As 6 etapas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Conhecer as etapas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores é fundamental para estruturar um programa de capacitações corporativas de sucesso na sua organização, assim evoluindo as competências da equipe e atingindo as metas e objetivos da companhia.


O treinamento corporativo de colaboradores é um processo importante em todas as organizações. Segundo Barreto: “Treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa.

Em seu complemento, o desenvolvimento consiste no aperfeiçoamento das competências comportamentais e técnicas das pessoas, os motivando em seus cargos para torná-los envolvidos com as atividades do cargo e colaboradores valiosos para a organização.

Então conhecendo a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas, as organizações devem investir em um bom programa de capacitações corporativas.

As 6 etapas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Elaborar as etapas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores é uma responsabilidade que demanda tempo e precisão de gestores e líderes de equipe para se atingir sucesso nas capacitações corporativas.

As estratégias que envolvem o programa devem ser pensadas com cautela para que sejam eficientes aos colaboradores e aplicadas no momento certo, suprindo as lacunas de conhecimento dos participantes e otimizando os resultados do negócio.

Para conhecer as seis etapas que constituem um bom programa de treinamento e desenvolvimento, acompanhe o conteúdo a seguir.

Etapa #1: realizar o diagnóstico das necessidades de treinamento

A primeira etapa consiste no diagnóstico das necessidades de treinamento dos colaboradores, podendo ser organizado em planilha para simplificar a visualização das lacunas de conhecimento da equipe.

levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento

O mais recomendado é que o levantamento seja utilizado por meio de pesquisas e dados coletados de pessoas pertencentes a todos os níveis operacionais do negócio, os avaliando e determinando quais são as necessidades de treinamento a curto, médio e longo prazo.

Para isso, diversos aspectos devem ser considerados, como a própria cultura organizacional da empresa, o andamento dos processos atuais do negócio, as competências técnicas e comportamentais das pessoas e sua visão de futuro.

Com isso, os gestores e líderes de equipe conseguem determinar quais são as capacitações que devem ser oferecidas aos colaboradores e os objetivos que devem ser atingidos a partir delas.

Etapa #2: determinar qual é o perfil de cada colaborador

Além de diagnosticar as lacunas de conhecimento da equipe, também é fundamental avaliar o perfil de cada colaborador para maximizar a efetividade do treinamento corporativo. Existem duas questões que são pertinentes a respeito dessa etapa: os conteúdos e as recompensas.

Os conteúdos apresentados nas capacitações devem respeitar a individualidade dos participantes em questão de formato de ensino, tornando a aprendizagem mais atrativa e engajante para os colaboradores.

Esses formatos podem incluir, por exemplo, gravações de áudios e vídeos, textos e testes rápidos para reforçar o conhecimento, ou quaisquer materiais que agregam valor aos participantes e estimulem a interação, como é o caso das dinâmicas em grupo.

Por sua vez, quando os treinamentos são gamificados, é fundamental conhecer os colaboradores para oferecer recompensas que os cativam ao concluírem os módulos das capacitações com excelência.

Portanto, essa segunda etapa é focada em determinar o perfil de cada colaborador para avaliar as melhores maneiras de entregar os conteúdos e recompensas dos treinamentos, seja por um teste online ou pela metodologia de Bartle.

perfil dos jogadores no treinamento e desenvolvimento

Etapa #3: realizar o planejamento estratégico do programa de treinamentos corporativos

Chega o momento de planejar as estratégias que serão usadas no momento de treinar e desenvolver os colaboradores, então é preciso considerar o conteúdo, como ele é entregue aos colaboradores, quais são os materiais utilizados, o prazo da capacitação e as metodologias utilizadas para o aprendizado.

É nessa etapa que a transição dos treinamentos em sala de aula para os treinamentos online ocorre. Essa é uma decisão fundamental para organizações que buscam conquistar maiores resultados nas capacitações de colaboradores e positivação do ROI de treinamentos corporativos.

Por fim, também é preciso determinar quais serão os mecanismos de avaliação dos resultados dos treinamentos, como as métricas de aprendizagem que devem ser mensuradas e analisadas pela companhia.

Etapa #4: produzir os módulos de aprendizagem para desenvolver os colaboradores

A produção de módulos de aprendizagem se torna simples ao ter concluído as etapas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores acima com sucesso, mas é importante que as organizações tenham suporte de uma especialista em educação corporativa durante essa nova fase.

Como a tecnologia é uma grande aliada de trilhas de aprendizagem e capacitações de colaboradores no geral, a melhor decisão é buscar por especialistas que elaborem treinamentos gamificados com microlearning e mobile learning.

Assim, enquanto os colaboradores passam pelos módulos de aprendizagem engajados com o ensino porque o conhecimento é entregue de maneira rápida, clara e objetiva, também têm a chance de realizarem os treinamentos através de seus dispositivos móveis pessoais.

Então se você busca que sua organização disponibilize capacitações de sucesso com as soluções citadas aqui, o mais adequado é encontrar uma especialista em educação corporativa que entregue esses recursos, como a Niduu.

Etapa #5: colocar em prática o programa de treinamentos corporativos para capacitar os colaboradores

Com uma especialista em educação corporativa dando suporte na elaboração dos treinamentos corporativos a partir do diagnóstico das necessidades de treinamento e da análise de perfil dos colaboradores, é hora de colocar o programa em prática.

Por meio de uma boa divulgação do programa de treinamento e desenvolvimento de colaboradores o interesse das pessoas é despertado, porque ganham a oportunidade de evoluírem como profissionais, sem contar com o sentimento de valorização que a companhia desperta em cada um.

Nessa etapa, é essencial que a adesão ao programa seja acompanhada, além de analisar quais são as equipes e colaboradores que mais abraçam a ideia de se desenvolverem por meio das capacitações corporativas fornecidas pela organização. 

Ao realizar esse acompanhamento e análise, também é possível determinar o surgimento de problemas e imprevistos com potencial de prejudicar o programa para contorná-los, assim como realizar implementações e alterações necessárias em seu planejamento para que o aprendizado leve os colaboradores e a empresa ao sucesso.

Etapa #6: acompanhar a evolução dos colaboradores e avaliar os dados das capacitações

Apesar de já termos citado a importância de acompanhar e analisar a adesão ao programa e os possíveis problemas e imprevistos do processo, é igualmente fundamental acompanhar a evolução dos colaboradores e avaliar os dados da capacitação.

Dessa maneira, é possível determinar a eficiência do treinamento e o desenvolvimento de cada participante envolvido, descobrindo os pontos fracos e fortes de cada um e da própria metodologia de aprendizagem para otimizá-los.

Apesar dessa etapa parecer complicada, quando se há uma boa especialista em educação corporativa ao lado da organização, é bastante simples porque existe a possibilidade de acompanhar a evolução dos colaboradores em tempo real, como com a Niduu, e avaliar os dados coletados da capacitação também.

Quais são os impactos gerados por meio do treinamento e desenvolvimento de colaboradores para as organizações?

Os impactos gerados por meio do treinamento e desenvolvimento de colaboradores para as organizações são vários e bastante positivos porque são capazes de impulsionar e fortalecer a presença da empresa no mercado. Conheça os três principais:

  1. Colaboradores mais qualificados: quanto mais os colaboradores têm oportunidade de desenvolverem e aperfeiçoarem suas habilidades técnicas e comportamentais, melhores pessoas serão, tanto em âmbito profissional quanto pessoal;
  2. Equipe mais motivada: uma vez que a organização se preocupa com a qualificação de seus colaboradores, mais as equipes se tornam motivadas e engajadas com as metas e objetivos da empresa porque se sentem valorizadas e importantes para o negócio;
  3. Redução do turnover: um elo forte e duradouro é criado quando a organização investe em seus colaboradores, o que conquista os dois benefícios citados acima e, como consequência, a redução na rotatividade de colaboradores.

Além de tudo, não poderíamos deixar de citar que um bom programa de treinamento e desenvolvimento de colaboradores consegue melhorar o clima organizacional da empresa e estimular a cultura da aprendizagem contínua no negócio, impactando positivamente toda a organização.

Conclusão

O treinamento e o desenvolvimento de colaboradores é uma maneira de investir no capital humano da sua organização, promovendo o crescimento das pessoas e conquistando benefícios significativos para a empresa de uma maneira geral.

Neste conteúdo, você aprendeu as seis etapas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores e conheceu a importância de ter uma especialista em educação corporativa ao lado do seu negócio para atingir o sucesso no programa de capacitações, então entre em contato com a Niduu agora e capacite os seus colaboradores com eficiência também.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar