Conheça o guia para gamificar treinamentos corporativos da sua empresa aqui

A prática de gamificar treinamentos corporativos surgiu como solução aos treinamentos tradicionais que não atingiam os resultados esperados pelas organizações, então se você quer saber como capacitar os seus colaboradores de maneira eficiente, continue neste conteúdo.


O engajamento de colaboradores ainda é um dos maiores desafios para as organizações, principalmente em treinamentos corporativos, representando uma perda de US$ 13,5 milhões por ano a cada mil colaboradores devido à capacitações ineficientes.

Porém, 68% de gestores e líderes de Recursos Humanos reconhecem a necessidade de investir nas competências técnicas e comportamentais dos colaboradores da companhia, mas como fazer isso em um cenário onde os treinamentos não surtem o efeito esperado? 

A resposta para essa pergunta é: investir em gamificar os treinamentos corporativos da sua organização.

Como a gamificação se relaciona com os treinamentos corporativos?

A gamificação se relaciona com os treinamentos corporativos ao aplicar suas mecânicas de jogos em abordagens de ensino para engajar os colaboradores e promover maior retenção na aprendizagem, envolvendo os participantes nos módulos de conhecimento para desenvolver e aprimorar suas habilidades técnicas e comportamentais.

Aqui estão cinco grandes motivos do por que investir em gamificação nos treinamentos corporativos da sua empresa:

  1. A gamificação é capaz de envolver os colaboradores nas capacitações da empresa porque libera dopamina, serotonina e endorfina, o que garante o engajamento dos participantes nos módulos de ensino;
  2. A atenção e o foco dos colaboradores são capturados pela gamificação porque ela é capaz de promover as motivações intrínsecas e extrínsecas de cada participante;
  3. As mecânicas de jogos implementadas em soluções gamificadas promovem uma experiência positiva nos colaboradores, fazendo com que se sintam motivados a repetir certos padrões de comportamento, no caso, a busca pela aprendizagem;
  4. A gamificação é implementada por meio de plataformas de educação corporativa, as quais entregam a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos participantes em tempo real, tornando o feedback e a avaliação de colaboradores flexível e instantânea;
  5. Por meio da gamificação, também é possível implementar elementos sociais que estimulam os participantes a se comprometerem ainda mais com as capacitações, visto que têm a chance de compartilharem suas experiências e vivências na própria plataforma, beneficiando toda a equipe.

Qual é a melhor opção: treinamentos gamificados ou treinamentos tradicionais?

Os treinamentos gamificados vêm ganhando espaço nas organizações porque é uma solução viável para suprir a ineficiência de algumas características que compõem os programas de treinamento tradicionais de empresas.

Essas características envolvem os altos custos de contratação de palestrante, de local da capacitação e do transporte e alimentação dos colaboradores, além de retirá-los dos postos de trabalho para enfiá-los em uma sala de aula para ouvir, por horas, os conteúdos que precisam absorver.

Além de tudo, os treinamentos tradicionais não respeitam a individualidade de cada colaborador, entregando conteúdos extensos, cansativos e inflexíveis para os participantes por meio de formatos de aprendizagem antiquados.

Agora, quando os treinamentos gamificados são abordados, é possível observar os diversos impactos positivos que ele causa. Veja:

  • A Review 52 constatou que 95% dos colaboradores gostam de ter recursos inspirados em jogos em seu ambiente de trabalho;
  • 72% dos talentos também afirmam que a gamificação os inspira a trabalhar com maior motivação e dedicação, ainda segundo a Review 52;
  • Um estudo publicado em conteúdo na Designing Digitally pauta que a retenção do conhecimento por meio da gamificação é de até 90% para seus participantes, driblando a curva do esquecimento de treinamentos tradicionais.

Portanto, a melhor opção para as organizações atualmente são, sem dúvida, os treinamentos gamificados.

Baixe grátis. Planilha de Levantamento das Necessidades de Treinamento

Quais são os principais recursos da gamificação no contexto empresarial?

Diversos estudos confirmam o aumento do engajamento dos colaboradores em treinamentos corporativos que carregam recursos de mecânicas de jogos. Sendo assim, conheça quais são esses recursos implementados nos programas de capacitação a seguir.

  • Pontuação: os participantes conquistam pontos à medida que progridem nos módulos de aprendizagem, o que indica o domínio do conhecimento disponibilizado em cada nível das capacitações;
  • Emblemas: os emblemas correspondem a símbolos - físicos ou virtuais - entregues para cada participante quando completam uma atividade no treinamento, sendo uma maneira de reforço positivo de ensino;
  • Ranking: o ranking de colaboradores mostra os participantes com classificações mais altas de aprendizagem, visto que ser reconhecido e elogiado é uma forma de manter seu envolvimento na capacitação e promover uma competição saudável com os demais;
  • Níveis: assim como nos jogos, os níveis de gamificação indicam o progresso dos colaboradores no ensino, havendo novos conteúdos, materiais e desafios sempre que avançam de módulo, os mantendo ativos e interessados na aprendizagem;
  • Batalhas: na batalha, questionários acerca dos módulos aprendidos são entregues aos colaboradores para competir com participantes, promovendo uma disputa saudável e divertida entre eles;
  • Recompensas: as recompensas são premiações de interesse de cada colaborador e são entregues após completar os módulos da aprendizagem ou obterem uma classificação alta no ranking de participantes, os estimulando a permanecerem engajados com o ensino.

Inclusive, também é importante compreender que as metas de treinamento, assim como os jogos, devem ser claras e objetivas para que os participantes saibam o que deve ser alcançado, além de regras bem estabelecidas e compreendidas pelos colaboradores.

Os 5 benefícios de investir em treinamentos corporativos gamificados

Existem diversos benefícios em investir em treinamentos corporativos gamificados, então abaixo citamos os cinco principais para você compreender os diferenciais agregados à sua organização uma vez que a gamificação se torna parte das capacitações da sua companhia, acompanhe.

Benefício #1: aumentar o engajamento do participante

Como a gamificação é uma solução que diverte e envolve as pessoas, ela é um fator de engajamento para os colaboradores nas capacitações oferecidas pela organização. 

Inclusive, especialistas afirmam que a gamificação tem ligação direta com as emoções positivas e as mudanças comportamentais dos participantes por meio de treinamentos corporativos, o que desencadeia a felicidade nos participantes.

Benefício #2: capacitar os colaboradores através de uma aprendizagem personalizada

As mecânicas de jogos permitem que a experiência de aprendizagem dos colaboradores seja personalizável e adaptável a partir do momento que se conhece o perfil comportamental de cada talento, o que é compreendido por meio dos arquétipos de Bartle ou do teste de perfil.

Além disso, a estrutura dos níveis do treinamento que os colaboradores avançam conforme o desenvolvimento de suas habilidades técnicas e comportamentais disponibiliza materiais cada vez mais relevantes para agregar em seu conhecimento.

Benefício #3: promover um ambiente de compartilhamento de experiências e conhecimento

O sistema de pontuação e recompensas é utilizado para incentivar a atividade social na empresa, assim como também podem ser usados para a coleta de feedbacks e o compartilhamento de experiências e conhecimento que alimentam o espírito de cooperativismo na equipe.

Com isso, uma cultura de aprendizagem contínua é impulsionado na organização, mantendo os talentos sempre atualizados sobre suas atividades de cargo e sobre o mercado que atuam.

Benefício #4: possibilidade de coletar feedbacks de maneira instantânea

As ferramentas de treinamentos gamificados, como a Niduu, permitem o acompanhamento em tempo real do desenvolvimento dos colaboradores que estão participando da capacitação.

Através dessas métricas, é possível analisar relatórios que apontam as dificuldades e facilidades dos talentos, colhendo feedbacks de maneira instantânea a respeito de todo o programa de capacitação corporativa, como pontos de melhoria e investimento.

Benefício #5: estimular mudanças comportamentais positivas nos colaboradores

Uma vez que a gamificação se torna parte dos treinamentos corporativos, os colaboradores se engajam com a aprendizagem e são mais propensos a continuarem motivados durante as trilhas de conhecimento, concluindo os módulos propostos de ensino.

A gamificação traz esse benefício porque, por meio de conquistas e recompensas, padrões de aprendizagem positivos são reforçados aos participantes, que compreendem que o conhecimento agrega em suas vidas, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Inclusive, um estudo intitulado "Tailoring and utilising gamification to facilitate behaviour change”, conduzido pela Imperial College London, mostra que tecnologias gamificadas influenciam o comportamento das pessoas duas vezes mais que soluções tradicionais, como as de ensino, porque estimulam o engajamento dos participantes.

Conheça 3 exemplos de organizações que gamificaram os treinamentos corporativos

Conhecendo o guia para gamificar treinamentos corporativos, vejamos, a seguir, três exemplos de organizações que também optaram por gamificar seus programas de capacitação e obtiveram sucesso por meio dessa escolha, acompanhe. 

Exemplo #1: AstraZeneca

A AstraZeneca é uma gigante farmacêutica que apresentava a seguinte necessidade: capacitar 500 de seus vendedores sobre uma nova gama de medicamentos da empresa,  focando e engajando esses talentos com o novo projeto da companhia, além de ter a possibilidade de fortalecer a equipe e acompanhar os resultados em tempo real.

Logo, o sistema gamificado “Go-to-Jupiter” foi criado, onde as mecânicas de jogos foram implementadas para envolver esses colaboradores durante a aprendizagem.

Por fim, os resultados foram positivos, mostrando que mais de 95% dos participantes do treinamento gamificado finalizaram os módulos da capacitação e estavam preparados para apresentar os novos medicamentos da organização ao público.

Exemplo #2: Domino’s

Atualmente, a Domino’s é uma das redes de pizzaria mais popular ao redor do mundo e a necessidade que apresentaram era a otimização do processo de onboarding de novos talentos para suas franquias, visto que era preciso capacitar os colaboradores para manter o padrão de qualidade da organização.

Esse programa de treinamento precisava ser personalizável para atender as diferentes lacunas de competências que os proprietários de franquias apresentavam sobre seus colaboradores, atendendo a demanda mundial de treinamento da Domino’s.

Como solução, um sistema de aprendizagem gamificada foi elaborado e estruturado. Com módulos curtos e objetivos de ensino, além das mecânicas de jogos já vistas nesse conteúdo, toda a organização pode observar o desenvolvimento rápido das competências necessárias em seus novos talentos. 

Como consequência, além de reunir uma equipe mais competente, a produtividade dos colaboradores e a satisfação dos clientes também foi impulsionada, sendo possível realizar a economia de custos e obter a redução de reclamações nas franquias.

A Domino’s teve uma experiência tão positiva com a gamificação em seus treinamentos corporativos que o Pizza Hero foi lançado, uma solução móvel gamificada que incorpora o uso de mídia, desafios cronometrados e recompensas para seus participantes. 

Inclusive, vale ressaltar que na época do lançamento do Pizza Hero, as vendas da organização em até 30%.

Exemplo #3: Grupo Mateus

O Grupo Mateus é a 6º maior empresa supermercadista do Brasil com mais de 70 lojas distribuídas no norte e nordeste e mais de 26 mil colaboradores. A rede precisava capacitar mais de 5 mil colaboradores sobre as políticas de troca e atendimento SAC, a qual é exigida pelo Inmetro, mas realizar um treinamento tradicional era inviável.

Por esse motivo, o Grupo Mateus contatou a Niduu para estruturar um programa de treinamento corporativo gamificado capaz de engajar seus colaboradores e, de fato, trazer consequências positivas para o negócio.

Os resultados envolveram a aprovação da aprendizagem no processo de auditoria do Inmetro, um investimento menor que R$ 400,00 por estabelecimento e 80% de adesão dos colaboradores nos treinamentos.

Conclusão

Chegamos ao final de mais um conteúdo tendo em mãos o guia para gamificar treinamentos corporativos e a indicação necessária para dar o primeiro passo para o sucesso da sua organização, basta entrar em contato com a Niduu aqui para capacitar os seus colaboradores através de soluções eficientes de aprendizagem.

Niduu: plataforma de treinamento corporativo, com um smartphone exibindo uma tela de aplicativo com microlições gamificadas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar