Gestão por Competência: qual o papel do RH na implementação da meritocracia nas empresas?

Gestão por competência se tornou um conhecimento indispensável para todos os profissionais de Recursos Humanos que querem ter uma participação maior no crescimento da empresa.


Inclusive, conhecer seus colaboradores de uma forma além da profissional é necessário, como suas competências, habilidades e atitudes.


Dessa forma, é possível que o RH elabore estratégias efetivas para o sucesso da empresa e de seus colaboradores, em conjunto.

Gestão por Competência

Esse artigo mostrará, de uma maneira abrangente, como a gestão por competência aplicada pelo departamento de Recursos Humanos pode mudar a estrutura da sua empresa e impulsionar o seu negócio.


O que é Gestão por Competência


Em primeira instância, profissionais de RH devem ser treinados para analisar cada futuro colaborador e, inclusive, quem já está no quadro da empresa.


No entanto, não basta uma análise superficial. É nesse ponto em que a gestão por competência se encaixa, uma análise geral de cada indivíduo em âmbito pessoal e profissional.


Além disso, a gestão por competência também deverá ser aplicada em outras tarefas provenientes do departamento de Recursos Humanos, como por exemplo:



Inclusive, no quesito Recrutamento e Seleção, os candidatos não poderão ser avaliados apenas por seus currículos. É necessário enxergar, como dito anteriormente, cada candidato de uma forma além da profissional, como já dito.


Lembrar que as competências, habilidades, comportamentos e relações interpessoais são um importante fator a se atentar para o desenvolvimento da empresa com o colaborador.


Se você for um profissional nesse departamento, faça-se sempre as seguintes perguntas:


  • Esse candidato tem o que a empresa precisa além do que o currículo mostra?
  • O que ele tem a oferecer além do que já sabemos no currículo?


Em suma, a gestão de competência se resume em saber encontrar e desenvolver, de forma eficiente, novos talentos para o crescimento em conjunto com a empresa.


Gestão de Pessoas por Competências


Agora, quando a gestão de pessoas por competências for aplicada na empresa, algumas características surgirão e afetarão todos os setores e colaboradores positivamente.


Como resultado, os processos já conhecidos na empresa mudarão para melhor e novos estarão em ascensão.


A seguir você terá a possibilidade de conhecer o que será inevitável aprender para uma boa gestão de competências na sua empresa.


Mapeamento de Competências e Mensuração


O mapeamento de competências é fundamental para criar estratégias certeiras para colaboradores e empresa.


Inclusive, busca alinhar os talentos, competências e preferências de cada indivíduo com os interesses e necessidades da empresa. Dessa forma, é criado um relacionamento colaborador-negócio de eficiência, trazendo resultados para ambos os lados.


Agora, a mensuração entra aqui para calcular a distância das demandas da empresa em relação às competências dos colaboradores.


Mudanças no Processo de Seleção e Recrutamento


O mapeamento de competências citado acima é o ponto de virada durante o processo de seleção e recrutamento de novos colaboradores, já que é preciso explorar cada característica dos candidatos e analisar se pode se encaixar ao que a empresa necessita.


Certamente o RH é responsável pela análise mais aprofundada, explorando onde cada candidato pode se aperfeiçoar e agregar valor à empresa, mesmo que não seja visível em primeira instância.


Além disso, é necessário que se adote algumas medidas durante o processo, sendo as três mais indicadas em ordem de usabilidade do departamento:


  1. Entrevistas;
  2. Dinâmicas de Grupo;
  3. Psicodramas.


Com isso, é possível conhecer cada candidato um pouco melhor, desde suas habilidades até opiniões pessoais e comportamentos.


Uso da Tecnologia a Favor da Empresa


A tecnologia pode e deve ser usado a favor da empresa devido a quantidade de informações e processos que devem se manter em registro.


Como resultado, muitas empresas adotaram softwares para facilitar a vida de seus colaboradores e dos profissionais de RH, como o armazenamento em nuvem.


Alteração nos Critérios de Avaliação dos Colaboradores e Setores


Agora, no quesito de avaliação de desempenho, todo o planejamento para avaliar seus colaboradores e setores será diferenciado.


Aqui, conhecer os pontos positivos e negativos de cada setor, assim como a facilidade e dificuldade de cada colaborador é essencial.


Graças a essas avaliações de desempenho, será possível para o departamento de Recursos Humanos definir qual será a medida tomada para melhoria e aperfeiçoamento de colaboradores e setores.


Remuneração Diferenciada


Imagine que cada cargo é elaborado conforme a competência de cada indivíduo. É o que acontece no quesito de remuneração diferenciada.


Logicamente, haverá uma certa hierarquização na empresa onde os mais habilidosos ocuparão cargos mais altos e, como resultado, possuindo uma remuneração melhor.


Treinamento e Desenvolvimento para Colaboradores


Umas das mudanças na empresa quando a gestão por competência é implementada são os T&D. Ou seja, a empresa passará a valorizar seus colaboradores e investir neles.


Como dito alguns tópicos acima, a gamificação é uma excelente opção para incentivar toda a empresa a realizar de forma eficiente os treinamentos e trazer novos resultados para os negócios.


Quando há uma necessidade de treinamento, aconselhamos a usar uma planilha de levantamento de necessidade de treinamento e, após concluído, aplicar a avaliação de treinamento.


Cultura de Desenvolvimento para os Profissionais da Empresa


A cultura de desenvolvimento se encaixa perfeitamente na cultura organizacional, onde os ideais dos colaboradores devem ser de acordo com os ideais da empresa.


Aliás, essa mudança pode demorar um pouco mais, mas antes que os profissionais de RH percebam, a cultura da empresa já estará abraçada pelos seus colaboradores.


Valorização das Competências dos Colaboradores


Em última, porém não menos importante, é o reconhecimento dos clientes da empresa devido às competências individuais dos colaboradores.

Gestão por Competência de colaboradores

Inclusive, um bom exemplo disso são colaboradores que trabalham com atendimento ao cliente e que são reconhecidos por sua grande eficácia ao resolver problemas de forma simples e rápida.


Em outras palavras, os colaboradores formam a imagem que o cliente possui da empresa.


Gestão por Competências nas Organizações


A vantagem que a gestão por competência traz para as organizações é a possibilidade de criar condições para que os colaboradores produzam resultados reais para a empresa.


Dessa forma, tanto os indicadores da empresa melhorarão quanto passarão a atingir todas as metas estabelecidas.


Conheça algumas das vantagens da implementação dessa gestão nas organizações a seguir.


Satisfação e Motivação dos Colaboradores


Por mais que os gestores da empresa enxerguem facilmente o desempenho realizado por seus colaboradores, é aconselhável que se foquem nas competências de cada um quando for fazer um elogio como forma de reconhecimento.


Isso devido ao fato de que, durante o caminho para alcançar o resultado gerado pelo esforço, pode ter ocorrido algumas contingências, sendo que as superações não são realmente reconhecidas quando se vê apenas o resultado final.


Portanto, quando um gestor for se direcionar a algum colaborador ou setor, é importante que se reconheça o esforço das competências aplicadas para conquistar o desempenho alcançado.


Com isso, a satisfação e motivação dos colaboradores em relação a empresa crescem, aumentando a produtividade e mantendo o vínculo com o negócio.


Diminuição na Rotatividade de Colaboradores da Empresa


A diminuição na rotatividade é resultado de algumas medidas implementadas na empresa derivadas da gestão por competência, como encaixar o colaborador no melhor cargo conforme suas habilidades e competências.


Inclusive, abaixo você será capaz de encontrar alguns motivos pelos quais a baixa de rotatividade pode ser uma realidade para sua empresa hoje:


  • Se um colaborador atende às demandas da função designada à ele, não há motivos para demissão;
  • Os treinamentos internos dão oportunidade de melhoria de cargos para os próprios colaboradores da empresa, possibilitando o crescimento profissional na organização que já se faz parte;
  • Os indicadores de recrutamento serão atingidos com sucesso.


Ultrapassando Metas e Alcançando Objetivos


Durante a gestão de competência, algumas condições serão disponibilizadas para os colaboradores exercerem seus cargos com eficiência e qualidade, como:


  • Condições técnicas;
  • Condições comportamentais;
  • Condições relacionais.


Dessa forma, as chances de um colaborador, nas devidas condições, ultrapassar metas e alcançar os objetivos propostos pela empresa é muito maior.


Impulsionamento de Produtividade


Agora, o impulsionamento da produtividade é real quando as condições, as competências e o engajamento do colaborador com a empresa são verdadeiros.


Tudo dito anteriormente é o que contribuirá para essas três questões se fazerem presentes e efetivas.


Inclusive, isso é de extrema importância para a empresa. Portanto, o departamento de Recursos Humanos deve dar grande valor para a gestão de competências, já que é graças a ela que a empresa terá a oportunidade de visar objetivos ousados e aumentar lucros.


Como Realizar a Implementação da Gestão por Competência na Empresa


A implementação da gestão por competência na empresa é responsabilidade do departamento de Recursos Humanos e certamente mudará o rumo da empresa.

Gestão por Competência e RH

Acompanhe os cinco passos para essa mudança a seguir.


1. Diagnóstico


O diagnóstico será necessário para compreender em que estado geral a empresa se encontra, desde a satisfação dos colaboradores até os resultados alcançados por setor.


Além disso, é essencial atentar-se aos feedbacks e aplicar:


  • Avaliação de desempenho por competência;
  • Mapeamento de competências.


Dessa forma, o RH poderá identificar todos os pontos fracos de cada parte da empresa e realizar um plano estratégico para suprir as necessidades enquanto a implementação é realizada.


2. Implementação


Deverá ser realizado uma gestão de mudanças, assim como a mudança na estruturação do RH de forma gradual para a implementação da nova gestão de competência.


As transformações que devem ocorrer são:


  • Mapeamento de necessidades atreladas a cada cargo da empresa;
  • Remuneração correspondente às competências dos colaboradores;
  • Seleção e recrutamento de novos colaboradores devem ser realizados levando em consideração as competências para os cargos;
  • Avaliações de desempenho devem ocorrer de forma periódica, analisando o desenvolvimento de cada colaborador e setor.


Inclusive, o responsável pelo RH pode se comprometer em incentivar colaboradores a se qualificarem em seus cargos ao realizar algum tipo de treinamento.


3. Treinamentos


Os treinamentos devem ser constantes para o aprimoramento de cada indivíduo dentro da empresa e, principalmente, dentro de seu cargo.


A dica é buscar soluções inovadoras voltadas para treinamentos corporativos especializados, como a Niduu, que entrega treinamentos de alta qualidade, conhecimento em doses, de forma efetiva e dinâmica, e que cabem no seu bolso!


4. Seleção e Recrutamento


Uma vez que os processos anteriores estão em andamento, poderá ser perceptível algumas lacunas nos setores da empresa, como um mau atendimento ao cliente ou baixo ROI, ou seja, áreas da organização que não estão indo tão bem quanto poderiam.  


Em primeiro lugar, o RH deve buscar formas de suprir as deficiências do negócio com os colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários e que se encaixam nos novos cargos abertos, em forma de promoção ou apenas com o deslocamento de cargo.


Em segundo lugar, se não houver pessoas já contratadas e capacitadas para suprir essas deficiências, chegou a hora de buscar novos talentos, sempre focando nas competências do novo colaborador.


Algumas empresas têm optado por contratar estagiários idosos com o intuito de somar nas habilidades comportamentais, assim como na agregação de valor em relacionamentos da equipe.


Inclusive, um líder de alta performance pode se fazer necessário nesse momento do negócio e mantê-los após a implementação das melhorias trará excelentes resultados internos.


5. Mensuração e Aprimoramento


O departamento de Recursos Humanos deve elaborar uma estratégia para que sempre haja atualizações da satisfação dos colaboradores e resultados do negócio, seja por feedback ou por avaliações de desempenho.


É a partir desse ponto de mensuração que será possível compreender onde a empresa necessitará de aprimoramentos específicos.


Gestão por Competências Chiavenato


A Gestão por Competências Chiavenato foi criada por Idalberto Chiavenato, ícone e um dos estudiosos mais influentes nas áreas da Administração e Recursos Humanos, que defende a valorização dos colaboradores, gerando resultados significativos para a empresa.


Inclusive, se você é um profissional de RH e nunca leu o livro “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, chegou o momento de se aprimorar como leitor.


Chiavenato descreve nesse livro como as empresas, no mercado atual, precisam ser flexíveis, inovadoras e sustentáveis. Adicionando, nessa leitura, seis ações que acredita estarem conectadas:


  1. Agregar;
  2. Recompensar;
  3. Desenvolver;
  4. Monitorar;
  5. Manter;
  6. Aplicar.


Portanto, unindo essas seis ações, se cria a base perfeita de uma gestão de pessoas e, consequentemente, gestão por competência de sucesso.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar