pertencer a um grupo, de modo que promover um onboarding eficiente entre os funcionários diz respeito a fazer com que os colaboradores sintam-se parte da empresa. 

Essa mensagem precisa estar presente desde o momento em que as pessoas chegam à firma. Afinal, além de mostrar que elas são bem-vindas, é uma oportunidade de alinhar os objetivos da empresa com suas metas pessoais para que os dois lados trabalhem juntos. 

Construir esse tipo de relacionamento de confiança é o desafio de muitos gestores, porém, é algo que o processo de integração de funcionários consegue proporcionar.

Como funciona a integração de funcionários?

Um programa de onboarding ou integração de funcionários não deve levar em conta apenas os quesitos profissionais e técnicos, mas também o aspecto individual de cada um. Cada colaborador é uma pessoa com particularidades próprias que, se bem exploradas, podem ser benéficas para o sucesso da empresa.

Assim, o treinamento de integração precisa levar em conta o lado humano de cada pessoa que faz parte dela. O processo deve começar apresentando a história e cultura da empresa para que todos se sintam pertencentes a ela, sua missão, visão e valores.

Aliás, é fundamental que os funcionários tenham uma visão sistêmica de todo o negócio, isto é, conhecer cada departamento em vez de unicamente aquele em que irão trabalhar. Afinal, em algum momento, eles precisarão contar com colegas de outros times, razão pela qual precisam entender como todos trabalham.

Qual é a importância do processo de onboarding?

Como você pôde conferir, o onboarding deve ser realizado pelas empresas para fazer a imersão de seus funcionários. Agora levantamos aqui pontos que reforçam essa importância.

Equipes mais produtivas

Uma vez que os colaboradores passem por um programa de integração, o clima organizacional se torna favorável e todos se sentem mais motivados a buscar objetivos que beneficiem tanto eles quanto o negócio.

Esse estímulo faz com que eles tenham uma maior produtividade uma vez que têm bem alinhados esses pontos durante a execução de seus trabalhos.

Redução do turnover

Pessoas que estejam integradas com as empresas nas quais trabalham têm interesse em permanecer nelas em vez de ir embora. Isso faz com que o turnover diminua já que elas dificilmente terão interesse em buscar outro emprego uma vez que estejam satisfeitos com o que conseguiram.

calcule e reduza turnover

Otimização da imagem da empresa

Funcionários que tenham uma boa integração com a empresa costumam trabalhar de forma mais feliz e produtiva. Quando o trabalho envolve atendimento ao público, isso se torna evidente, pois os clientes notam que os membros da empresa estão sempre de bom humor e que estão num lugar bom de trabalhar. 

Essa percepção é positiva a nível de mercado, pois todos que passarem pelo negócio terão uma boa imagem dele.

Ajuda no crescimento dos colaboradores

É fundamental que os gestores conheçam os diferentes perfis de seus liderados para se comunicar efetivamente com cada um e, assim, atender às suas necessidades e expectativas individuais, além de conectá-las com o objetivo da empresa.

Assim, você consegue definir os caminhos necessários para que eles desenvolvam suas habilidades e cresçam em termos de carreira

Como fazer um onboarding de sucesso entre os funcionários

Agora que você sabe o que é um onboarding entre funcionários e a sua importância, vejamos os passos para que você possa aplicá-la na sua empresa.

Faça o planejamento do treinamento

O primeiro passo é levantar quais temas serão abordados durante o onboarding assim como as pessoas que deverão apresentá-los.

Como esse tipo de treinamento envolve muitas pessoas, ele precisa ser planejado com bastante antecipação a fim de coordenar as agendas dessas pessoas, reservar os locais onde eles serão realizados e deixar os colaboradores cientes de que a participação é obrigatória.

Além disso, no planejamento não pode faltar o organograma geral da empresa para que todos tenham conhecimento dos departamentos, cargos e atribuições de seus membros, conduta interna e cultura organizacional.

Crie o material de apoio

O treinamento não consiste apenas em receber membros da empresa e convidados externos para falarem sobre as suas áreas enquanto os demais tomam nota. É preciso também um apoio visual para que todos tenham uma compreensão melhor do conteúdo que está sendo passado.

Por isso, prepare apresentações que complementam as explicações do treinamento a partir de informação e elementos que sejam de fácil assimilação. Ou seja, não precisa ser uma apostila impressa que algumas pessoas não iriam ler, um arquivo de Powerpoint bem produzido pode ser suficiente.

Não esqueça também de confeccionar um manual para que os colaboradores possam consultar em casos de dúvidas durante e, sobretudo, após o treinamento.

Organize a aplicação do treinamento

Para aplicar o seu treinamento, é necessário definir seu tempo de duração, pois é importante que ele seja compatível com o horário dos colaboradores sem atrapalhar a sua rotina laboral.

Em seguida, defina os instrutores que representarão a empresa durante o treinamento. É preciso que eles conheçam a nível pleno o assunto a ser abordado. Se houver convidados externos, certifique-se de deixá-los a par de tudo sobre a empresa que for pertinente.

Por fim, estabeleça se o formato será presencial, online ou os dois. Lembre-se que cada um tem vantagens específicas: enquanto o presencial promove uma interação maior entre os membros, o online é mais em conta, além de poupar o tempo dos funcionários que podem fazê-lo na hora que preferir.

Peça feedbacks e aprimore o treinamento

Sempre que o treinamento for concluído, peça o feedback dos seus funcionários para saber o que eles acharam do treinamento, quais foram os pontos positivos e o que eles gostariam que fosse melhor.

Leve todos em consideração para continuar aprimorando o formato do treinamento de maneira que ele fique cada vez mais interessante e satisfatório.

A diversão também é outro ponto a ser levado em conta. Portanto, agora que chegamos ao fim do post e você já sabe como criar uma integração de sucesso entre os seus funcionários, considere o uso de elementos divertidos também como a gamificação.

Para saber mais detalhes sobre como gamificar esse processo, confira mais esse artigo que escrevemos sobre o assunto!

onboarding de novos colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar