O que você deve saber antes de contratar uma plataforma de T&D?

Ao contratar uma plataforma de T&D eficiente que atende as necessidades da sua organização, torna-se possível otimizar os processos da empresa, desenvolver o capital humano e atingir melhores resultados no mercado.


Atualmente, o mercado está repleto de opções de plataformas de T&D capazes de atender a diversos nichos de organizações, mas como decidir qual é a melhor opção para atender as demandas da sua empresa?

As 4 coisas que você deve saber antes de contratar uma plataforma de T&D

Antes de contratar uma plataforma de T&D, é imprescindível que alguns fatores sejam analisados para determinar qual é a melhor solução em treinamento corporativo para a sua organização.

Pensando nisso, elaboramos quatro fatores principais que são responsáveis por determinar o que você deve saber antes de tomar a decisão sobre contratar a plataforma. Acompanhe o conteúdo a seguir para saber quais são estes fatores.

Fator #1: qual é o problema que sua organização precisa resolver?

Um dos primeiros fatores é determinar quais são os problemas que a sua organização precisa resolver. Por exemplo:

  • Se a equipe de vendas não está atingindo as metas estipuladas pela empresa, é o momento de contratar um treinamento em vendas;
  • Se a sua organização está tendo problemas com tecnologia em questão de invasões ou roubos de dados, a melhor opção é realizar um treinamento em cyber security;
  • Se os indicadores de desempenho indicam uma liderança fraca, os responsáveis pela liderança corporativa e gestão da organização devem realizar treinamentos que abordam as habilidades do futuro.

Uma vez que esses problemas são identificados, torna-se possível determinar quais são os temas que as capacitações devem trazer aos colaboradores.

Fator #2: quem são os colaboradores que devem realizar o treinamento?

Uma vez determinado quais são os problemas da organização, é igualmente fundamental determinar quem são os colaboradores que devem participar dos treinamentos corporativos.

Geralmente, estas pessoas são as mesmas dos setores em que foram identificadas lacunas de desempenho, como os exemplos citados anteriormente. Ainda assim, pode haver lacunas individuais dos talentos que também devem ser supridas pelas capacitações.

Portanto, além de ser necessário entregar as trilhas de aprendizagem necessárias para a equipe, opte por uma plataforma de T&D que disponibilize capacitações adicionais para atender as lacunas de conhecimento de cada colaborador.

Dessa maneira, torna-se possível atingir o máximo potencial de cada talento.

Fator #3: como envolver os colaboradores nos treinamentos?

Essa é uma questão bastante pertinente para as organizações porque os treinamentos tradicionais se tornaram obsoletos e as capacitações online vêm ganhando espaço no mercado. No entanto, é preciso conhecer os seus colaboradores.

Nos treinamentos online, os quais também são gamificados e com soluções de microlearning e mobile learning, apresenta ativos capazes de engajar os talentos nas trilhas de aprendizagem elaboradas pela plataforma de T&D.

Enquanto a gamificação apresenta mecânicas de jogos que envolve os participantes, o microlearning simplifica o conhecimento e dribla a curva do esquecimento e o mobile learning permite que todo o ensinamento seja adquirido através do próprio celular.

Dentro disso, existem as motivações dos colaboradores, as quais podem ser estimuladas por meio de recompensas, mas para isso é preciso conhecer os talentos e saber quais são as premiações que os cativam.

Fator #4: qual é a plataforma de T&D que melhor atende às necessidades da sua organização?

Realizar a escolha certa da plataforma de T&D é essencial no momento de atender às necessidades da sua organização e dos seus colaboradores. É importante optar por uma solução que seja engajante para os talentos ao mesmo tempo que eficiente e personalizável.

Uma excelente opção para o seu negócio é a Niduu, uma solução em treinamentos corporativos gamificados que traz bons resultados para a sua empresa, veja o que diz Isabela Pereira, analista de gente e gestão do Grupo Pereira:

“A forma de aprender jogando e competindo motivou a grande maioria dos participantes nas campanhas, e isso provocou uma agilidade de busca para o resultado do ranking, o que em partes tornou-se saudável para o aprendizado, pois, a releitura promove a fixação do conhecimento e consequentemente a mudança de postura comportamental e técnica para resultados.”

As 5 questões que devem ser consideradas no momento de escolher a plataforma de T&D para sua organização

Compreendendo quais são as coisas que você deve saber antes de contratar uma plataforma de T&D, chega o momento de determinar qual é a plataforma mais adequada para a organização.

Para escolher a melhor solução em treinamento e desenvolvimento, é necessário considerar algumas questões relevantes, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, acompanhe a seguir para saber quais são.

Questão #1: recursos disponíveis

Primeiramente, é fundamental buscar por uma plataforma que atenda os requisitos mínimos da organização, então é preciso conhecer quais são as suas características. Pensando nisso, alguns questionamentos pertinentes incluem:

  • Como o aprendizado pode ser disponibilizado para os colaboradores?
  • Quais são as atividades desenvolvidas para os participantes ao decorrer do ensino?
  • Qual é o modelo de avaliação de aprendizagem aplicada para os colaboradores?

Quando existe uma lacuna referente a algum recurso, é importante considerar outras plataformas de T&D para que a aprendizagem seja entregue em sua totalidade, capacitando e aperfeiçoando os colaboradores como o esperado pela organização.

Questão #2: segurança

Quando o assunto é tecnologia, a segurança é uma das questões mais importantes de serem abordadas. Logo, é importante que a plataforma de T&D entregue a segurança necessária para que as capacitações sejam realizadas sem intercorrências.

Aqui, não deixe de verificar os certificados de segurança da empresa especializada em treinamentos corporativos e quais são as medidas utilizadas para proporcionar essa garantia para os negócios que a contratam.

Inclusive, também vale lembrar que o treinamento em segurança cibernética deve fazer parte das trilhas de aprendizagem propostas pela organização.

Questão #3: plataforma responsiva

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos internautas brasileiros fazem uso de aparelhos móveis para acessar a rede. Em contrapartida, apenas 64% acessam o computador.

Então, como hoje o mundo é móvel, é imprescindível que a plataforma de T&D escolhida seja capaz de entregar a aprendizagem de maneira responsiva. Em outras palavras, o layout se adapte para diferentes dispositivos, como computadores, tablets, celulares ou até mesmo uma smart TV.

Questão #4: personalização

Um grande detalhe que deve ser levado em consideração no momento de escolher uma plataforma de T&D para os colaboradores de sua organização é a possibilidade de personalizar os treinamentos.

Todo o conteúdo deve ser adaptável para atender as necessidades de cada empresa, além da chance de realizar desafios entre os participantes com o intuito de potencializar sua integração e aprendizagem.

Questão #5: atendimento e suporte

Não basta que a plataforma de T&D atenda bem a demanda de capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores, é igualmente importante que ela preste o atendimento e suporte necessários durante e após as etapas de implementação e treinamento ativo.

Sendo assim, não deixe de buscar por depoimentos de clientes e avaliações em relação à plataforma que deseja contratar para elaborar as capacitações dos colaboradores da sua organização.

Lembre-se que é fundamental que essa plataforma consiga atender a demanda da empresa e proporcionar uma boa experiência aos colaboradores.

Conclusão

Agora que você conhece o que deve saber antes de contratar uma plataforma de T&D, assim como os questionamentos que devem ser levantados para escolher a melhor opção para sua organização, entre em contato com a Niduu para dar início à capacitação da sua equipe de maneira eficiente e com ótimos resultados no mercado.

Banner da Niduu, plataforma de treinamento corporativo, com um smartphone exibindo uma tela de aplicativo com microlições gamificadas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar