Maiores Desafios da Integração de Colaboradores e Como Combatê-los!

Os desafios da integração envolvem erros no processo de inclusão de um recém-contratado, mas que a sua empresa geralmente não vê e acaba trazendo consequências para o seu negócio, como a insatisfação de seus colaboradores e clientes.

Sim, reconhecemos que a integração nem sempre é um processo simples para muitos negócios e é preciso ter o apoio do departamento de RH, líderes e dos próprios colaboradores, além de tomar os devidos cuidados para realizar um processo eficiente e de baixo custo.

Porém, ao se ter consciência disso, se torna possível reconhecer erros que a sua companhia está realizando em relação à inclusão de um novo integrante em sua equipe e que, a longo prazo, podem trazer consequências significativas para o seu negócio.

Pensando nisso, trouxemos os 3 maiores desafios que todas as empresas enfrentam durante o processo de integração e as maneiras mais eficientes de combater seus erros!

1. Conteúdo Pobre 

É comum que haja treinamentos durante a incorporação do novo talento na sua companhia. Isso acontece porque este novo colaborador precisa estar preparado para as funções do cargo que assumirá, compreendendo as necessidades da sua companhia e às atendendo conforme os ensinamentos dados na capacitação.

Porém, o que fazer quando o conteúdo do treinamento é pobre?

Quando falamos sobre materiais pobres, queremos nos referir aos conteúdos que não abordam o que o seu negócio precisa para fazer o recém-contratado entender as individualidades do cargo.

As consequências disso são, claramente, o desalinhamento do profissional com a demanda da sua empresa, resultando na frustração do colaborador.

A longo prazo, se os conteúdos pobres se tornarem constantes nas capacitações, a sua empresa reunirá um time de profissionais infelizes em seus cargos, desmotivados e que não conseguem colher frutos de seus trabalhos, aumentando a taxa de turnover e absenteísmo da sua empresa e comprometendo a positivação dos clientes.

Como Combater o Conteúdo Pobre na Integração de Colaboradores?

Para combater o conteúdo pobre que é entregue nas capacitações durante a integração, nós indicamos focar no propósito do negócio e nos processos internos da companhia e do cargo, levando em conta o que é importante priorizar para realizar um bom trabalho.

Pensando dessa forma, para compreender qual deve ser o comportamento e competências esperadas dos seus profissionais, aconselhamos que utilize os indicadores de desempenho, analisando as equipes, os cargos e os resultados da sua empresa.

Assim você será capaz de entender quais são os conteúdos que devem ser apresentados na capacitação, preparando cada novo talento de forma adequada para seus cargos.

Não adianta, por exemplo, um colaborador recém-contratado para integrar o time de vendas fazer o treinamento com conteúdos direcionados para RH, entende? 

Cada cargo deve possuir sua própria capacitação, assim como cada empresa deve possuir seu próprio treinamento.

Para simplificar o momento de levantar as necessidades de treinamento da sua companhia, deixamos preparado uma planilha para sua empresa!

2. Conteúdos Escassos ou em Excesso

Um outro grande desafio durante a integração de novos profissionais é compreender a quantidade exata de conteúdo da sua empresa que não sobrecarregue os colaboradores durante os treinamentos.

O erro de muitos negócios é fornecer poucos conteúdos, que não contemple todas as funções que o recém-chegado exercerá, ou conteúdos em demasia, que é o excesso de informações e dados das tarefas diárias que devem ser cumpridas na empresa.

Quando a sua companhia disponibiliza aos profissionais recém-contratados poucos ou muitos materiais, ou eles se sentirão inseguros de não ter a oportunidade de conhecer todos os processos do cargo após a capacitação ou se sentirão estressados de precisar aprender tudo de uma vez.

O resultado disso são consequências negativas para o seu time e sua empresa, visto que, mais uma vez, veremos colaboradores esgotados, como o equilíbrio emocional comprometido e se sentindo insuficiente e inseguro com suas responsabilidades do cargo.

Como Combater Conteúdos Escassos ou em Excesso?

Mas se existe uma quantidade exata de conteúdo para os seus colaboradores, qual é?

O segredo está em tornar todos os conteúdos indispensáveis e altamente necessários em uma capacitação engajante e descomplicada.

Você já ouviu sobre o microlearning e a famosa gamificação, certo? 

Essa primeira ferramenta é uma solução de treinamento onde o conteúdo é passado em pequenas etapas de ensino, o que torna o aprendizado mais simples de ser compreendido e absorvido pelos profissionais.

Agora, essa última ferramenta utiliza as mecânicas dos jogos na capacitação, onde há, por exemplo, sistemas de pontuação, ranking, recompensas e mais, tudo pensando no engajamento do colaborador.

Quer conhecer mais vantagens da gamificação? Há um vídeo pronto para você!

Portanto, se você busca combater os conteúdos escassos ou em excesso nos treinamentos dos profissionais recém-chegados na sua companhia, basta saber quais são os ensinamentos que devem ser passados e, também, como passá-los. 

Processo de integração remoto

3. Carga Horária de Integração Prolongada

Se é um desafio elaborar uma integração com conteúdos ricos aos novos contratados, imagina o desafio que é, para eles, acabarem de chegar na sua empresa e precisar participar de longas horas de treinamento! 

A partir do momento que o seu profissional fica muito tempo em capacitação, ele perde o interesse no conteúdo, não consegue absorver mais o aprendizado e, no momento de desempenhar suas funções, parece que não aprendeu nada do que foi ensinado.

Uma integração prolongada é a armadilha do aprendizado, cuidado!

Como Combater a Carga Horária de Integração Prolongada?

Sim, nós sabemos que a criação da integração é trabalhosa, mas pense na praticidade que gera resultados! É por isso que surgiu o mobile learning e o microlearning, que possibilitam os seus colaboradores a realizarem as capacitações online, pelo celular, de uma maneira mais leve e fácil de absorver.

Dessa forma, entrega flexibilidade de horário e local de ensino, onde seus colaboradores escolhem pelos melhores momentos de realizar a capacitação e aprender mais sobre as funções do cargo e sua empresa.

Portanto, se a sua companhia não utiliza o mobile learning e o micro learning, recomendamos utilizar!

Processo de integração mobile

Combatendo os Desafios da Integração de Colaboradores com a Niduu!

Se você ainda não conhece a Niduu, queremos dizer que diversas vantagens e benefícios são entregues quando se elabora um treinamento para integração de colaboradores com essa solução de capacitação corporativa.

O microlearning, mobile learning e gamificação serão implementados no treinamento personalizado para os seus profissionais e sua companhia, combatendo os desafios da integração! Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar